Como fortalecer o epitélio?

Perguntado por: iboaventura . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Consuma frutas diariamente. As frutas, além de serem um dos alimentos com menos calorias, também são aqueles que mais auxiliam na renovação das células epiteliais e, consequentemente, no sistema imunológico, principalmente as que são ricas em vitamina C, já que previnem o envelhecimento precoce das células.

Como os epitelios são avasculares, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão através da membrana basal, a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo.

Você sabia que é possível ajudar a renovar as células do nosso corpo? Para a renovação celular é preciso ingerir alimentos que possuem a chamada Coenzima q(10), um importante nutriente. produzido naturalmente pelo organismo, mas que também pode ser obtido por meio de uma alimentação específica.

Tecido epitelial Pavimentoso estratificado, presente em nossa pele. Ele é o mais eficiente pois possui várias camadas de célula e é avascular, recebe nutrientes através de Difusão com a epiderme.

TECIDO EPITELIAL DE REVESTIMENTO
O epitélio de revestimento é encontrado na parede de cavidades internas e externas de órgãos, geralmente de superfícies úmidas – cavidade nasal, oral, tubo digestivo, útero-.

Alguns dos alimentos que nos ajudam a regenerar as células são: carnes magras (frango e cortes magros de carne vermelha, como patinho, maminha, filé mignon); peixes gordurosos (como salmão, atum e sardinha); leguminosas (como feijão e lentilha); nozes e castanhas; sementes (linhaça e chia); frutas cítricas; folhas ...

Em jovens, as células se renovam mais rápido, levando em torno de 28 dias para chegar à superfície. Já em indivíduos mais maduros, esse processo pode demorar cerca de 40 dias.

A pele é formada por diversas camadas e sua renovação acontece em um processo que dura em média 28 dias. A camada mais profunda da pele começa a nascer e se transportar para a mais superficial.

Vitamina A (Retinol/Beta-Caroteno)
Funções: Crescimento e desenvolvimento dos tecidos; ação antioxidante; funções reprodutivas; integridade dos epitélios;importante para a visão.

Como você viu neste texto, o tecido epitelial ajuda a formar o corpo humano, com a camada mais externa (pele) e também revestindo órgãos e cavidades. Assim como explicamos, ele é fundamental para proteger o corpo e também ajudar na absorção de substâncias, impermeabilização, secreção e sensibilidade.

Conclusão: Conclui-se então que o tecido epitelial de revestimento é de suma importância para o equilíbrio e a harmonia das funções do corpo humano, servindo como proteção e revestimento em vários sistemas, tais como o trato respiratório, digestório, geniturinário, entre outros.

O tratamento então, para reequilibrar o organismo, é mudar a alimentação, com roteiros específicos para cada pessoa, mas que incluem principalmente frutas, verduras e legumes, alimentos funcionais, como aveia, linhaça e quinua, e suplementação de vitaminas e minerais.

As frutas, verduras e legumes são ricos em vitaminas e sais minerais que contribuem para fortalecer as células de defesa do organismo. Por isso, eles formam a base de uma alimentação saudável e não podem ser consumidos apenas esporadicamente. Eles devem estar presentes em nosso cardápio diário.

Além da alimentação é importante também praticar uma atividade física, como caminhar ou correr 30 minutos por dia, não comer excesso de gorduras, sal e açúcar, assim como não fumar", disse a nutricionista Ana Carolina Bragança.

O local do epitélio menos ativo é o intestino grosso, portanto a alternativa CORRETA é a letra D.

O tecido epitelial pode ser classificado em dois tipos principais: epitélio de revestimento e glandular. Essa divisão tem finalidade didática, já que nem sempre é possível distinguir de forma clara os dois tipos de epitélio. O epitélio de revestimento pode ser classificado segundo o número de células e as suas formas.

Epitélio Pavimentoso: possui células achatadas; Epitélio Cúbico: as células apresentam-se em forma de cubo; Epitélio Prismático: as células são alongadas, em forma de coluna; Epitélio de Transição: a forma original das células é cúbica, mas ficam achatadas devido ao estiramento provocado pela dilatação do órgão.

O tecido epitelial é um dos quatro tipos básicos dos tecidos animais. Formado por células justapostas, entre as quais se encontra pouca substância extracelular. Como suas células não possuem vasos sanguíneos, os nutrientes são recebidos através do tecido conjuntivo subjacente.