Como identificar a quebra de resguardo?

Perguntado por: lboaventura . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Se não foi possível manter o tempo devido do resguardo e houve penetração vaginal deve observar se apresenta sintomas como: mal-cheiro na vagina, corrimento vaginal, sangramento ou aumento da dor na região púbica.

O puerpério, resguardo ou quarentena pós-parto é necessário, e como o próprio nome já diz, é preciso respeitar quarenta dias. A mãe pode fazer atividades da rotina, mas deve lembrar alguns cuidados. Clique para comprar este body de amamentação.

Não entre em pânico se vir sangue após uma relação sexual pós-parto. É normal ter um pouco de sangramento, mas se for intenso ou continuar por mais de um ou dois dias, não deixe de falar com o seu médico. E lembre-se: mesmo que o início seja difícil, tudo melhora com o tempo. Dê tempo ao tempo.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

A mulher não poderá engravidar enquanto estiver amamentando. Mito! Nos primeiros 42 dias do resguardo, há pouquíssima probabilidade de engravidar, e essa hipótese continuará baixa enquanto a mulher estiver amamentando por livre demanda, (no mínimo de 3 em 3 horas) que faz com que a ovulação seja inibida.

Normalmente, recomendo 45 dias,mas se vc está bem,não sente nada,começe com tarefas leves.

A mulher não pode lavar a cabeça durante o resguardo? Mito! Antigamente se acreditava em uma crença de que o sangramento poderia reverter da vagina para a cabeça, deixando a mulher louca, o que não passa de um mito popular. No resguardo não há problema nenhum em manter a higiene em dia lavando os cabelos.

Problemas do resguardo quebrado
O casal deve ficar atento para impedir o surgimento de complicações que geralmente são decorrentes de atividade sexual ocorrida durante o período de resguardo. Há o risco de infecção vaginal e uterina para a mulher. Já para o homem, aumenta a chance de infecção prostática.

Cuidado com a "friagem"
O fato de não poder expor-se às correntes de ar frio, denominada pelas mulheres de "friagem", não lavar a cabeça, não andar de pés descalços, não molhar os pés, não sair no sol e nem ficar no sereno.

O período de uso da cinta pode variar de mulher para mulher e de acordo com a recomendação médica, podendo ser no mínimo 1 mês após o parto e no máximo 3 meses. A cinta deve ser usada durante todo o dia e durante toda a noite, sendo retirada somente para tomar banho e para praticar exercício físico, por exemplo.

Evitar pegar peso e dirigir
Antes de 20 dias, não é recomendado fazer grandes esforços físicos, nem pegar peso que seja maior que o peso do bebê. Da mesma forma, não é recomendado dirigir entre 4 a 6 semanas após a cesárea, pois podem aumentar a dor e desconforto no local da cicatriz.

O sangramento pós-parto pode durar de duas a seis semanas, apresentando mudança na cor, consistência e quantidade com o passar do tempo. Imediatamente após o parto, o sangue é intenso e vermelho vivo ou vermelho acastanhado. Isso pode continuar por três a dez dias após o parto. Depois disso, ele começa a clarear.

POR QUE ACONTECE? A principal causa da hemorragia pós-parto é a atonia uterina, estado em que o útero perde seu tônus muscular, ou seja, a capacidade de contração.

Cuidados no pós parto
Após o parto é recomendado que a mulher fique em repouso, tenha uma alimentação saudável e equilibrada e beba bastante líquidos. Além disso, é recomendado que faça uso de absorventes noturnos e que observe as características do lóquio ao longo das semanas.

"O desconforto na atividade sexual pós-parto tem uma ligação hormonal com a amamentação. Além da redução da libido, ocorre a redução de lubrificação da vagina", pontua o ginecologista.

Sendo assim, algumas das suas roupas de gestante serão úteis nessa fase. As calças legging ou jeans com cós em elástico costumam funcionar bem, bem como batas e vestidos soltinhos. O ideal é que as roupas sejam confortáveis, sem elásticos ou botões que marquem a pele.

A mulher, durante os oito dias, não sai de casa e não pode cozinhar. O homem não pode sair na floresta e não pode fazer esforços físicos e nem ter relação sexual com outra mulher. E ambos não podem comer algumas espécies de peixes, carnes de caça e nem algumas frutas.

Geralmente 30 dias são necessários para retorno as atividades de vida habituais como cozinhar e descer escadas. Converse com o seu médico sobre essa liberação. Agende a consulta de puerpério em 30 a 40 dias.