Como fazer uma boa redação palavras chaves?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Por isso, tente sempre utilizar sinônimos para palavras que você percebe que terá que utilizar mais de uma vez dentro da sua redação. Além de deixar o texto mais agradável para o leitor, utilizar sinônimos também mostra que você tem mais repertório e conhecimento de vocabulário.

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

A escolha certa de palavras e expressões pode enriquecer o seu texto e melhorar a sua nota.
...
Entre as principais palavras de transição que você pode usar, podemos citar:

  1. De acordo com;
  2. Por outro lado;
  3. Em síntese;
  4. Antes de mais nada;
  5. Sob o mesmo ponto de vista;
  6. Ademais;

Dicas para fazer uma boa argumentação

  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Como começar um parágrafo de desenvolvimento da redação

  1. deixar claro de qual “parte” do problema você está falando;
  2. colocar em seguida qual sua sugestão de solução (tese);
  3. explicar essa tese com mais detalhes (argumentos).

Para iniciar seu parágrafo, apresente o tópico frasal. Mas o que é um tópico frasal? O tópico frasal nada mais é do que a frase inicial de cada parágrafo, frase que resumirá a ideia a ser desenvolvida.

Frases-modelo para iniciar a conclusão

  1. Em virtude dos fatos mencionados.
  2. Levando-se em consideração esses aspectos.
  3. Em vista dos argumentos apresentados.
  4. Dado o exposto.
  5. Tendo em vista os aspectos observados.
  6. Em virtude do que foi mencionado.
  7. Por todos esses aspectos.
  8. Pela observação dos aspectos analisados.

Os principais conectivos
E; nem; também; não só... mas também; não apenas; não somente; além disso; ademais; como; bem como; ainda; do mesmo modo; depois; finalmente; em seguida; adicionalmente.

A estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Aprenda como escrever cada uma delas! Você já deve saber que a estrutura de uma redação dissertativa-argumentativa é composta por três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Cada parágrafo tem de três a sete linhas. O ideal é que as frases não sejam muito longas. É mais fácil cometer erros quando escrevemos períodos muito extensos. É bastante comum que autores consagrados da literatura utilizem períodos longos em cada parágrafo.

Introdução de uma redação pode ser iniciada de diversas maneiras, mas cuidado para não ser muito longa. Caso a redação tenha o limite de 30 linhas, reserve cerca de 4 a 5 linhas para a parte introdutória.

3 dicas de como iniciar uma redação independente do tema

  1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação. ...
  2. Memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático. ...
  3. Faça uma alusão histórica a respeito do tema.

Consistir, constituir, significar, denotar, mostrar, traduzir-se por, expressar, representar, evidenciar.

Início, meio e fim
É nessa parte em que você explica tudo sobre o tema e dá o foco desejado. É comum separar uma ideia para cada parágrafo. Por fim, a conclusão amarra todas as ideias e garante a finalização. É preciso caprichar para encerrar corretamente, sem apresentar informações que não foram tratadas antes.

O primeiro parágrafo do texto dissertativo-argumentativo deve conter duas partes – a apresentação do tema e a explicitação da tese. Tese é o mesmo que ponto de vista, ou seja, uma opinião do autor do texto acerca do tema proposto.

O que é Conclusão:
Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

O objetivo do desenvolvimento é provar ao leitor nosso ponto de vista. Independentemente de sua posição a respeito do tema, escolha sempre argumentos que consiga justificar, pois o seu objetivo é convencer. Nada de usar termos subjetivos como: “eu acho”, até porque o seu texto deve ser escrito na terceira pessoa.

Ou seja, todas as redações com menos 7 linhas são anuladas pela banca examinadora. Além disso, também existe um limite máximo de linhas: sua redação pode ter até 30. Qualquer texto que não cumpra com esses limites será zerado pelos corretores. O ideal é que seu texto fique com um número de linhas acima de 20.

Os principais tipos de argumentos para usar na redação

  • 1- Argumentos de autoridade.
  • 2-Argumentos de comprovação.
  • 3- Argumentos de exemplificação.

Uma boa argumentação é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos e possíveis soluções para embasar um tema que foi pedido pela banca. Ou seja, você precisa “convencer” o examinador que tem domínio do conteúdo, que conhece o assunto. Para fazer uma boa argumentação, é fundamental ter conhecimento de mundo.

No terceiro parágrafo trabalha-se o elemento que cria uma contradição com o assunto tratado, com a tese em geral. Para ficar mais simples a comparação pode-se iniciar com “Enquanto…”. O quarto parágrafo trabalha a exemplificação, que torna o texto muito mais rico e interessante.