Como saber se o homem está no período fértil?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Diferentemente das mulheres, que produzem óvulo só uma vez por mês e já tem uma quantidade limitada de ovulação, o homem é capaz de produzir esperma todos os dias. Dessa forma, o homem não possui intervalos de dias em que é mais fértil do que em outros, pois sua fertilidade não segue o relógio do ciclo menstrual.

O sintoma da infertilidade masculina é a ausência de gestação após 12 meses de relação sexual sem contraceptivo.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

"Se o sêmen já é de baixa qualidade, ejacular todos os dias pode até ser pior, por diminuir a contagem de espermatozóides. Em homens com esperma normal, não deve haver diferença, pois os danos ao DNA já estarão controlados", aponta Fraietta.

Do ponto de vista fisiológico, a janela de tempo com maiores chances de engravidar é dos 20 aos 29 anos, sendo o pico reprodutivo aos 25 anos. Durante esse período, o aparelho reprodutor está totalmente desenvolvido e preparado para receber uma gravidez. Após esse ciclo, a fertilidade diminui gradativamente.

A fertilidade do homem tem início, em média, aos 12 anos, que é a idade em que os órgãos sexuais masculinos estão maduros e capazes de produzir espermatozoides.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

Os motivos que impedem a fertilidade são diversos: a má formação das células reprodutivas masculinas, a baixa concentração delas no espermograma ou problemas como a varicocele, que aumenta a temperatura dos testículos provocando a desnaturação dos espermatozoides.

Dentre as principais causas que propiciam a infertilidade nos homens estão a varicocele - dilatação anormal das veias testiculares, obesidade, tabagismo, uso de anabolizantes e infecções não tratadas. Quanto às infecções, é importante ressaltar que doenças sexualmente transmissíveis também podem levar à infertilidade.

De acordo com a Dra. Fernanda, é um mito que se lavar depois da relação evita gravidez. “Não evita, pois os espermatozoides já se direcionam para o útero e tubas assim que ocorre a ejaculação. Além disso, a secreção que lubrifica o pênis durante o ato sexual também pode ter espermatozoides”, explica a uroginecologista.

Para engravidar, basta apenas UM espermatozóide. A cada 1 ml de esperma ejaculado por um homem fértil são, ao menos, 15 milhões deles, podendo chegar a 100 milhões/ml.

Casais que estão tentando engravidar devem fazer sexo antes das 7h30, indica estudo suíço publicado recentemente na Chronobiology International. De acordo com os pesquisadores, os espermatozoides são mais potentes nas primeiras horas do dia.

Diversas infecções relacionadas aos órgãos reprodutivos do homem podem provocar uma ejaculação com pouco esperma. Uretrite, prostatite, epididimite e orquite, que promoveram infecções dos tecidos, podem provocar um estreitamento dos ductos como sequela e ocasionar uma saída menor do volume de esperma.

Pode acontecer. Se a mulher estiver ovulando, ou seja, na fase fértil, ela pode engravidar na primeira experiência sexual, sim.

Homem também precisa de ácido fólico para a fertilidade e saúde do bebê O ácido fólico é uma vitamina do grupo B (vitamina B9) importante para a imunidade em geral e fundamental durante a gravidez.

O sêmen é o fluído orgânico viscoso que o homem expele durante a ejaculação. É formado por espermatozoides e líquidos da próstata e das vesículas seminais, além de secreções das glândulas bulbouretrais.

Ter relações sexuais no dia da ovulação (quando o seu corpo libera um óvulo) ou nos dias que a antecedem aumentará suas chances de engravidar. Em algum momento, você provavelmente já ouviu falar que o ciclo médio é de 28 dias e que a ovulação ocorre no dia 14.