Como fica o humor no período fértil?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 14 votos

5 – Irritação e instabilidade emocional: algumas mulheres tendem a ficar com o humor instável e se irritam com facilidade. Para as tentantes, fiquem de olho e tentem ter as relações sexuais nesta época para aumentar as probabilidades da gestação.

Após a ovulação, que acontece em torno do 14 dia do ciclo, a mulher começa a ter em seu sangue altas concentrações de outro hormônio: a progesterona. É essa substância que vai provocar os sintomas da TPM. — A queda do estrogênio e o aumento da progesterona ativam no cérebro uma inibição da libido.

As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.

A ovulação dura 12 a 48 horas. A mulher é potencialmente fértil por até sete dias e talvez até 10 dias, de acordo com os estudos mais otimistas. Isso ocorre porque o espermatozoide pode sobreviver até cinco dias no trato reprodutivo feminino.

Quando a quantidade de estrogênio atinge o seu máximo, o óvulo está pronto para ser liberado. O cérebro produz então um pico de hormônio luteinizante (LH) desencadeando a ovulação. A liberação do óvulo do folículo, ocorre cerca de 24 horas depois (10 a 12 horas após o pico de LH) (13, 17).

Os exames que podem ser necessários para medir a fertilidade feminina são: dosagem hormonal, ultrassom transvaginal, histerossalpingografia e histeroscopia. Também pode ser solicitada uma avaliação genética para analisar os cromossomos.

Também associada ao inchaço abdominal, a produção de gases durante a ovulação é outro incômodo que surge nesta fase.

As sensações da dor de ovulação é tão única quanto a pessoa que a sente. Para alguns, não é doloroso mas sim desconfortável—algumas pessoas descreveram a dor como sensação de estar cheio ou como uma espécie de tensão (1). Para outros, foi descrita como algo parecido a uma cólica, uma pontada, leve e intermitente.

Entenda por que é possível engravidar mesmo com o chamado coito interrompido. Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

De acordo com os dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH),cerca de 85% dos casais que estão tentando engravidar conseguem obter o resultado positivo no teste de gravidez em até um ano. Mas há dois fatores que podem influenciar esse resultado: a idade da mulher e também a do homem.

Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Primeiros sinais de fecundação

  1. Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;
  2. Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;
  3. Cansaço e sonolência;
  4. Dor de cabeça leve e persistente;
  5. Seios inchados e doloridos.

O muco cervical na gravidez torna-se mais grosso e esbranquiçado devido às alterações hormonais normais deste período. Assim, ele forma uma barreira que serve como defesa para impedir que bactérias ou outros microrganismos se desenvolvam dentro do útero e criem complicações à gestação.

Os alimentos que aumentam a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais e a estimular a formação dos óvulos e dos espermatozoides, como por exemplo os alimentos ricos em zinco, vitamina B6, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e vitamina E.

É comum ter inchaço durante a ovulação, normalmente entre os dias 11 e 14. Isso pode ocorrer devido a um aumento nos níveis do estrogênio antes de o hormônio luteinizante (LH) atingir sua concentração máxima. O pico de LH acontece logo antes da ovulação.