Como germinar jambu?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

O plantio da jambu é realizado por sementes ou ramos. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, transplantando quando as mudas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas. Isso leva cerca de um mês. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem.

O jambu é uma planta muito comum de ser encontrada no norte do Brasil, principalmente no estado do Pará.

Sua raiz é axial e apresenta intenso enraizamento secundário, podendo atingir cerca de 20 cm de profundidade. Além disso, possui folhas simples, cartáceas e opostas, com flores hermafroditas e dispostas em capítulos (inflorescência) e frutos tipo aquênio. O jambu pode ser propagado de forma sexuada ou assexuada.

O plantio da jambu é realizado por sementes ou ramos. Semeie no local definitivo da horta ou em sementeiras, transplantando quando as mudas tiverem tamanho suficiente para serem manuseadas. Isso leva cerca de um mês. As sementes devem ser cobertas apenas por uma leve camada de terra peneirada ou de serragem.

Nada de refrão ou tremor na ponta da língua? Então, talvez você esteja por fora da onda que o jambu tem provocado, seja no campo empresarial ou, digamos, sensorial. — O espilantol é o ativo contido no jambu, e que provoca todas essas maravilhas. É isso que dá uma sensação levemente eletrizante, de picadinhas.

As folhas e flores de jambu são usadas cruas ou cozidas em receitas como saladas, arroz, molhos e pratos típicos como tacacá e pato no tucupi, além de ser usado no preparo de cachaça e cerveja.

O conhecimento tradicional indica o jambu utilizado como produto fitoterápico em fortificantes, estimulador de apetite, antiinflamatório, antihelmintico, analgésico, diurético, anestésico bucal, estimulante sexual , dentre outros.

CUIDADOS Em vez de produtos químicos, a cama de frango é a fonte de adubo mais adotada para o cultivo de jambu depois da limpeza manual de ervas daninhas. Três dias antes do transplante, incorpore cerca de 30 litros de cama de frango para cada canteiro de 1,2 metro por 25 metros.

Como Plantar: Coloque as sementes para germinar a 4 cm de profundidade na terra, em recipientes individuais, ou canteiros, contendo substrato organo-arenoso e mantenha-os em ambiente claro a ensolarado. A germinação também é possível à sombra, mas toma mais tempo. A taxa de germinação é alta para sementes frescas.

Por isso, a medicina popular sempre o utilizou para o alívio de dores de garganta, inflamações na boca e dores de dente. Além disso, a infusão de suas folhas é usada para amenizar sintomas da tuberculose, bem como no tratamento de problemas digestivos.

É uma fruta rica em compostos bioativos, que podem auxiliar na prevenção de doenças crônicas como problemas cardiovasculares e respiratórios, câncer e até diabetes.

O mercado erótico descobriu há algum tempo um efeito sensorial causado pelo jambu, que quando em contato com a mucosa e a língua, sente-se um efeito parecido com formigamento ou dormência. Esse efeito sensorial se espalha pela boca e pode ser maior ou menor dependendo da concentração da planta no produto.

O solo deve ser bem drenado, fértil, leve e rico em matéria orgânica, com pH de 5,8 a 6,5. Quanto a irrigação, deve ser feita de modo a manter o solo sempre úmido, mas nunca encharcado. O plantio da jambu é realizado por sementes ou ramos.

Em seu uso fitoterápico tradicional as folhas e as flores do jambú são utilizadas no preparo de infusões para o tratamento da dispepsia, malária, infecções da boca e da garganta. É, também, recomendado contra a avitaminose C e como antibiótico e anestésico.

Você pode despetalar a flor para ser utilizada como um orégano, alecrim ou qualquer outro tempero. Mas também você pode usar para decorar pratos ou usar para fazer chá… tudo depende da sua criatividade.

Na Região Amazônica podem ser detectados dois tipos de plantas reconhecidas como jambu: o mais cultivado, denominado jambuassu ou botão- -de-ouro, de flores amarelo-ouro e sementes cinza escuras; o outro, conheci- do como jambu-zebu, jambu-branco ou jamburana (jambuarana), de flores amarelo-claras e sementes ...

Coloquei em vidro aferventado e ainda quente, esperei esfriar e tampei. Deixei na geladeira até o outro dia. Para usar em saladas, decorar arroz, para comer de aperitivo, de brincadeira etc.

A planta não é recomendada para mulheres que estejam gestantes. A justificativa é que, em excesso, o jambú traz um efeito forte em relação ao útero, que pode resultar em aborto.