Como funciona a carona compartilhada?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

O Blablacar funciona de maneira bem simples. O motorista que oferece a carona informa no aplicativo o itinerário a ser percorrido, a data e a hora da partida, o número de vagas disponíveis e o valor para cada passageiro.

As vantagens de usar algum tipo de carona solidária são variadas, desde viajar com mais conforto do que no transporte público ou ônibus privado até conseguir melhores preços para o deslocamento. Além disso, pode-se fazer um trajeto que não seja comum e por isso não seja coberto por alguma linha ou empresa.

Além de pessoas conhecidas, também é possível oferecer carona para desconhecidos que moram e trabalham perto.

Melhores aplicativos para pedir carona

  1. Carona Direta. 2.231 downloads. ...
  2. Meleva. 1.154 downloads. ...
  3. TipCar. 1.577 acessos. ...
  4. Uber. 62.499 downloads. ...
  5. Zaznu. 2.135 acessos.

- a pessoa mais importante é quem entra primeiro no automóvel. - Se você estiver no carro da empresa, cujo motorista não é o dono do automóvel, sente-se do lado direito, atrás do carona. Isso vale também se você for a chefe do grupo que a acompanha.

Desenvolvido no Rio Grande do Sul em maio de 2017, atualmente o app Garupa está em funcionamento em mais de 700 cidades de dez estados brasileiros, disponível para uso em celulares Android e iPhone (iOS), com tarifas um pouco mais baratas que as do Uber.

Furtos e roubos
Por isso, se você coloca uma pessoa voluntariamente dentro da boleia, está dando margem para sofrer roubos e furtos. Dependendo de como seu empregador e a seguradora entenderem o ocorrido, é possível até que o condutor entre como solidário na culpa.

Motoristas podem oferecer carona a terceiros, engrossando a renda com seus carros particulares. A ideia permite que as corridas fiquem até 40% mais baratas, mas a estrutura ficou tão significativa que está desagradando aos profissionais.

A adesão a ata de registro de preços (carona) está condicionada à comprovação da adequação do objeto registrado às reais necessidades do órgão ou da entidade aderente e à vantagem do preço registrado em relação aos preços praticados no mercado onde serão adquiridos os bens ou serviços.

Para ser “carona”, basta acessar o aplicativo de passageiros da 99 no smartphone, se cadastrar e publicar um pedido na aba do 99Carona, colocando o local de embarque (endereço de casa ou do ponto de encontro mais conveniente) e o de destino, com agendamento de, no mínimo, 15 minutos de antecedência.

A prática do “carona” permite que órgãos e entidades da Administração que não participaram da licitação, após consultar o órgão gerenciador e o fornecedor registrado, demonstrando a vantagem da adesão, celebre contratos valendo-se da ata de registro de preços do outro ente.

Carona é o nome dado a possibilidade de utilizar a Ata de Registro de preços que você venceu para fornecer a outro órgão que não participou da licitação. Nas Contratações por Sistema de Registro de Preços do Governo Federal isso é possível a partir do Decreto nº 7892/2013 em seu artigo 22: Art. 22.

Converse com o condutor antes de viajar
Para mandar mensagem, toque sobre um card de carona e arraste o dedo para cima. Depois, toque em "Entrar em contato com..." para iniciar a conversa. Aproveite o chat para saber mais informações sobre o motorista e suas condutas.

O BlaBlaCar é um dos mais populares apps de carona para viagens entre cidades. Motoristas divulgam viagens por horário, modelo do carro e locais de partida e chegada. A própria plataforma calcula um valor estimado dos gastos do trajeto e divide entre os passageiros, com pagamento em dinheiro no momento da viagem.

O Waze Carpool é seguro? O Waze Carpool é seguro justamente por ser administrado pelo próprio Waze. O aplicativo solicita algumas informações e verifica o perfil de cada motorista e passageiro para que cada um saiba que aquela pessoa é realmente quem diz ser.

O foco do serviço é em corridas na mesma cidade ou região, enquanto o BlaBlaCar dá destaque a viagens entre cidades e estados diferentes. As viagens do Waze Carpool custam entre R$ 4 e R$ 25 dependendo da distância percorrida. O pagamento é feito apenas via cartão de crédito, e o motorista recebe o valor mensalmente.

No Carpool, o sistema é diferente: o motorista não lucra com a corrida, mas recebe o equivalente a metade do que ele gastaria com combustível para aquele trajeto, calculado pelo app. O passageiro "racha" a conta da gasolina por meio de cartão de crédito, e o condutor só recebe uma vez por mês.

Continuar lendo Como dividir carona?