Como funciona a gestão horizontal?

Perguntado por: scosta . Última atualização: 24 de abril de 2023
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Gestão horizontal é um modelo em que as decisões são tomadas em conjunto e não apenas pelas lideranças. A premissa é que a hierarquia tradicional fique em segundo plano ou até mesmo seja extinta, ou seja, que não haja relações de poder.

O que é uma organização horizontal? Tendo em mente o exposto acima , uma organização horizontal é aquela que tem um organograma plano ou "achatado". Neste tipo de organização, não há uma grande presença de gerentes, e muitos trabalhadores estão sob a responsabilidade de um único gerente.

A gestão horizontal é uma abordagem que aposta em uma estrutura menos rígida de organização. Essa forma de gerir pessoas dá mais autonomia para os colaboradores na tomada de decisão e também maior responsabilidade. As decisões são tomadas em conjunto pelos integrantes da equipe.

O organograma horizontal também deixa marcadas as hierarquias da empresa. No entanto, a estruturação é feita para a lateral, e não de cima para baixo. O intuito é mostrar que as relações de poder têm menos importância, sem que se perca a ideia de organização.

O organograma horizontal é um modelo utilizado por empresas que acreditam que a hierarquização dos cargos e a subordinação dos papéis não é o mais importante. Nesse modelo, os funcionários possuem mais autonomia, poder na tomada de decisões e ainda, podem desempenhar outras funções.

Algo é vertical quando é representado de cima para baixo (ou de baixo para cima), enquanto horizontal é algo representado em uma direção paralela ao horizonte, ou nivelado.

Apesar de serem poucas as desvantagens da horizontalização, vale saber que com esse modelo de produção sua empresa terá:

  • Maior dependência de terceiros;
  • Menor controle da tecnologia;
  • Aumento da carga de trabalho em equipes como de Procurement, que terá que procurar novos fornecedores com frequência.

Chamamos de comunicação horizontal aquela que ocorre entre funcionários e equipes para tratar de assuntos do dia a dia.

Significado de Horizontal
adjetivo Paralelo ao horizonte. Perpendicular a uma direção que representa convencionalmente a vertical: escrita horizontal. Deitado, prostrado, estendido. substantivo feminino Linha paralela ao horizonte.

Organograma horizontal
Aqui, ainda há níveis operacionais, mas a representação é feita da esquerda para a direita. Assim, a hierarquia deixa de ser o foco para dar lugar a uma responsabilidade compartilhada. Isto é, todos os envolvidos trabalham lado a lado, em sintonia e parceria.

Um lançamento horizontal acontece quando é dada velocidade inicial horizontal a um corpo, e posteriormente ele cai sob efeito da gravidade, como na figura a seguir. A trajetória seguida pelo corpo será de uma parábola.

Na gestão horizontal, todas as opiniões contam. Assim, todos os colaboradores sentem-se parte efetiva da empresa e responsabilizam-se pelos resultados. Tudo isso dá maior motivação para as tarefas do dia a dia. Isso porque aquele colaborador não está só executando ordens que muitas vezes ele nem entende.

Garantir a eficiência administrativa; Manter a comunicação com as partes interessadas; e. Avaliar o desempenho e apreender conhecimentos.

Definição. Integração vertical refere-se à integração de diferentes sistemas de informação de diferentes níveis hierárquicos, simplificando desta forma a troca de informações da base para o topo da hierarquia e vice-versa.

A principal desvantagem da gestão horizontal está relacionada ao fato de que os colaboradores podem se sentir perdidos em relação ao cumprimento de tarefas, por isso esse modelo deve ser bem alinhado.

Nas estruturas organizacionais verticais são fatores que ficam presos à cadeia de comando, porém na estrutura horizontal, acontece de forma mais orgânica.