Como fazer o método de Ritchie?

Perguntado por: iAvila . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 16 votos

Preparar uma suspensão com uma parte de fezes para 10 partes de água. 2. Filtrar, através de gaze dobrada 4 vezes, para um tubo de centrifugação.

O método de Hoffman é mais eficiente na pesquisa de ovos de helmintos do que na detecção de cistos de protozoários já o método Ritchie permite uma boa concentração de parasitos. No entanto, outros métodos podem ser solicitados, na dependência da indicação do médico assistente.

1- Colocar duas a três gotas de salina a 0,85% em uma lâmina de vidro. 2- Tocar com a ponta de um palito em vários pontos das fezes, transferindo uma pequena porção para a lâmina de microscopia. 3- Espalhar as fezes, fazendo um esfregaço e examinar ao microscópio.

A técnica de Hoffman, Pons e Janer ou Lutz ou método de sedimentação espontânea consiste basicamente na mistura das fezes com água, sua filtração por uma gaze cirúrgica (ou parasitofiltro) e manutenção em repouso, formando uma consistente sedimentação dos restos fecais ao fundo do cálice.

O Método Hoffman se fundamenta na sedimentação espontânea e permite a concentração de ovos, cistos, oocistos e larvas de inúmeras espécies por meio de uma sedimentação gravitacional de uma amostra fecal.

A técnica de sedimentação espontânea pelo método de Hoffmann, Pons e Janer foi desenvolvida para o diagnóstico das enteroparasitoses.

A técnica de Kato¬Katz é a técnica mais utilizada para diagnóstico, pelos programas de controle e recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Além da visualização dos ovos, permite que seja feita a contagem destes por grama de fezes, fornecendo um indicador quantitativo para se avaliar a intensidade da infecção.

Os métodos mais empregados são os que permitem o diagnóstico de vários parasitos, os que são de fácil execução e mais baratos. São eles: sedimentação espontânea (Hoffman, Pons e janer) e os da centrifugação (MIFC e Ritchie), constituindo-se os métodos de rotina do EPF.

Além da análise direta das fezes, o diag- nóstico de algumas helmintíases pode ser rea- lizado ou inferido por outros exames, tais como hemograma, sorologia e testes moleculares. Permite a observação de ovos e larvas de helmintos em lâmina de microscópio contendo esfregaço de amostra das fezes.

O método Willis tem como princípio a flutuação de ovos leves de helmintos e oocistos de protozoários em uma solução saturada de sal ou açúcar. O método consiste em detectar principalmente ovos de Trichuris sp., Toxocara sp.

Para o cálculo de OPG, multiplica-se a soma dos ovos encontrados nos dois compartimentos por 50 ou 100, dependendo da quantidade de fezes utilizada. Fatores que influenciam nos resultados: Solução (gravidade específica) e a flutuação dos ovos (peso).

Fazendo o esfregaço sanguíneo
O esfregaço manual é feito colocando-se uma gota de sangue em um lado da lâmina, e espalhando-a rapidamente com uma outra lâmina ou extensora, em um determinado ângulo.

O que é Parasitológico de Fezes 3ª Amostra? O exame parasitológico de fezes serve para identificar parasitos nas fezes. Ele consiste em vários métodos de análise das fezes, que permitem isolar ovos, larvas e cistos de diversos parasitas.

Preparação do Paciente: Nesse exame o paciente irá coletar 3 amostras de fezes. Deve-se coletar uma amostra por dia, não havendo necessidade de serem coletadas em dias consecutivos. Coletar fezes no frasco fornecido pelo laboratório. A amostra coletada durante o dia deve ser logo enviada ao laboratório.

Método de Faust é um exame parasitológico de fezes, que consiste na centrífugo-flutuação em sulfato de zinco. As fezes são homogeneizadas em água filtrada,e centrifugadas até a solução tornar-se clara. Após isto, ressuspende-se a solução com sulfato de zinco a 33%, densidade de 1,18 g/ml. Centrifuga-se novamente.

– Fezes recente a fresco. – Aproximadamente metade do frasco de fezes (frasco próprio). – Antes de coletar as fezes, se necessário, urinar no vaso sanitário para evitar a contaminação do material.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta a sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.