Como funcionava a primeira máquina a vapor?

Perguntado por: ifigueiroa . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Nessa máquina o vapor gerado na caldeira era enviado para um cilindro localizado em cima da caldeira. Após, um pistão era puxado para cima por um contrapeso e quando ele ficava cheio de vapor, injetava-se água condensando o vapor e reduzindo a pressão, fazendo o ar movimentar o pistão para baixo.

A locomotiva a vapor é uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção.

Eram precárias as condições de vida e trabalho dos artesãos no início da primeira revolução industrial: as fábricas tinham um ambiente insalubre; o tempo de trabalho chegava a 80 horas semanais; os salários eram bem abaixo do nível de subsistência.

O primeiro dispositivo que utilizava esse mesmo princípio de funcionamento foi a máquina de Herón, no século I d.C. Em 1698, Thomas Savery criou a primeira com utilidade prática, que era usada para retirar água das minas.

A maioria das ferrovias construídas antes de 1825, estendia por 3km ou menos, e servia ao transporte simples, como carvão ou pedras, até o cais de embarque. Os vagões eram puxados um a um, por cavalos ou homens. A expansão das ferrovias, que transformou a vida no séc. XIX, está intimamente ligada à máquina a vapor.

As primeiras locomotivas apareceram no século XIX, eram propulsionadas por motores a vapor e foram , sem dúvida, o mais popular até o final da Segunda Guerra Mundial. No Brasil eram chamadas popularmente como "Maria-Fumaça", em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento.

De forma simples, o combustível é queimado na fornalha, o calor da queima passa para a caldeira onde está a água; ao ser fervida, gera vapor, que quando acumulado no Domo, cria uma pressão. Essa pressão é liberada e com sua força é capaz de movimentar os cilindros, fazendo a máquina andar.

Os operários eram submetidos a condições desumanas de trabalho. As fábricas geralmente eram quentes, úmidas, sujas e escuras. As jornadas de trabalho chegavam a 14 ou 16 horas diárias, com pequenas pausas para refeições precárias.

Uma das primeiras utilizações da máquina a vapor foi para fabricação de tecidos. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias aumentou muito e o lucro dos donos das fábricas também . As fábricas se espalharam rapidamente e provocaram mudanças profundas no modo de vida e na mentalidade de milhões de pessoas.

O termo Primeira Revolução Industrial marcou o início do processo de industrialização mundial, ou seja, a substituição da produção baseada especialmente na manufatura para a chamada produção de maquinofatura, que contava com a participação de máquinas e equipamentos diversos no processo produtivo.

As máquinas são dispositivos feitos pelo homem com o objetivo de realizar um trabalho. Contruídas com componentes denominados de elementos de máquinas. Este trabalho sempre envolve algum tipo de movimento e de transferência de energia.

As primeiras máquinas térmicas usavam o vapor d'água produzido em caldeiras como combustível para gerar movimento e realizar trabalho como, por exemplo, girar uma roda d'água ou as rodas de um trem.

Inicialmente, as máquinas eram feitas, basicamente, de madeira. A utilização do vapor, contudo, exigia material mais resistente. Essa necessidade levou ao aperfeiçoamento da metalurgia. Aos poucos, as máquinas passaram a ser feitas com ferro, e a energia do vapor pôde ser aplicada a diversos ramos da indústria.

Na verdade, as condições de vida dos trabalhadores eram precárias: eles viviam em bairros afastados das regiões centrais das cidades, suas casas eram insalubres, construídas em ruas escuras e sem pavimentação, eram mal ventiladas, não tinham água e apresentavam péssimas condições sanitárias.

Em linhas gerais, o motor funcionava utilizando o vapor de água em ebulição como “combustível”. Para gerar a combustão, inicialmente, se usou lenha e depois o carvão.

O protótipo era muito rudimentar: tratava-se de uma caldeira na horizontal, apoiada por quatro rodas. Para os leigos, ela não passava de um enorme tonel deitado, com chaminé e rodas. Trevithick teve que fazer muita propaganda, pois poucos viam futuro "naquilo".

Eram máquinas de grande peso que desenvolviam pequena velocidade. Frequentemente, os trens de passageiros simplesmente paravam no meio dos túneis. Essas locomotivas acabaram sendo vendidas. As outras quatro marias-fumaças, da fábrica Baldwin, foram importadas da Filadélfia, nos Estados Unidos.

A maria-fumaça é uma charmosa locomotiva a vapor que proporciona encanto àqueles que embarcam e aos que a assistem passar. O primeiro vagão, que puxa os demais, é composto por uma pequena chaminé que solta fumaça no decorrer do trajeto.

Uma máquina a vapor não cria energia, mas sim usa o vapor para transformar a energia quente que é liberada pela queima de combustível. Toda máquina a vapor possui uma fornalha para que seja realizada a queima de carvão, óleo, madeira ou mesmo outro combustível para produzir energia calorífica.

  • James Watt
  • Thomas Newcomen
  • Edward Somerset, 2nd Marquess of Worcester
  • Edward Huber

Você sabia que o nome Maria Fumaça vem exatamente desse processo? Porque a lenha ao queimar na fornalha produzia uma fumaça que era expelida pela chaminé e que podia ser vista de muito longe, como um sinal de que o trem estava passando.