Como fazer a brincadeira do desmaio?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A brincadeira consiste em prender a respiração ao ponto de levar ao desmaio. Pode ser realizada com a ajuda de amigos ou sozinho. Vídeos recentemente divulgados no Brasil mostram garotos apertando o tórax de uma colega até o momento em que ela perde os sentidos e cai, escorada por eles.

Em pouco tempo, a falta de oxigênio pode causar um desmaio
A gente até esquece que está respirando, mas bastam poucos minutos sem ar que já perdemos a consciência. Saiba como a respiração ocorre e por que ela é tão importante.

Perda transitória da consciência – desmaio, provocado pela diminuição da pressão arterial e dos batimentos cardíacos por ação do nervo vago, localizado na região da nuca.

O que fazer
Afrouxar as roupas. Manter o ambiente arejado. Após recobrar a consciência, deve permanecer pelo menos 10 minutos sentada, antes de ficar em pé, pois isso pode favorecer um novo desmaio. Transportar a vítima para atendimento médico.

Em apenas alguns segundos, a vítima cai inconsciente a graça do criminoso. Parece fácil, mas não é bem assim que funciona o efeito sedativo do triclorometano, mais conhecido como clorofórmio.

O que pode causar um desmaio? Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

Uma síncope, conhecida vulgarmente por desmaio, é uma perda de consciência transitória, devida a diminuição do fluxo de sangue no cérebro, seguida de uma recuperação rápida e completa. Um desmaio tem uma duração curta. Não dura mais do que alguns segundos.

Os primeiros sintomas do desmaio envolvem súbita fraqueza, tontura e vertigem. Quando falamos de síncopes provocadas por problemas mais graves, os sinais envolvem dor no peito e falta de ar.

O desmaio, que cientificamente é conhecido por síncope, é a perda da consciência que leva à queda e, geralmente, antes de desmaiar surgem sinais e sintomas, como palidez, tontura, suores, visão turva e fraqueza, por exemplo.

Quando entramos no estágio REM, o cérebro ativa o mesmo mecanismo que produz os sonhos. Mas as alucinações da quase morte não são sonhos propriamente ditos, parecem mais sonhos lúcidos, porque ocorrem enquanto estamos conscientes.

A síncope vasovagal pode ser induzida por dor intensa, calor forte, por ficar em pé durante muito tempo, por medo ou estados de ansiedade intensa.

Em casos extremos, pode sim causar desmaios, além de vir acompanhada de outros sintomas, como tontura, falta de ar, tremedeira e etc... Existem diversas causas que, sozinhas ou combinadas, podem vir a desencadear o transtorno de ansiedade, tais como: traumas, estresse, genética, doenças físicas e até mesmo a depressão.

A chamada síncope vasovagal – ou neurocardiogênica – é o tipo mais comum, sendo originado por uma dificuldade de regulação entre a frequência cardíaca e a pressão arterial, que resulta na diminuição da oxigenação cerebral.

Caso encontre a vítima já desmaiada, checar a respiração é a primeira providência a ser tomada. “Se estiver respirando normalmente, procure elevar suas pernas”, sugere Aguiar. “Isso aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e ajuda a recobrar os sentidos”.

Um dos desencadeantes bastante comuns na população que sofre de síncope reflexa é ver sangue. Ainda, a síncope situacional pode ser desencadeada por uma variedade de cenários, incluindo ao urinar, tossir, defecar, ou ao deglutir.

Desmaio causado por estresse ou emoção intensa
Existem circunstâncias que levam a esta Síndrome, que podem ser psicológicas como estresse intenso ou uma emoção forte (como ver sangue) e físicas, como calor excessivo, esforço intenso, dor forte ou gravidez. Em comum, todos essas situações podem estimular o nervo vago.

Não é preciso estar em pé para desmaiar. Apesar de ser mais comum em casos de pressão baixa, é possível desmaiar quando se está sentado ou deitado.

Antes do desmaio, a baixa no nível de oxigênio no sangue faz as células da retina não funcionarem direito, deixando a visão escura ou com pontos pretos, enquanto os sons vão ficando cada vez mais distantes.

Contudo, existem formas para saber se a pessoa está ou não desmaiada. Uma delas é chamar a pessoa pelo nome pois se ela acordar está dormindo, caso esteja desmaiada, não escutará as palavras e seu nome sendo chamado, não podendo responder. Outra forma de saber, é pela forma com que fica a respiração de quem desmaia.

O que significa sonhar com morte? Geralmente, sonhar com morte sugere transformação e transição em sua vida desperta. Já em outros momentos, pode ser manifestação do seu estresse e medo. Você pode estar sendo engolido por emoções negativas, deixando-o exausto e cansado.