Como fazer uma roda de leitura divertida?

Perguntado por: iporto5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

A atividade deve fazer parte da rotina, mas não do marasmo

  1. Defina seus objetivos. O que você pretende com a roda de leitura? ...
  2. Escolha um bom acervo. Escolha livros que sejam adequados à faixa etária da sua turma. ...
  3. Crie um ambiente agradável. ...
  4. Periodicidade. ...
  5. Prepare-se para a leitura. ...
  6. Foco no seu papel na roda de leitura.

Outra maneira de incentivar a leitura, aguçar o interesse e estimular a imaginação dos alunos, é pedir para que retratem o que foi lido. Por meio dessa descrição em forma de desenho, a criança percebe a necessidade de atentar aos detalhes, aumentando, assim, a concentração nesses momentos da aula.

6 dicas para uma roda de leitura mais eficiente

  1. Defina seus objetivos. O que você pretende com a roda de leitura? ...
  2. Escolha um bom acervo. Escolha livros que sejam adequados à faixa etária da sua turma. ...
  3. Crie um ambiente agradável. ...
  4. Periodicidade. ...
  5. Prepare-se para a leitura. ...
  6. Foco no seu papel na roda de leitura.

Mesmo que muitas outras estratégias apresentem-se importantes e eficazes no processo de ensino-aprendizagem de leitura, os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (BRASIL, 1997,1998), orientam que são quatro as principais: seleção, antecipação, inferência e verificação.

Como promover uma aprendizagem divertida?

  1. Prepare o ambiente. Separe um ambiente para a aprendizagem. ...
  2. Estabeleça uma rotina. ...
  3. Não tente ser o professor. ...
  4. Brincadeiras livres. ...
  5. Jogos educativos e pedagógicos. ...
  6. Use a tecnologia e crie desafios.

Aprenda como ajudar a criança com dificuldades na leitura

  1. Comece cedo. ...
  2. Faça da leitura um hábito. ...
  3. Brinque de encontrar palavras. ...
  4. Atribua tarefas que envolvam a leitura. ...
  5. Grave a criança lendo. ...
  6. Identifique as maiores dificuldades. ...
  7. Ensine a separar as sílabas.

Existe uma variedade de métodos de ensino da leitura como os métodos fónicos e método global (sintéticos ou analíticos). O método fónico destaca a aprendizagem da leitura através da decodificação, relacionando as letras aos sons, é o método de alfabetização que prioriza o ensino dos sons das letras.

5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica

  1. 1 - Repetição e Rima. A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores. ...
  2. 2 - Conversa sobre histórias. Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem.

Conheça alguns recursos e estratégias para incentivar a leitura em sala de aula.

  • Biblioteca na sala de aula. Organizar uma biblioteca na sala de aula é uma boa maneira de atrair a atenção dos alunos para os livros. ...
  • Caixas de livros. ...
  • Escolha o livro da semana. ...
  • Passaporte de leitura.

Atividades de leitura em grupo

  1. 1) Contação de história. Uma atividade de leitura em grupo que funciona muito bem para todas as faixas etárias é a contação de histórias, já que ela pode ser facilmente adaptada para servir a diversos propósitos. ...
  2. 2) Dramatização de obras. ...
  3. 3) Júri simulado de obras.

Existe uma grande quantidade de jogos e brincadeiras populares conhecidas, que fizeram e ainda fazem a alegria de muitas crianças brasileiras: queimado, cabo-de-guerra, esconde- esconde, rouba bandeira, tá pronto seu lobo?, cabra cega, bola de gude, sobra um, entre outros.

As regras são simples: jogue o balão para cima e não deixe que ele toque o chão. Tente com mais de um balão ou com uma mão para trás. Se mais crianças jogarem, conte quantas vezes elas conseguem rebater a bexiga. O jogo trabalha as habilidades cognitivas das crianças e a coordenação olho-mão.

Procedimento: Encha as bexigas, dê um nó para não esvaziar. Coloque os integrantes em círculo e entregue uma bexiga a cada um. Peça para eles utilizarem apenas uma das mãos e ficarem batendo na bexiga de modo que não deixe-a cair no chão.

Que bicho sou eu? Entregue uma folha em branco e lápis de cor para cada participante. Peça para eles desenharem o bicho que melhor represente sua personalidade. Depois, os participantes devem trocar os desenhos e comentar o que entenderam sobre o desenho recebido.

O primeiro passo pode ser explorar a capa do livro ou o título do texto com as crianças, com a intenção de levantar algumas ideias iniciais. Depois, da leitura do livro e ou de uma contação de história, faça uma roda de conversa com os alunos para conversar sobre o que aconteceu com os personagens.

Mantenha o diálogo e a interação costurando as falas.
As interações entre as crianças também mudam no ensino remoto porque elas têm de abrir o microfone para falar e depois fechar, o que às vezes leva um tempo. Então, é necessário se atentar para manter o diálogo e a interação, costurando as falas.

A abordagem multissensorial, com instrução explícita, é a mais eficaz para alfabetizar crianças com dificuldade de aprendizagem, principalmente nos transtornos de neurodesenvolvimento. Vale lembrar que ela é benéfica e eficaz para qualquer criança, portanto toda a turma se beneficia.

Quando o aluno é capaz de entender um texto, interpretar uma história, falar com clareza e se expressar de forma eficaz por meio das palavras empregadas por ele, torna-se então indivíduo letrado. Uma pessoa que sabe ler e escrever, é alfabetizada.

Estratégias de Leitura

  1. Ler com atenção. Para compreender melhor um texto é importante ressaltar que temos que ler com calma cada parágrafo. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.