Como fazer o cadastro no PIS?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Isso pode ser feito de duas formas: online ou em lote. As duas são acessadas pelo site Conectividade Social da Caixa. Ao entrar no site, automaticamente será aberta uma janela para que você selecione o certificado digital da sua empresa, que deve estar plugado no computador.

Infelizmente, quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, pois ele é um benefício destinado exclusivamente aos trabalhadores brasileiros. No entanto, existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados por pessoas que nunca trabalharam, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Entre no portal Meu INSS e acesse a sua conta Gov.br. Ao acessar o portal, clique na opção "Meu Cadastro" no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página.

Desde 2019, qualquer pessoa que tenha um CPF pode baixar o aplicativo "Carteira de Trabalho Digital" na loja de aplicativos do seu celular e habilitar o PIS na carteira de trabalho digital. Só é preciso autenticar a conta no site do governo federal.

O NIS é uma inscrição voltada a todos que têm direito ao recebimento de algum tipo de benefício social do Governo Federal, tais como Pronatec, Bolsa Família, Garantia Safra, entre outros. Então o NIS identifica quem tem direito aos benefícios, mesmo para quem não tem vínculo de emprego.

Através da central de atendimento da Caixa Econômica Federal, no número 0800 726 0207. Nos dois canais, é possível consultar se o beneficiário está habilitado para receber o valor e também qual a data prevista para o pagamento.

A CAIXA informa que os trabalhadores que possuem saldo de cotas do PIS-PASEP têm até 5 de agosto para realizar o saque dos valores. Os valores podem ser sacados pelo aplicativo FGTS, não sendo necessário comparecer às agências do banco.

Tem direito ao benefício os trabalhadores com inscrição no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, que receberam até dois salários mínimos por mês, em média, em 2021. Os trabalhadores da iniciativa privada precisam, ainda, ter tido a carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano de referência.

O PIS é um número gerado pela Caixa Econômica Federal, não sendo mais necessário para a contratação pelas empresas que aderiram ao eSocial. Com a simplificação dos serviços, o número de CPF será suficiente para essas contratações.

Descubra como consultar o PIS pelo CPF: acesse o site Meu INSS e faça login com sua conta Gov.br, utilizando seu CPF e senha. Na primeira página, navegue pelo menu e selecione “Meu Cadastro”. Pronto! Suas informações cadastrais e o número do PIS serão exibidos.

Como sacar o PIS pelo Caixa TEM?

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem com CPF e senha previamente cadastrados;
  2. Selecione a opção “abono salarial”;
  3. Confira a disponibilidade do valor;
  4. Realize a transferência via Pix ou pagamento de boleto.

Para saber o saldo do PIS é necessário o número do PIS. Caso a pessoa não saiba, siga os passos indicados no tópico acima ou identifique o número da Carteira de Trabalho, localizado na primeira página do documento. Observe a parte de cima, em um campo de 11 números chamado “PIS/PASEP”. Acesse o site da Caixa Econômica.

A consulta ao pagamento do benefício nos canais da CAIXA pelos beneficiários, estará disponível a partir do dia 10 de fevereiro de 2023.

  1. App CAIXA Tem.
  2. App CAIXA Trabalhador.
  3. Atendimento CAIXA ao Cidadão 0800 726 0207.

Pela internet

  1. Acesse o Meu INSS, com seu cadastro na conta Gov.br;
  2. Após fazer login, localize e selecione a opção “Meu Cadastro”;
  3. Você irá localizar na área “Elos CNIS”, o número do NIT, correspondente ao seu NIS.

Presencial : Variam de cidade para cidade. Se você não souber onde é feito o cadastro, procure algum Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Bolsa Família em seu município. Clique aqui para buscar o CRAS mais perto de você.

Portanto, ao tratar do ano-base, quem recebeu mais de 2 salários mínimos, quem não tiver trabalhado de carteira assinada por pelo menos 30 dias e estiver inscrito há menos de 5 anos no programa, não receberá o abono salarial.

4. Quem tem direito ao abono salarial. Pessoas cadastradas no PIS ou PASEP há pelo menos cinco anos e que tiveram uma renda máxima de dois salários mínimos no ano-base têm direito ao abono salarial. No caso do abono de 2023, o ano-base é 2021.

Consultar o abono salarial do PIS/Pasep 2023 (ano-base 2021) já é possível. Para conferir se você tem direito ao benefício do Governo Federal, é preciso baixar o aplicativo Caixa Trabalhador, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.

Como baixar aplicativo do PIS/PASEP?

  1. Digite o nome do aplicativo que procura. Os aplicativos usados para consultar o PIS são Caixa Trabalhador; Carteira de Trabalho Digital; Caixa Tem; FGTS; Meu INSS.
  2. Verifique qual o desenvolvedor do aplicativo para saber se está instalando o correto.