Como funciona a rotina de admissão de novos funcionários?

Perguntado por: rsantana3 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Apresentar a empresa e suas instalações; Mostras os equipamentos que o profissional irá utilizar enquanto funcionário da corporação; Apresentar formalmente o novo colaborador aos seus colegas de equipe; Configurar os acessos necessários como senha, login, e-mail corporativo, biometria e outros).

Documentos obrigatórios para a admissão de novos funcionários

  1. Foto 3x4 para o livro de empregados;
  2. Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  3. Documento de Identidade;
  4. Comprovante do CPF;
  5. Número do PIS/PASEP;
  6. Título de eleitor;
  7. Comprovante de endereço;
  8. Certificado de reservista (homens maiores de idade).

A admissão é o processo de contratação de um funcionário pela empresa. Ela engloba várias etapas que vão desde a divulgação da vaga, ao exame admissional e à assinatura do contrato, que é a parte legal para formalizá-la.

A resposta para essa pergunta varia de caso a caso. De acordo com dados do próprio Indeed , publicados na versão norte-americana do site, 44% das empresas demoram até duas semanas para dar um retorno depois de uma entrevista, 37% levam uma semana, e apenas 4% dão um retorno no mesmo dia ou no dia seguinte.

Novas contratações geram meses de trabalho
Assim, pesquisas mostram que aqui no Brasil – o 2º país que mais sofre com contratações erradas –, os processos seletivos (da divulgação da vaga ao aperto de mãos final) podem demorar, em média, de oito a 12 semanas.

A ficha de registro de empregado é prevista no artigo 41 da CLT: "Art. 41 – Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

Considerando que a empresa tenha jornada de trabalho aos sábados e domingos, informamos que não há impedimento legal na contratação de empregados nesses dias, bem como efetuar desconto sobre faltas injustificadas ocorridas em referidos dias, desde que a empresa tenha pactuado com o empregado que este trabalhará aos ...

Para que a admissão do empregado seja formalizada, o empregador deverá solicitar ao trabalhador a apresentação de alguns documentos que terão como finalidade, além da sua identificação, possibilitar o correto desempenho das obrigações trabalhistas, não só em relação ao próprio trabalhador, mas também nas relações da ...

Integração da pessoa colaboradora
A integração de novas pessoas colaboradoras deve ser parte do processo de admissão, pois é fundamental para o bom desempenho do profissional. Logo, deixe-a ciente da missão, visão, valores, cultura, normas e rotinas da companhia.

O processo de onboarding de funcionários se refere à integração e adaptação de novos colaboradores nas empresas. O objetivo do onboarding é instruir os novos funcionários sobre cultura, rotina e dinâmicas corporativas.

O prazo para o empregador assinar a CTPS do trabalhador é de até cinco dias úteis a contar do primeiro dia de trabalho como determina o artigo 29 da CLT.

Como saber se a carteira já foi assinada? É possível saber se a carteira de trabalho foi assinada verificando, por exemplo, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), através do número da carteira de trabalho (usando o CPF) direto no INSS (no site ou App).

A melhor data para a admissão de novos funcionários é logo após o fechamento da folha de pagamentos de sua empresa, pois, dessa forma, esse novo funcionário estará na folha de pagamento do mês seguinte.

5- O recrutador explica as próximas etapas
E, caso o entrevistador diga que vai entrar em contato para agendar as próximas atividades, pode ter certeza de que você foi bem e seguirá na disputa pelo cargo. Caso contrário, a pessoa apenas encerraria a conversa e agradeceria a sua participação.

A falta de colaboradores na área de recursos humanos e a sobrecarga de trabalho desses profissionais podem ser as principais causas dessa ausência ou demora em oferecer retorno num processo seletivo.