Como tornar a matemática divertida?

Perguntado por: zcrespo . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Uma boa maneira de trabalhar a matemática de forma divertida é usando a interdisciplinaridade. Por exemplo, você pode fazer uma aula com questões de diferentes matérias para incentivar os alunos a interligá-las e aprender ainda mais. Também é possível realizar dinâmicas em grupo para facilitar essa tarefa.

Como engajar os alunos na aula de Matemática?

  1. 1- Promova aulas que façam os alunos se movimentarem.
  2. 2- Falta de recursos? Faça mais com menos.
  3. 3- Crie contextos de aprendizagem com jogos digitais.
  4. 4- Trabalhe com construção e projeção de gráficos.
  5. 5- Utilize a metodologia de resolução de problemas.

Resolver exercícios, tirar dúvidas com professores e colegas, manter rotina de estudos e de revisões e estudar o conteúdo básico são quatro dicas para aprender Matemática.

A Matemática lúdica é uma ferramenta essencial pronta a atender à necessidade de elaborar pedagogicamente aulas com maior aproveitamento e entretenimento, ajudando o aluno a analisar, compreender e elaborar situações que possam resolver determinados problemas que sejam propostos pelo professor permitindo a análise e ...

O aluno precisa de estímulo para aprender, e o exercício lúdico desperta a motivação e interesse destes. A matemática pode ser bem mais prazerosa com a aplicação de atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras, problemas aplicados no cotidiano, problemas de desafio, histórias, calculadoras entre outros.

MATEMÁTICA LÚDICA. O ensino através do lúdico cria um ambiente atraente, servindo de estímulo para o desenvolvimento integral da criança, agindo como facilitador, colaborando para trabalhar bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.

Veja três estratégias importantes para despertar o interesse dos seus alunos pela Matemática:

  1. O uso de jogos e brincadeiras dentro e fora da sala de aula.
  2. Incentivar a valorização da Matemática em situações do cotidiano dos alunos.
  3. Utiliza a exploração dos usos sociais dos números.

Ensino da matemática: como facilitar o aprendizado dos alunos?

  1. Aplique o ensino de matemática nos esportes. ...
  2. Estimule a resolução de problemas do dia a dia. ...
  3. Implemente oficinas de artesanato. ...
  4. Oriente os alunos por meio de jogos. ...
  5. Utilize a tecnologia a favor.

JOGOS MATEMÁTICOS
Muitos grupos de trabalho e pesquisa em Educação Matemática propõem-se uso de jogos no ensino da matemática. Um grupo em particular, o Pentathlon Institute4, vê os jogos como uma forma de se abordar, de forma a resgatar o lúdico, aspectos do pensamento matemático que vêm sendo ignorados no ensino.

Trata-se de um conjunto de atividades concebidas e organizadas de tal forma que cada etapa está interligada à outra. Ao planejá-la, o professor tem como objetivo ensinar um determinado conteúdo, começando por uma atividade simples até chegar às operações mais complexas.

Um dos principais elementos que tornam a matemática um “bicho de sete cabeças” é sua principal característica: ser uma matéria acumulativa, ou seja, se você não aprendeu nada da matéria neste ano, provavelmente, você terá dificuldades em aprender o que será ensinado no próximo período letivo.

5 macetes para resolver questões de raciocínio lógico

  1. Pratique a resolução de questões lógicas durante os estudos. ...
  2. Conheça as estruturas lógicas. ...
  3. Faça uma análise minuciosa do enunciado. ...
  4. Tente absorver os elementos mais importantes do enunciado. ...
  5. Entenda que a resolução de questões de raciocínio lógico nem sempre é óbvia.

Segundo a literatura médica, a discalculia é uma desordem neurológica que afeta a habilidade de adquirir destrezas matemáticas. Alunos discalcúlicos podem experimentar dificuldades para entender conceitos numéricos, carecem de compreensão intuitiva dos números e têm problemas para aprender operações matemáticas.

hipótese de Riemann

A hipótese de Riemann
Esse problema é considerado por muitos matemáticos como um dos mais difíceis de todos os tempos. E, de fato, a hipótese de Riemann nunca foi resolvida!

O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”.

Neste texto, você viu como aprender matemática do zero é algo possível. Como trata-se de uma disciplina em que o conhecimento é cumulativo, ou seja, é preciso dominar a etapa anterior para compreender a seguinte, muitas pessoas têm dificuldade justamente por não terem entendido bem a base.

Piaget (1978) diz que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.

Jornais, revistas, jogos, literatura, artes plásticas, DVD, computador, são recursos didáticos que podem ser aplicados na educação de qualquer conteúdo matemático, por exemplo, nos jornais ou revistas podemos retirar notícias que fazem relações com conteúdos matemáticos, propondo aos alunos produção de situações ...