Como transformar terra ruim em terra boa?

Perguntado por: rmata . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

Terra vermelha
Esse substrato tem como inoportuno a sua facilidade de compactação, isso pode dificultar a circulação de ar e água através do solo. Entretanto, pode-se corrigir isso adicionando condicionares que tornem a mistura mais porosa e enriquecer essa terra com matéria orgânica.

O húmus de minhoca é um dos mais famosos e considerado por muitos o melhor adubo! No entanto, não é necessário ter esses simpáticos animaizinhos em seu jardim para aproveitar os seus benefícios. Hoje, é possível encontrar húmus de minhoca já preparado, pronto para ser colocado em sua horta!

Húmus de minhoca
Também conhecido como vermicomposto, é considerado um dos melhores adubos, afinal, as minhocas fazem o processo de decomposição de resíduos orgânicos presentes no solo, deixando apenas os nutrientes para as plantas consumirem.

2) Em solos pobres, também é possível alternar o plantio de um determinado produto com o cultivo de plantas leguminosas, chamadas de “adubos verdes”, como o tremoço, o feijão-de-corda, a leucena e outras. Além de aumentar o nível de nitrogênio no solo, a adubação verde potencializa a produção de húmus.

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

Dicas fáceis de como preservar o solo

  1. Conservação da vegetação nativa. Uma das mais importantes maneiras de preservar o solo é não praticar o desmatamento. ...
  2. Reflorestamento. Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore. ...
  3. Rotação de cultura. ...
  4. Combate à erosão. ...
  5. Atenção com o lixo.

O que torna o solo fértil é o fato do mesmo possuir os nutrientes essenciais em quantidades adequadas e balanceadas para as plantas. Já um solo produtivo é caracterizado por um solo fértil e que também apresenta outros fatores.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Perlita – Entre os benefícios do uso da perlita está o fato de não deixar compactar o solo. A perlita também ajuda a reter minerais, água e nutrientes na zona das raízes, contribuindo para que tenham o aporte necessário de água e oxigênio.

Para saber qual é a melhor terra para horta, pegue um punhado nas mãos e aperte. Se o solo for arenoso, irá esfarelar, pois é seco e pobre em matéria orgânica. Se for argiloso, tenderá a ficar no formato da mão fechada, pois é rico em matéria orgânica.

A terra vermelha indica solo de qualidade, por isso é muito bem aproveitada na jardinagem, que é o cultivo de plantas, flores, árvores, hortaliças, dentre outras. Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil, instalaram-se em áreas de solo argiloso desenvolvidas sobre basaltos.

A terra vermelha é um tipo de solo vermelho muito fértil, caracterizado por ser o resultado de milhões de anos de decomposição de rochas basálticas. É a terra natural das samambaias, musgos, folhagens de sombra e plantas da Mata Atlântica, como por exemplo, o Brinco de Princesa.

Adubo mineral do tipo NPK pode tanto ser misturado à terra (se for um granulado), quando ser diluído em água e borrifado nas folhas (se for um pozinho). Há ainda o adubo do tipo Osmocote, que deve ser colocado superficialmente, assim, fica visível durante as regas: molhe por cima e ele soltará o nutriente aos poucos.

Três ingredientes caseiros podem compor um ótimo adubo NPK. São eles: borra de café coada (nitrogênio), casca de banana (potássio) e casca de ovo (cálcio). Basta bater tudo no liquidificador, acrescentar água até ficar bem diluído e pronto.

Em média os estercos de galinha apresentam composição em torno de 17 a 28 % N (17 a 28 kg N/t) 22 a 37% P2O5 (22 a 30 kg P2O5/t) e 12 a 17% de K2O (12 a 17 kg K2O/t) além de enxofre boro e outros micronutrientes em teores variáveis.

O esterco ou estrume é proveniente de diversos animais, como aves, bovinos e suínos, e é o adubo orgânico mais tradicional. Ele é muito utilizado em hortas e em plantações em geral, pois tem um alto potencial como fertilizante, especialmente quando misturado a outros tipos de adubos orgânicos.

Cascas de banana
Rica em fósforo e potássio, importantes para as plantas. Pode ser picada em cubinhos ou batida no liquidificador e misturada à terra.

Solo pedregoso, seco e com pouca concentração de material orgânico, possuindo cerca de 30% de cálcio em sua composição. Regiões: áridas e semiáridas. Cor: coloração clara devido à baixa concentração de matéria orgânica. Atributos: excesso de pedras altamente permeáveis, não retém água e é pobre em nutrientes.

As indústrias são, de longe, as piores poluidoras do solo. A contaminação acontece através dos produtos químicos liberados no meio ambiente, seja na forma líquida ou sólida.

Importância da adubação
Apostar em adubação verde é um dos meios mais eficazes de aumentar o nível de matéria orgânica do solo. Para solos arenosos, a recomendação é criar coberturas com plantas ou palhada para estimular a produção de nutrientes na terra.