Como fica o Beta-hCG na gravidez ectópica?

Perguntado por: avargas9 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Na gravidez ectópica, a quantidade de beta-hCG aparece diminuída, em relação àquela das gestações intra-uterinas. Em gestações normais, o beta-hCG sérico dobra de valor a cada 48 horas, enquanto nas gravidezes inviáveis (abortamento ou GE) o aumento, neste período de 48 horas, é de 66%2,3.

Como a gravidez ectópica é diagnosticada? A maioria das gestações ectópicas são suspeitas entre 6 e 10 semanas de gravidez. Às vezes, o diagnóstico é feito rapidamente. No entanto, se você está na fase inicial da gravidez, pode levar mais tempo (uma semana ou mais) para fazer um diagnóstico de uma gravidez ectópica.

Sintomas da gravidez ectópica

  1. Dor abdominal intensa, somente de um lado da barriga;
  2. Sangramento vaginal irregular, especialmente entre a 5º e 14º semana de gestação;
  3. Sensação de peso na vagina;
  4. Forte dor à palpação do útero;
  5. Abdômen inchado;
  6. Exame Beta HCG geralmente é negativo.

3 semanas de gestação: entre 5 e 50 mIU/ml.

Quando os valores de beta HCG estão menores que 5 mlU/ml o resultado é negativo para gravidez. O exame não indica de quantas semanas a mulher está grávida, mas os níveis dosados podem dar uma estimativa do tempo gestacional.

A dor da gravidez ectópica pode ser sentida na pelve, no abdômen, ou até nos ombros e pescoço. Irregularidade menstrual, por exemplo, sangramento que pode ser mais intenso ou mais leve do que na menstruação normal.

Os sintomas iniciais se assemelham a uma gestação normal, como menstruação atrasada, mamas doloridas, náuseas e teste de gravidez positivo. Outros sintomas como, dor pélvica importante com sangramento vaginal, que pode ser mais ou menos intenso, escuro ou aguado que o normal, reforçam a suspeita da gravidez tubária.

Não é possível ficar menstruada durante a gravidez, porém, existem algumas mulheres que têm sangramentos durante a gestação. "Tanto na gravidez uterina quanto na ectópica a mulher pode ter sangramentos, mas não é obrigatório que aconteça", ressalta a ginecologista Michele Panzan.

Em uma gestação normal, a taxa do Beta HCG costuma dobrar a cada 24 ou 48 horas. Quando isto não acontece pode ser indicio de que a gravidez não irá progredir. E nos caso de um pequeno aumento pode ser que tenha alguma complicação.

Para evitar essas frustrações e saber qual é o período ideal para realizar o primeiro ultrassom para ver ou ouvir sinais do seu bebê, preste atenção no resultado do seu exame Beta HCG quantitativo: valores acima de 2.000 mIU/ml será possível ver o saco gestacional pelo ultrassom transvaginal, isso ocorre entre a 4ª e ...

Em geral, os valores do hCG comportam-se da seguinte maneira ao longo das semanas de gravidez: Mulheres não grávidas ou com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml. 3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml. 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.

Quando os níveis de hCG no início da gravidez são inferiores a 1.200 mUI / ml, a concentração de hCG geralmente dobra a cada 2-3 dias. Normalmente, o nível de hCG aumenta em pelo menos 60% a cada dois dias.

Sim, é possível o Beta-hCG estar positivo e a mulher não estar grávida. Isso é chamado de teste falso positivo e ocorre em casos de tumores germinativos (ovarianos ou testiculares - isto é, o Beta-hCG pode ser positivo inclusive em homens, que obviamente não estarão grávidos).

Uma taxa de aumento de hCG baixa ou decrescente por mais de 48 horas pode ser um indício de gravidez ectópica ou aborto espontâneo. No caso de uma gravidez ectópica, os níveis de hCG podem simplesmente se estabilizar ou aumentar a uma taxa muito baixa.

Cólicas abdominais agudas; Dor em um lado do seu corpo; Tontura ou fraqueza; Dor no ombro , pescoço ou reto.