Como fortalecer articulações e tendões?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Os tendões podem ser fortalecidos ao realizarmos treinos com um maior numero de repetições e sempre com uma carga mais baixa. E uma dica muito importante é alongamento! Sim, diariamente, o nosso corpo necessita de um suporte certo para fortificar os músculos e o alongamento é a chave dessa composição.

No entanto, para preservar a saúde das articulações, opte por atividades de baixo impacto, como natação, hidroginástica, ciclismo e caminhada. Exercícios de flexibilidade e equilíbrio: estas atividades auxiliam no alívio da rigidez e no aumento da mobilidade articular.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.
...
Alimentos com lisina

  1. Os legumes;
  2. O bacalhau;
  3. A cerveja;
  4. Os ovos;
  5. Os frutos secos;
  6. A gelatina.

O Colágeno tipo 1 é o mais comum, encontrado na pele, tendões, ligamentos, cabelos e unhas.

Quais as opções de tratamento para regeneração do tendão? Atualmente, a opção de tratamento que mais utilizamos no é a aplicação de ácido hialurônico no local da lesão. Essa substância estimula a formação de tecido cicatricial, ou seja, estimula a formação do colágeno, diminui a inflamação e promove a cicatrização.

Morango, framboesa e amoras são fontes de fitoquímicos conhecidos como antocianinas, responsáveis pela coloração e que também possuem ação anti-inflamatória. Além disso, essas frutas apresentam um efeito de proteção sobre as cartilagens.

Os tendões podem ser fortalecidos ao realizarmos treinos com um maior numero de repetições e sempre com uma carga mais baixa. E uma dica muito importante é alongamento! Sim, diariamente, o nosso corpo necessita de um suporte certo para fortificar os músculos e o alongamento é a chave dessa composição.

Os melhores suplementos para as articulações

  1. Glucosamina. A glucosamina é uma substância encontrada naturalmente nos nossos corpos. ...
  2. Condroitina. Como a glucosamina, a condroitina é uma substância encontrada nas cartilagens, ajudando à sua manutenção. ...
  3. Ómega-3. ...
  4. Metil sulfonil metano (MSM)

Articulações: Saiba como mantê-las saudáveis

  1. Ande mais. Seja uma caminhada descompromissada ou uma corrida mais intensa, o nosso corpo deve se mover para ficar em pleno funcionamento. ...
  2. Minimize o estresse nas articulações. ...
  3. Mantenha seu peso ideal. ...
  4. Faça exercícios de baixo impacto. ...
  5. Priorize a vitamina D e o cálcio. ...
  6. Não fume.

A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas.

A vitamina D contribui para o desenvolvimento da força muscular, porque atua na formação das próprias fibras musculares – as células estruturais do órgão.

Infelizmente não existem suplementos específicos para os nervos. Sabemos que uma alimentação balanceada e rica em vitamina B12 e ácido fólico ajuda na manutenção da boa saúde do sistema nervoso.

O líquido sinovial é responsável por lubrificar as articulações e permitir que os ossos se movimentem sem problemas. A retirada do líquido sinovial de dentro de uma articulação e seu posterior processamento é uma das maneiras de descobrir se um paciente tem osteoartrose.

Colágeno faz parte da composição das articulações
“É importante levar uma vida saudável e ingerir alimentos ricos em proteína como peixes, carne vermelha, queijo minas, frango, ovos e queijo cottage”, indica a médica.

Por isso, com o objetivo de evitar o desgaste cartilaginoso, recomenda-se:

  1. Fazer alongamentos diários;
  2. Desenvolver um plano de atividades periódicas;
  3. Passar por avaliação médica pré-esportiva;
  4. Contar com um treinador especializado.

6 sinais de que você está perdendo colágeno

  • Linhas de expressão. O movimento excessivo da pele associado a outros fatores, como a falta de hidratação, deixa marcas na pele. ...
  • Rugas. Outro sinal que você deve ter muita atenção é a ruga. ...
  • Pele desidratada. ...
  • Flacidez. ...
  • Dores nas articulações. ...
  • Unhas e cabelos fracos.

Consumo contínuo
É necessário consumir o suplemento de colágeno tipo 2 por 12 semanas sem interrupção para alcançar os benefícios desejados. Para a manutenção dos resultados, o recomendado é não parar a suplementação após esse período.

O colágeno pode ser ingerido a qualquer horário do dia, não há evidência cientifica de horário melhor para consumo. Alguns especialistas recomendam que seja evitado consumi-lo no almoço ou jantar pois os outros alimentos poderiam competir e atrapalhar a sua absorção.