Quando o hCG pode dar falso negativo?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero. Em se tratando de um exame de sangue, realizado em laboratório, caso ele tenha sido feito antes dessa fase, o resultado poderá ser um falso negativo.

Sim. O exame de sangue para dosagem de beta hCG é o teste de gravidez mais confiável, mas ele pode dar errado em algumas ocasiões. A falha mais frequente acontece quando o exame de beta hCG é realizado em uma fase muito precoce da gestação, até uma semana antes do atraso menstrual, gerando um resultado falso-negativo.

O beta-hCG, portanto, é produzido pelo embrião após a implantação e pela placenta e, por isso, só está presente no corpo feminino durante a gravidez, o que o torna fundamental para a sua confirmação. O hCG está presente no sangue a partir do 10º dia de gravidez, quando já pode ser detectado pelo teste beta-hCG.

Entre os motivos que levam ao atraso menstrual em mulheres não grávidas estão os problemas na tireoide e a produção aumentada de um hormônio chamado prolactina. Além disso, dietas muito restritivas e a prática intensa de atividade física também podem levar à esse problema.

O atraso menstrual com mais de 20 dias, é o primeiro sinal de gravidez, principalmente se houve relação desprotegida no último mês, mas se tem resultados de testes negativos, a chance de estar grávida é bem pequena. Após 15 dias de atraso menstrual, os testes tanto de farmácia quanto de sangue, são muito confiáveis.

O atraso menstrual pode ter várias causas, inclusive a mais comum que é a gravidez, mas como seu exame de BHCG é negativo sugiro que além de repetir o exames, nesses casos é sempre interessante mais de um exame, procure um ginecologista para ampliar a pesquisa do seu atraso menstrual.

Pode estar errado? Segundo a Associação Americana de Gravidez, se você obteve um resultado positivo no seu exame de beta hCG, provavelmente está grávida, porque falsos positivos são extremamente raros. Entretanto, existem algumas condições que podem causar um falso positivo, como alguns tumores.

Apenas cinco dias de atraso é normal, pois cada mulher tem um tamanho de ciclo menstrual(período que vai do primeiro dia da menstruação até o primeiro dia da próxima menstruação), sabemos que o ciclo menstrual normal é de 21 a 35 dias, sendo os mais comuns(frequentes) Os de 28, 29 e 30 dias.

Quando os níveis de hCG no início da gravidez são inferiores a 1.200 mUI / ml, a concentração de hCG geralmente dobra a cada 2-3 dias. Normalmente, o nível de hCG aumenta em pelo menos 60% a cada dois dias.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

O hCG começa a aparecer em pequenas quantidades na urina cerca de sete a nove dias após a ovulação. Um estudo mostrou uma concentração média de 4 mUI/mL no nono dia e 12 mUI/mL no décimo dia, o que demonstra o rápido aumento que ocorre no início da gravidez.

Quando você engravida, os hormônios da gravidez podem alterar o odor da urina. Um forte odor de urina também pode indicar uma infecção do trato urinário. Por outro lado, as mulheres podem estar mais conscientes do cheiro natural de urina, semelhante à amônia, durante a gravidez, devido ao alto senso de olfato.

Algumas doenças e tumores podem elevar a dosagem de HCG, portanto se a elevação ocorrer no sexo masculino ou em mulheres não grávidas deve-se consultar um especialista.

O exame de gravidez pode vir negativo mesmo a mulher estando grávida, quando isso ocorre trata-se de um resultado falso-negativo.

Com atraso menstrual de 23 dias e exame de sangue de gravidez negativo a possibilidade de gestação é remota. Outras causas devem ser avaliadas para justificar o sintoma.

Assim, procure o seu médico e realize um teste de gravidez. Se o teste realmente é negativo, as disfunções hormonais precisam ser investigadas, como alterações da tireoide, alterações da adrenal, menopausa, hiperprolactinemia, síndrome do ovário policísticos, etc.

Pode ser gravidez, pode ser alguma doença ou mesmo apenas uma desordem hormonal, o ideal é passar em uma consulta de avaliação com um médico de família ou ginecologista. É importante avaliar detalhadamente a causa da ausência de menstruação (amenorreia) e, se necessário, realizar exames para descobrir a causa.

Se um teste de gravidez der negativo após uma ausência de menstruação, e se ela estiver mais de uma semana atrasada, é bom consultar seu médico.