Estou de resguardo posso lavar louça?

Perguntado por: aluz . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Olá! Pode sim! Mas evite grandes esforços, levantar peso.

Sim. Caso não tenha ocorrido nenhuma intercorrência no procedimento o tempo de repouso relativo varia de 30 a 40 dias. Mas não abuse, e qualquer situação inesperada procure o médico.

O puerpério (também chamado de resguardo ou quarentena) é o período de 42 dias a oito semanas após o parto que demora para que o corpo da mulher retorne à forma anterior à gestação. O período também é marcado por mudanças emocionais.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar.

O sangramento pós-parto pode durar de duas a seis semanas, apresentando mudança na cor, consistência e quantidade com o passar do tempo. Imediatamente após o parto, o sangue é intenso e vermelho vivo ou vermelho acastanhado. Isso pode continuar por três a dez dias após o parto.

A mulher, durante os oito dias, não sai de casa e não pode cozinhar. O homem não pode sair na floresta e não pode fazer esforços físicos e nem ter relação sexual com outra mulher. E ambos não podem comer algumas espécies de peixes, carnes de caça e nem algumas frutas.

O resguardo quebrado pode trazer riscos à saúde da mulher e à do seu parceiro. O papai e a mamãe precisam saber que devem respeitar o tempo recomendado por especialistas antes de retomarem a atividade sexual depois do parto. Se o casal desobedecer a essa orientação, poderá desenvolver infecções.

“O pós-parto é um momento em que pode haver recaídas de comportamentos ansiosos que podem estar presentes há mais tempo”, comenta o especialista. Também existe a possibilidade de as aflições e angústias fora do normal sentidas pela primeira vez após a chegada do bebê não desaparecerem por si só, sem tratamento.

"O desconforto na atividade sexual pós-parto tem uma ligação hormonal com a amamentação. Além da redução da libido, ocorre a redução de lubrificação da vagina", pontua o ginecologista.

Recomendo tarefas leves e em geral, um período de 30 a 60 dias deve ser evitado! Entretanto, o próprio organismo irá testar seu limite durante a recuperação, porém, procure evitar esforços. Até breve, aproveite o neném!

É proibido praticar atividades físicas
Exercícios mais pesados, como corridas, são proibidos nos primeiros 45 dias nos casos de parto normal e 90 dias nos casos de cesárea porque o esforço pode atrapalhar o processo de recuperação.

A quebra de resguardo pode incidir no risco de infecção vaginal e uterina para a mulher e, para o homem, aumenta o risco de infecção prostática. Se a mulher teve parto normal, a penetração também pode doer e machucar.

Em geral, a mulher perde aproximadamente meio litro de sangue durante e depois de um parto normal. Há perda de sangue porque alguns vasos sanguíneos se abrem quando a placenta se descola do útero.

A mulher sentirá suas mamas crescerem, ficarem quentes e pesadas. Pode ser acompanhada de fraqueza, cansaço, mal-estar e, eventualmente, febre baixa. Intestino: Após o parto o intestino da mulher fica mais lento e o aumento do volume da barriga é decorrente do acúmulo de gases.

Geralmente 30 dias são necessários para retorno as atividades de vida habituais como cozinhar e descer escadas. Converse com o seu médico sobre essa liberação. Agende a consulta de puerpério em 30 a 40 dias.

Sim, com 20 dias pós cesárea você já está liberada para as atividades diárias.

Mas quais são os alimentos que causam cólicas no bebê? Os principais são os produtos lácteos, a soja, o trigo, ovos, os crucíferos, as frutas cítricas, o café e o chocolate¹. Somente esse fator já seria suficiente para ressaltar a importância de a lactante seguir uma dieta adequada a sua situação.

Independentemente do tipo de parto, depois que a criança nasce, a orientação é respeitar a "quarentena", aquele período de 40 dias, também chamado de puerpério, em que a mulher deve evitar relações sexuais. Segundo os médicos, o objetivo é dar um "tempo" para que o organismo possa se recuperar minimamente.

Entre 10 e 12 dias o útero volta à posição intrapélvica. Durante os 25 dias posteriores ao parto, o endométrio (mucosa que cobre o interior do útero) vai cicatrizando de forma natural e, com o passar das semanas, vai recobrando a espessura. Entre os 30 e 45 dias pode reaparecer a ovulação.