Como fazer o cadastro do Incra para ganhar terra rural em 2023?

Perguntado por: rsanches . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

O interessado deve acessar o endereço pgt.incra.gov.br com a sua conta gov.br para selecionar o item “Pré-cadastro como interessado no Programa de Reforma Agrária”.

Quem tem pouca ou nenhuma terra pode comprar um imóvel através dele. Na prática, isso acontece por meio do PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário). Ele é uma iniciativa do governo federal que prevê a concessão de crédito rural para trabalhadores e produtores rurais com pouca ou nenhuma terra.

Para candidatar sua família a beneficiária do PNRA, o interessado deverá ter a inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), nos termos do disposto no Decreto 11.016/2022. Atenção! A inscrição é sempre gratuita e feita pelo Incra.

De acordo com a Lei Estadual 4.957/85, é necessário ser trabalhador rural para ter direito a um lote de assentamento estadual. O candidato também não pode ser aposentado urbano e precisa residir na região do assentamento há pelo menos dois anos.

Engenheiros Agrimensores; Engenheiros Cartógrafos; Arquitetos e Urbanistas; Tecnólogos e Técnicos nestas modalidades.

Acesse a Declaração para Cadastro Rural. Presencial : Nas Salas de Cidadania das Superintendências Regionais e Unidades Avançadas do Incra; Nas unidades Municipais de Cadastramento e Salas da Cidadania existentes nas prefeituras e entidades parceiras do Incra.

Independente da região do país em que se situe, não existe chácara legal e regular com menos de 20.000 m² (vinte mil metros quadrados) de área, ou seja, 2,0 ha (dois hectares). E esse mínimo, a depender da região, pode aumentar para 3, 4 ou até 5 ha conforme a legislação específica[1].

Acesse a página do CAR
No site do gov.br podem ser obtidas as informações necessárias para fazer a inscrição do imóvel rural no CAR. Você também pode acessar a página do Sicar e escolher o estado onde o imóvel rural está situado para fazer o registro junto ao órgão competente.

Para solicitar a regularização, é preciso ter uma conta gov.br e acessar a plataforma no endereço pgt.incra.gov.br. O interessado deve clicar no campo “Entrar” no canto superior direito da PGT e realizar o acesso com a conta gov.br. Depois, selecionar a opção “Solicitar Regularização de Ocupantes em Assentamentos”.

A solicitação do crédito rural se dá por meio de um agente financeiro. Esse agente pode ser público ou privado, cooperativas de crédito e agfintechs. Se você é pequeno produtor, deve ir primeiro a uma instituição credenciada pelo Governo Federal para emitir a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), e depois ao banco.

Serão aceitos aqueles que prestem serviço de interesse comunitário na zona rural ou na vizinhança do projeto de assentamento, como nas áreas de saúde, educação, transporte, assistência social e agrária. Também poderá ser beneficiária a pessoa que exerce mandato em sindicato, associação ou cooperativa.

A Primos Terraplenagem é responsável pela realização de muitos serviços e tem feito muito sucesso desde a sua chegada ao mercado de Terraplenagem. A doação de terra para aterro é um serviço que proporcionamos quando há disponibilidade aos nossos clientes ajudando e garantindo sucesso na obra.

A principal forma de acesso ao crédito rural para compra de terras ainda é o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política pública do Governo Federal e voltada ao agricultor familiar. Apesar disso, você ainda pode usar outras opções além do crédito rural para compra de terras.

Agricultores e agricultoras rurais sem terra, na condição de diarista ou assalariado; arrendatários; parceiros; meeiros; agregados; posseiros e proprietários de terra cuja dimensão seja inferior ao módulo rural.

Proprietários, quotistas ou acionistas de sociedade empresária em atividade e menores de 18 anos, não emancipados na forma da lei civil, também não podem se candidatar.

O Plano Nacional de Reforma Agrária garante aos assentados diversos benefícios, como crédito para compra de equipamentos e insumos e para construção de casas. Eles também têm acesso a políticas públicas específicas de educação, saúde e assistência social, por exemplo.

O cadastro de usuário(a) estará disponível para o cidadão que acessar o endereço https://sigef.incra.gov.br com o uso de certificado digital e ainda não possuir um perfil de usuário(a). Ao clicar no botão 'Cadastro de Novo Usuário' o(a) usuário(a) tem acesso ao formulário para preenchimento de seus dados.

O cadastro no Incra é autodeclaratório e é baseado nas informações declaradas pelo proprietário/possuidor que geram o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural (CCIR). O registro no cartório é que dá o direito de propriedade ou outros direitos reais relativos ao imóvel rural comprovado por meio de certidão imobiliária.