Como funciona o processo de Sifonação?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Sifonação: Método no qual utilizamos mangueira, pipeta, canudo, seringa e etc, para retirar o líquido mais denso ou o menos denso de uma mistura formada por apenas líquidos. Exemplo: Separar os componentes da mistura formada por água e óleo.

Significado de Sifonagem
substantivo feminino Ação ou resultado produzido pelo sifão em aparelhos, aquários etc. Etimologia (origem da palavra sifonagem). De sifão sifon + agem.

A decantação ocorre quando se inclina o recipiente que contém a mistura, derramando em outro recipiente o líquido menos denso, que ficou na parte de cima. Isso pode ser feito também por sifonação, que é a transferência do líquido por meio de um sifão ou uma mangueira plástica, iniciando-se o fluxo por sucção.

O sifão serve também para separar líquidos que não se misturam, como a água e o óleo. Já vimos esse processo rapidamente na parte relativa à dissolução fracionária. É um processo usado para separar um sólido de um liquido (como a água, por exemplo).

A centrifugação é um método de separação que se baseia na diferença de densidade entre os componentes da mistura. A fórmula da força centrífuga considera a massa do objeto/partícula, portanto, está relacionada à densidade (densidade = massa/volume).

Decantação

A decantação é um processo de separação que permite separar misturas heterogêneas. Utilizada principalmente em misturas bifásicas, como sólido-líquido (areia e água), sólido-gás (poeira-gás), líquido-líquido (água e óleo) e líquido-gás (vapor d'água e ar).

A filtração é um método de separação de mistura que faz uso de um filtro para separar os componentes de uma mistura, que pode ser dos tipos sólido + líquido (areia + água) ou sólido + gás (poeira + ar).

Para separar o sal da água, é preciso que a água sofra o processo de evaporação. Esse processo pode ser feito por ebulição, esquentando a água até que ela evapore. Ou natural, deixando a mistura ao sol, que a luz solar fará o trabalho de evaporar a água. Depois que a água evapora, sobrará somente o sal no recipiente.

sonda nasogástrica sifonagem - Cia Hospitalar.

MATERIAL
Sonda de tamanho apropriado; Agente anestésico tópico; • Luvas de procedimento; • Esparadrapo ou micropore; • Gaze; • Frasco coletor; • Seringa; • Estetoscópio.

A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.

A filtração a vácuo é um processo que usa uma bomba para criar uma pressão negativa na parte inferior de um recipiente cheio do líquido que você deseja filtrar. Essa pressão negativa força o líquido através de um filtro, onde as impurezas são retidas pelo material do filtro.

Destilação simples

Qual dos processos a seguir é o mais indicado para separar uma mistura de água e álcool? Destilação simples.

Como funciona o sifão? O sifão é basicamente um dispositivo que transporta os líquidos de uma altura mais baixa para outra, passando por um ponto mais alto. No caso da pia da cozinha, por exemplo, o sifão levará o líquido da cuba da pia (recipiente mais alto) para o cano de saída do esgoto (recipiente mais baixo).

O sifão é uma peça fundamental para o bom funcionamento do sistema hidráulico de uma casa. Ele é responsável por escoar a água de pias, lavatórios e tanques para a rede de esgoto, prevenindo vazamentos, e também evitando que o odor dos encanamentos sejam propagados no ambiente.

A filtração é um método físico de separação de misturas heterogêneas, quando temos um sólido disperso em um líquido ou gás. Basicamente, passa-se a mistura heterogênea por um filtro, isto é, um material poroso, no qual ficam retidas as partículas sólidas suspensas, a parte líquida ou gasosa atravessa o filtro.

A força centrífuga é uma força inercial observada em trajetórias curvilíneas que nos causa a sensação de sermos puxados para fora dos objetos. A centrifugadora laboratorial utiliza a força centrífuga a fim de separar os componentes sanguíneos para as análises.

Basicamente, ela é utilizada para separar diferentes componentes em uma amostra líquida. Esse processo é feito através da força centrífuga, que atua sobre as partículas presentes no material. A centrifugação pode ser utilizada em diversos tipos de amostras, desde sangue até cultura celular.

Realizar a centrifugação nada mais é do que acelerar o processo de decantação. Se o objetivo for separar rapidamente o sólido de um líquido, podemos submeter a mistura a uma centrífuga. Ela vai girando em alta velocidade e depositando no fundo as partículas sólidas, que são mais densas.