Como gerar energia sustentável?

Perguntado por: esantana . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

A melhor forma de se utilizar energias sustentáveis é combinando umas com as outras, diversificando a matriz energética. Se investirmos mais em energia solar e eólica podemos aproveitar períodos de secas, que interferem na geração de energia hídrica, para gerar a nossa energia com o sol ou o vento e economizar água.

No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica). Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas, a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.

Energia Solar
O sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela se manifesta de duas formas: luz e calor. Enquanto o calor é utilizado para aquecimento da água através dos sistemas solares térmicos, a sua luz é cada vez mais utilizada para geração elétrica.

A energia hidrelétrica é a fonte limpa e renovável com a maior capacidade instalada do mundo. No final de 2021, de acordo com o relatório IRENA, a capacidade global de geração renovável era de 3.064 GW.

A energia hídrica é a fonte renovável mais utilizada para geração de eletricidade no Brasil. Hoje, ela responde por uma participação de 57,3% na matriz elétrica do país, a qual deve cair para 45,2% até 2031, segundo o PDE.

São exemplos de fontes renováveis: hídrica (energia da água dos rios), solar (energia do sol), eólica (energia do vento), biomassa (energia de matéria orgânica), geotérmica (energia do interior da Terra) e oceânica (energia das marés e das ondas).

Desvantagens das energias renováveis
Assim, o risco de diminuição da produção de energia de fontes renováveis pode comprometer o abastecimento da população. Outro ponto importante é que, hoje em dia, as energias renováveis ainda não conseguem gerar uma quantidade de energia como a produzida pelos combustíveis fósseis.

Como é gerada eletricidade limpa? A eletricidade limpa é gerada a partir de recursos naturais renováveis ou não renováveis, seja pela movimentação das águas, força dos ventos, captação da luz solar, materiais orgânicos, força das correntes oceânicas ou por fluidos da zona quente.

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Um modo de geração de energia mecânica ou elétrica é considerado limpo se não liberar substâncias poluentes para o meio ambiente.

Energia limpa é aquela produzida a partir de fontes renováveis, disponíveis em maior ou menor abundância na natureza. Ao contrário daquela proveniente de fontes poluentes, essa modalidade energética não libera gases prejudiciais na atmosfera e sua produção tem pouco impacto nos ecossistemas.

Gerador de Energia Infinita: O Que é? São máquinas estudadas por cientistas - inicialmente em Chicago - que funcionam em um movimento perpétuo. Assim, elas funcionariam de forma infinita, gerando energia sempre. Antes eram apenas uma teoria, mas geradores de energia infinita já são estudados ao redor do mundo.

Segundo o Princípio de Lavoisier, a energia não pode surgir do nada e nem pode ser destruída. A única possibilidade que existe é a transformação de um tipo de energia em outro, como a energia da queda d´água nas hidrelétricas que é convertida em energia elétrica.

Em vez de usar eletricidade para fazer ventar, como um ventilador, as turbinas eólicas usam o vento para produzir eletricidade. O vento gira as pás, que giram um eixo, que se liga a um gerador, produzindo eletricidade. O gerador são basicamente dois ímãs que, ao girar um sobre outro, produzem carga elétrica.

Investir em energia renovável pode ajudar a evitar emissões de gases de efeito estufa e a proteger as comunidades dos efeitos das mudanças climáticas. Também é a fonte mais barata da nova geração de energia para mais de dois terços do planeta e não possui custos com combustível.

O QUE É O HIDROGÊNIO VERDE E COMO ELE É OBTIDO
Este método utiliza a corrente elétrica para separar o hidrogênio do oxigênio que existe na água. Por esta razão, se essa eletricidade for obtida de fontes renováveis, então produziremos energia sem emitir dióxido de carbono na atmosfera.

As vantagens do uso desse tipo de energia estão relacionadas ao seu baixo custo de manutenção e ao não impacto ao solo. Contudo, as desvantagens estão relacionadas à emissão de dióxido de enxofre, altamente prejudicial à saúde, durante a produção de energia.

Top 5 - Fontes limpas de energia

  1. Solar. O aproveitamento dos raios solares para a geração de energia é uma das formas menos nocivas ao meio ambiente. ...
  2. Eólica. Esta também é considerada uma das fontes mais limpas para a produção de energia. ...
  3. Biomassa. ...
  4. Geotérmica. ...
  5. Hidrelétrica.

As principais fontes de energia suja são o petróleo, o carvão mineral e o carvão vegetal, a energia nuclear (principalmente levando em consideração o lixo atômico gerado no processo) e gás natural.

De forma bem básica, seguem 3 dicas para ajudar com a eficiência energética:

  • 1 – Atuar na CONSCIENTIZAÇÃO, reduzir o TEMPO (kWh) ...
  • 2 – Atuar na TECNOLOGIA, reduzir a POTÊNCIA (kWh) ...
  • 3 – Atuar em ambos CONSCIENTIZAÇÃO e TECNOLOGIA, reduzir o TEMPO e a POTÊNCIA (kWh)

O que precisa ser feito nos próximos 50 anos para que a geração de energia seja mais eficiente e prejudique menos o meio ambiente e as sociedades? Proponha quantas soluções você quiser, mesmo que elas pareçam estranhas, complexas ou difíceis de realizar – e assim que ideias inovadoras podem surgir.

A energia hidrelétrica e a térmica podem ser exemplos de energia renováveis, mas isso não significam que são limpas. Já a energia sustentável é aquela que é utilizada em uma quantidade e velocidade nas quais a natureza é capaz de repô-las. Ou seja, há um equilíbrio entre a produção e o consumo de energia.