Como fica a urina de uma grávida?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

A partir de que momento posso fazer o teste de gravidez? Quem tem ciclos regulares pode fazer o teste de gravidez após 5 a 7 dias de atraso. Os exames determinam a presença no sangue ou urina do hormônio Beta HCG, que é produzido em maior quantidade durante a gestação.

Por isso não queira tentar saber se está grávida tocando a barriga, você pode errar feio. Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação.

Urina amarelo-clara
Esta é a cor normal da urina.

Gravidez
As mudanças hormonais normais que ocorrem na gravidez podem deixar a mulher mais sensível a cheiros, podendo também ter a sensação de que a urina tem um cheiro mais forte.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

Os sintomas mais comuns durante a 1ª semana de gravidez são:

  1. Cólicas abdominais. ...
  2. Sensibilidade nas mamas. ...
  3. Cansaço excessivo. ...
  4. Variações de humor. ...
  5. Repulsa para cheiros fortes.

1. os chás naturais podem ajudar – sem exageros! Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo. Após ingerir, pode ser que demore dias, horas ou minutos pro sangue menstrual aparecer, pois tudo depende do seu processo de digestão e absorção.

Os principais sinais e sintomas na gravidez são: atraso menstrual, náuseas e vómitos, aumento dos seios e tensão mamária, cólicas abdominais, cansaço e sono excessivo, tonturas, alterações do humor, acne, dores de cabeça, alteração do paladar, entre outros, como veremos de seguida com maior detalhe.

Elas podem sentir o próprio colo do útero ao inserir o dedo indicador na vagina. Para fazer isso, é preciso estar com as mãos e unhas devidamente higienizadas e encontrar uma posição confortável. Com esse toque, é possível verificar a altura e se ele está aberto ou fechado. É como encontrar a parede final da vagina.

Então, apesar de poder observar algumas alterações próprias da gravidez durante o exame vaginal, o ginecologista não pode dizer com certeza se você está grávida ou não pelo toque.

1Os roncos podem ser sinais de que a mulher está grávida, mesmo que de pouco tempo. 2Os pés podem crescer um pouco durante a gravidez devido ao afrouxamento dos ligamentos. 3A gengiva e a mucosa nasalpoderão sofrer alterações e sangrar pelo fluxo de sangue corporal.

Urina de cor amarelo clara
É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado.

Quando a micção frequente começa na gravidez? Em que momento vai começar é algo que varia para cada mulher, mas geralmente a necessidade mais frequente de urinar começa entre as seis e oito semanas de gravidez.

A urina com espuma não significa obrigatoriamente um problema de saúde, pois pode ser um jato de urina mais forte, o contato da urina com produtos químicos do vaso sanitário, urina mais concentrada, exercício físico intenso ou a presença de sêmen.

SEMANA 2 – 3º dia
Após a fecundação, o futuro bebê – ainda muito, muito pequeno – chega ao útero, através das trompas, e lá se firma ou se “implanta”, onde então começa a crescer a placenta. Durante o processo, algumas veias podem acabar se rompendo, causando um ligeiro sangramento.

Os sinais nas primeiras semanas de gestação
1ª semana: Alteração na cor do corrimento vaginal e cólica abdominal. 2ª semana: Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente. 3ª semana: Pequeno sangramento vaginal (pouco comum). 4ª semana: Atraso da menstruação, enjoos e vômitos.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.