Como foi organizada a Tabela Periódica por Moseley?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

Diferentemente de Mendeleev, Moseley organizou os elementos em ordem crescente de número atômico, manteve a organização em colunas horizontais e verticais, mas posicionou os elementos de mesmas características químicas nas mesmas colunas verticais.

Em 1913, o cientista britânico Henry Moseley enunciou a “Lei periódica” que diz: “As propriedades físicas e químicas dos elementos são funções periódicas de seus números atômicos”.

A principal contribuição que Moseley deu ao trabalho original foi ordenar os elementos pelo número atômico (número de prótons do átomo), em vez da massa atômica. Organizar a tabela periódica pelo número atômico é melhor pois o número de prótons é mais fácil de medir que o peso dos átomos.

Através dela Moseley deduziu que entre o hidrogênio e o urânio, deveria haver exatamente 92 tipos de átomos, cujas propriedades químicas eram governadas por Z, e não pelo peso atômico. Isto significava dizer que a tabela periódica devia seguir a ordem crescente do número atômico e não a do peso atômico.

Dmitri Mendeleev

Em 1869, o mundo ganhou uma forma de apresentar os elementos químicos descobertos ao longo do tempo. Dmitri Mendeleev organizou as substâncias e apresentou à comunidade científica. Esse projeto ganhou o nome de tabela periódica.

A tabela periódica organiza os elementos químicos em ordem crescente de número atômico. Todos os 118 elementos químicos estão distribuídos ao longo de 18 grupos e sete períodos. Os grupos são as colunas da tabela periódica e reúnem elementos com propriedades similares e igual número de elétrons de valência.

Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim. Até chegarmos a esse modelo, ela sofreu diversas transformações e contribuições de vários cientistas.

Na Tabela Periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico, o que faz com que eles estejam posicionados em colunas horizontais (períodos) e colunas verticais (famílias).

Moseley é um dos subúrbios de Birmingham, na Inglaterra, localizada 3 quilômetros ao sul do centro da cidade. É notória por suas áreas residenciais, comerciais e pela vida noturna. J. R. R. Tolkien passou seus primeiros anos em Moseley, vivendo perto de Sarehole Mill em Hall Green.

No início do século XX, quando Henry Moseley examinou o espectro de raios x dos elementos, descobriu que todos os átomos de um mesmo elemento químico apresentavam a mesma carga nuclear, e portanto, tinham o mesmo número de prótons, que consistem no número atômico do elemento.

Existe uma letra do alfabeto que não aparece em nenhuma abreviação ou nome de elemento químico da tabela periódica (atual). Qual seria esta letra? Resposta abaixo, A letra que não aparece é o J, Já foram propostos nomes (e símbolos) de elementos com a letra J.

Moseley estudou sob a alçada de Rutherford e desenvolveu brilhantemente uma aplicação do espetro dos raios X para o estudo da estrutura atómica. As suas descobertas possibilitaram um posicionamento mais exato dos elementos químicos na Tabela Periódica por determinação dos números atómicos.

A tabela periódica aumenta sua família de elementos com quatro nomes adicionais. A partir de quinta-feira, sua sétima fila contém oficialmente quatro novos inquilinos: os elementos 113, 115, 117 e 118 foram batizados como nihônio, moscóvio, tennessino e oganessono, respectivamente.

Mendeleiev – O Criador da Tabela Periódica. Dmitri Mendeleiev.