Como funciona o adicional por tempo de serviço?

Perguntado por: zfreitas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O adicional por tempo de serviço é uma revisão no salário que as empresas pagam para os colaboradores ao completar um tempo determinado na companhia. O que muitos não sabem é que o benefício não é obrigatório nas instituições privadas, mas é um direito dos servidores públicos.

O cálculo considerando o tempo de serviço é mais simples do que o de férias. O valor do salário do funcionário deve ser dividido por 12 (meses de um ano) e então multiplicado pela quantidade de meses em que ele trabalhou. Seguindo no exemplo que dei acima teremos 1/12 multiplicado por 6.

Quinquênio é a prática de dar um adicional por tempo de serviço no valor de 5% no salário do colaborador — isso é incorporado ao seu pagamento mensal após um período de cinco anos na empresa.

Exemplo: se a dispensa ocorrer no 10º dia do mês, o trabalhador dispensado terá direito ao valor correspondente a dez dias de remuneração, a título de saldo salarial. Deve-se dividir o valor do salário por 30 e multiplicar este resultado pelo número de dias trabalhados (salário/30 x nº de dias trabalhados).

Todos os colaboradores podem receber esse tipo de adicional salarial. Veja: Servidores públicos: recebem ATS em razão de previsão em lei; Colaboradores de empresas privadas: recebem ATS por causa de previsão em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou por norma interna da própria empresa.

Este adicional foi extinto pela Medida Provisória n.º 1.964/19999, reeditada e renumerada pela 2.171/2000, sendo respeitadas as constituídas até a de 8 de março de 1999. Conforme Artigo 244 da Lei 8112/1990, os adicionais por tempo de serviço já concedidos ficam transformados em anuênios.

Total aproximado do acerto trabalhista: R$21.900. Esse é o valor aproximado para quem deseja saber quanto devo receber por 5 anos de trabalho salário 1500. É importante lembrar que esses cálculos podem variar dependendo de outros fatores, como benefícios, descontos, horas extras, entre outros.

Adicional por tempo de serviço: anuênio, biênio, quinquênio – Introdução.

Esse tempo de contribuição é de 30 anos para mulheres e de 35 para os homens. Até o final dos anos 90, a aposentadoria por tempo de contribuição era chamada de “aposentadoria por tempo de serviço”.

Após ter os documentos em mãos, o passo a passo é o seguinte:

  1. Acessar o site do Governo Federal;
  2. Escolher o serviço “Simulações”;
  3. Clicar na opção “calcular tempo de contribuição”;
  4. Preencher os dados pessoais do trabalhador;
  5. Inserir as informações sobre os vínculos de trabalho para o INSS;
  6. Gerar o relatório.

Para realizar essa conta, divida o seu salário por 30 e multiplique pela quantidade de dias trabalhados até o dia em que o contrato foi encerrado. Ao resultado, some as horas extras e eventuais adicionais.

o funcionário terá direito, após cada período de 5 (cinco) anos, contínuos, ou não, à percepção de adicional por tempo de serviço, calculado à razão de 5% (cinco por cento) sobre o vencimento ou remuneração, a que se incorpora para todos os efeitos.

É o chamado quinquênio, que consiste em um acréscimo de 5%, calculado sobre o valor dos vencimentos.

O quinquênio é um adicional por tempo de serviço (ATS) no valor de 5% do salário do colaborador que é incorporado ao seu pagamento mensal após um período de cinco anos.

O trabalhador recebe entre três e cinco parcelas de seguro-desemprego, dependendo de quanto tempo trabalhou antes da demissão. Dessa forma, o trabalhador recebe três parcelas se tiver no mínimo 6 meses trabalhados; quatro parcelas se tiver no mínimo 12 meses; e cinco parcelas se trabalhou 24 meses ou mais.