Está a todo vapor tem crase?

Perguntado por: mdias . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 9 votos

A forma correta é a vapor, sem crase. A grafia à vapor, com crase, está incorreta e em desacordo com as normas da língua portuguesa.

Uma boa dica para saber se deve ou não usar crase, é substituir a palavra feminina por uma masculina. Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave.

2. A expressão frente a frente, que significa “cara a cara”, “face a face”, “um diante do outro”, deve ser escrita sem hífen e sem crase. Passou a ser escrita sem hífen a partir do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 2009. E o a não tem o acento grave, pois não se usa crase em expressões com palavras repetidas.

Significado de a todo vapor: Expressão que se refere àquela pessoas esta com muita energia.

Quando você quer dizer de algo — um plano ou projeto, uma ação qualquer — que está seguindo em frente com energia e vigor, uma das melhores expressões que vêm à mente é “a todo vapor”. Porque, é claro, nada descreve potência e rapidez tão bem quanto a imagem de um trem seguindo em frente a toda.

A crase não deve ser empregada junto a alguns pronomes demonstrativos. Os pronomes demonstrativos não admitem determinantes (artigo, por exemplo). Dessa forma, não é apresentada na oração a contração entre artigo e preposição, mas tão somente a preposição.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Nunca haverá crase diante de verbos, afinal, verbos não admitem artigo, não ocorrendo a fusão da preposição “a” mais artigo feminino “a”. Por isso, orações como “Passei a estudar” não terão, nunca, crase. Nunca haverá crase diante de numerais, exceto se esse numeral indicar hora definida.

As duas formas podem estar corretas, dependendo da estrutura da frase. Quanto a é uma locução prepositiva que termina com a preposição a. Dependendo do termo seguinte, poderá ocorrer ou não contração com esse termo, ou seja, poderá ocorrer ou não crase: Quanto a isso, nada sei.

Exemplo: “Estou indo a padaria” ( para verificar se há crase, mudo “padaria” por “shopping”) Ficaria: “Estou indo ao shopping”. (Epa! Então deu “ao”!) Portanto, nesse caso, o “a” antes de padaria é com acento grave: Estou indo à padaria.

Nota: A crase é a contração da preposição "a" com o artigo feminino "a" (s). Significa que não existe gramaticalmente razão para que se escreva: Estou à trabalho. Porque jamais pronunciamos "a trabalho". O que deve anteceder o substantivo trabalho, é o artigo masculino "o", portanto "o trabalho".

A forma correta de escrita da locução é a todos, sem acento indicador de crase.

03) Nas locuções prepositivas e conjuntivas femininas ocorre crase. Exemplos: à maneira de, à moda de, às custas de, à procura de, à espera de, à medida que, à proporção que...

1 Com todo o ímpeto, toda a energia. 2 A toda velocidade. 1 N.E. Pop.

2 resultados encontrados.

  1. A todo vapor. Sinônimos de A todo vapor: enérgico cheio de energia animado.
  2. Fugaz. Sinônimos de Fugaz:

vaporoso (adjetivo) -

A forma correta é a vapor, sem crase. A grafia à vapor, com crase, está incorreta e em desacordo com as normas da língua portuguesa. Neste artigo, vamos explicar por que não se usa o acento grave com essa expressão.

substantivo masculino Gás resultante da mudança de estado de um líquido ou de um sólido: vapor de água. A água que passou para o estado gasoso constitui um exemplo de vapor.

Significado de Contravapor
substantivo masculino Vapor orientado para fazer uma máquina a vapor mover-se em direção contrária àquela em que se movia.

Caso o pronome de tratamento seja feminino e sirva só para substituir mulheres, pode ocorrer a crase: "Referia-se à senhora (=ao senhor); à doutora (=ao doutor);