Como funciona a brincadeira Estrela Nova Cela?

Perguntado por: lramires2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 20 votos

A pessoa escolhida para ser a sela deve se abaixar com as mãos no joelho para que os outros pulem por cima. "Cada macaco no seu galho" - todos têm que sair correndo para um lugar alto. A sela tem que pegar uma das outras pessoas e não pode pegar quem estiver no alto.

As crianças ficam em fila e vão pulando sobre as costas do companheiro parado (que é a carniça), que deverá estar curvado, apoiando as mãos nos joelhos. Após pular o último, o jogador corre e pára na frente, esperando que as outras crianças pulem sobre ele.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Esse é o jogo que simula a vida real de forma emocionante e divertida. Cada jogador roda a roleta e quem tirar o número mais alto começa jogando, seguido sempre por quem estiver à sua esquerda (sentido horário). Quando for sua vez, você rodará a roleta e andará o número de casas que tirou.

Se posicionam com um dos pés no centro e o outro para fora. Um dos participantes diz "pé de chulé, troca de " duas vezes apontando para a roda. E as trocas de para dentro e fora da roda devem ser rápidas. Corre para procurar o seu par de sapatos e calçar.

Jeito de brincar
Uma criança é escolhida para ser o cavalinho. As outras dão as mãos, formando uma "cerca". O cavalinho e os outros participantes falam as frases abaixo e, no final, o cavalinho sai em disparada, correndo para quebrar o cercado. Se ele não conseguir quebrar a "cerca", o grupo faz uma roda em volta dele.

Os jogos ou brincadeiras populares fazem parte da cultura e são criados pelas pessoas ao longo do tempo passando de geração para geração. Nestes jogos, não existem regras fixas, elas podem ser criadas pelo grupo que está brincando e modificadas sempre que necessário.

Jeito de brincar
Um participante fica agachado e os outros pulam por cima dele, apoiando-se em suas costas. É o mesmo que a brincadeira de sela, também conhecida como pula carniça.

Pique em que se joga uma lata, e os participantes dispersam-se, para esconder-se. O pegador ao avistar alguém, deve correr e bater a lata no chão três vezes, contando até três, ou dizer o nome daquele que foi visto, bater a lata três vezes no chão e dizer "pique-lata!".

28 de dezembro, às 20h30

O tradicional Jogo das Estrelas, do ex-jogador Zico, foi confirmado para a edição de 2022. Este ano, a partida de futebol beneficente, que ocorre no Maracanã, será no dia 28 de dezembro, às 20h30.

No celular, toque a tela para iniciar o jogo e use o mesmo comando para pular os obstáculos. Para jogar com internet, copie e cole “chrome://dino” (sem as aspas) em uma janela do Google Chrome e espere o dinossauro aparecer na tela.

LANCE! A 18ª edição do Jogo das Estrelas será disputada às 20h30 desta quarta-feira, 28 de dezembro, no Maracanã. O anfitrião Zico, como de costume, receberá convidados ilustres do mundo do futebol para uma partida beneficente.

Jeito de brincar
Um dos participantes tem que chutar a garrafa para longe. Outra pessoa corre até a garrafa e a traz, de costas, para o lugar de onde ela foi lançada. Enquanto isso, os outros participantes se escondem. Quem foi buscar a garrafa será o pegador e terá que procurá-los.

2 – Batata Quente
A Batata Quente tradicional consiste em todos sentarem em uma roda e passar a “batata” (que pode ser qualquer objeto) até alguém determinar que ela deve parar. Quem ficar com a batata é o responsável por contar o tempo na próxima rodada.

O jogo em si conta com figuras como; Narrador, Assassino, Detetive, Anjo e os Cidadãos da cidade. Em roda, o Narrador distribui os personagens aos participantes com a cidade dormindo, o Narrador pede para o Assassino acordar e apontar para sua vítima que será morta, depois pede para o Anjo acordar e salvar alguém.

Todos recitam: “Balança, caixão/ balança você, dá um tapa nas costas/ e vai se esconder”. O último da fila dá um tapa nas costas do que está na sua frente e se esconde. Uma a uma, as crianças vão repetindo essa ação, até que todas estejam escondidas. É a vez, então, do servo sair à procura dos colegas.

Chame as crianças e relembre com elas a sua infância
Um dos participantes vai até o grupo adversário e bate, de leve, nas mãos de todas as crianças dizendo: “Barra-manteiga. Minha mãe mandou bater nesta daqui: 1, 2, 3”. Ao terminar a frase, bate mais forte na mão do colega e corre para o seu campo.

Quem quer brincar põe o dedo aqui que já vai fechar e não adianta chorar” Antigamente, as crianças no Brasil antes de começarem a brincar faziam esse pedido aos amiguinhos para ver se eles gostariam de brincar de uma certa brincadeira.

As cantigas e brincadeiras de roda são manifestações folclóricas onde as crianças se dão as mãos, formam uma roda e cantam melodias que podem ou não ser acompanhadas de coreografia. Antigamente, eram muito comuns no cotidiano infantil da criança brasileira.

Jeito de brincar
Separada por uma risca no chão, uma criança fica de costas para as outras e diz "Elefantinho colorido". Os outros participantes respondem: "Que cor?". A criança que está de costas vira de frente para as outras e pergunta quem tem, na roupa, a cor que ele escolheu.