Como fechar hérnia umbilical?

Perguntado por: npacheco . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

O tratamento das hérnias umbilicais é cirúrgico. A proposta é corrigir o defeito que se instalou na parede abdominal, por meio de suturas ou pela implantação de uma tela de polipropileno, que tem por finalidade reforçar a região do umbigo e impedir o retorno do conteúdo intra-abdominal.

Independentemente do momento de uso da cinta para hérnia umbilical – antes ou depois da cirurgia –, é fundamental ter cuidado na escolha do tamanho da peça. Uma cinta deve comprimir, e nunca apertar.

O tratamento definitivo para as hérnias umbilicais é feito com cirurgia. Em recém nascidos, pode fechar espontaneamente até os 2 anos de idade. Além dos sintomas de abaulamento (“bola”) no umbigo e desconforto local, têm como complicação o estrangulamento.

Pode utilizar sim! Porém seria necessário ser avaliado por um cirurgião para indicar a melhor conduta no seu caso! A cinta é usada como paliativo, não resolvendo o problema, não há problema em seu uso, mas o mais indicado é o tratamento cirúrgico.

Hérnias de estômago não causam aumento de volume abdominal. Hérnias de parede, como as de umbigo, sim. Se for dolorosa e estiver aumento de tamanho, deves procurar um cirurgião.

Na cirurgia por via anterior, também chamado de correção de hérnia aberta, o cirurgião faz uma incisão na virilha e empurra a saliência para dentro do abdômen e reforça a região utilizando uma tela sintética (tela de Marlex).

A cirurgia é o único tratamento que pode corrigir permanentemente uma hérnia abdominal.

Posição: o mais recomendado para pessoas que estão se recuperando de uma cirurgia é dormir de barriga para cima ou do lado oposto ao operado, nos primeiros dias. Isso faz com que a respiração seja mais fácil e o incômodo seja menor.

“Qualquer esforço que aumenta a pressão no abdômen pode causar ou agravar casos de dor nas hérnias da parede abdominal, o ideal é evitar atividades que envolvam levantar peso, seja no trabalho, em casa ou na academia”, explica Claus. Casos de tosse excessiva ou esforço para evacuar também podem provocar dor.

Excesso de peso, prática de esportes violentos, tosse crônica e persistente, gravidez (especialmente as multigemelares), envelhecimento, incisão cirúrgica prévia estão entre as causas possíveis das hérnias umbilicais em adultos.

A hérnia inguinal somente pode ser tratada através da cirurgia. Isso porque, por se tratar de um defeito estrutural, é desta forma ela consegue ser corrigida.

Hérnias umbilicais pequenas, menores que 1,5 cm geralmente não causam complicações. Entretanto, hérnias maiores (até 2 cm) podem causar estrangulamento do conteúdo herniário. E lembrando, o estrangulamento é uma emergência cirurgia, ou seja, requer a realização de uma cirurgia de forma imediata.

Tratamento da Hérnia Umbilical
A cirurgia eletiva é considerada simples e consiste em fazer um corte na região do umbigo para empurrar a hérnia para dentro da barriga, fechando a parede abdominal com pontos. Também é possível colocar uma tela na região para evitar que uma nova hérnia apareça.

Dependerá do local onde for realizada a cirurgia. Esse valor pode variar entre 3700 até 8500 reais nos hospitais em que atendo.

É normal alguns paciente apresentarem alteração do ritmo intestinal , e estufamento abdominal com desconforto após uma cirurgia na parede abdominal . Pelo relato , ainda está em fase de cicatrização . O seguimento com o cirurgião é importante para tirar qualquer dúvida .

A recomendação principal é que o paciente mantenha repouso em casa durante dois ou três dias. Após esse período, as atividades do cotidiano, que exigem um esforço mínimo, podem ser mantidas, porém o retorno aos exercícios físicos deve ocorrer gradativamente, de 2 a 3 semanas após o procedimento.

A maioria das hérnias umbilicais precisa de tratamento.
...
Quais exercícios posso fazer?

  • andar de bicicleta é uma boa escolha. ...
  • natação e exercícios dentro da água são recomendados. ...
  • caminhar é outra excelente escolha, já que tem um impacto menor no corpo.

A cirurgia é a única forma eficaz de tratamento de uma hérnia umbilical e a maioria dos pacientes têm indicação de cirurgia devido aos sintomas ou ao risco de complicações.

Caso identifique os sintomas, é importante que o paciente tenha em mente que qual médico cuida da hérnia é o cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Ambos são capacitados para prover o diagnóstico e o tratamento da condição.

Em algumas situações o crescimento de alguma massa dentro do abdome eleva a pressão dentro desta cavidade e há insinuação de vísceras ou gordura intra-abdominal por algum ponto de fraqueza da parede do abdome, causando a hérnia. Esta mesma doença pode levar a emagrecimento, causando confusão entre os sintomas.