Como identificar um curto-circuito elétrico?

Perguntado por: nsouza . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Existem certos sinais que indicam que sua tomada pode estar em risco de um curto-circuito:

  1. A tomada possui marcas ou cheiro de queimado;
  2. Som de zumbido vindo da tomada;
  3. Faíscas emitidas pela tomada, quando um aparelho é conectado nela.
  4. Uma simples verificação pode evitar um grave acidente.

Tente diminuir essa carga, desconectando aparelhos da tomada, por exemplo. Tem chances ainda de o circuito voltar a funcionar e o fusível ou disjuntor falharem novamente. Nesse caso, o problema pode estar em algum aparelho que ainda está conectado, ou no próprio circuito elétrico.

No caso de não descobrir onde exatamente está o curto-circuito, tente desligar a chave geral e chamar um eletricista profissional. Vale lembrar que mesmo com um disjuntor para garantir a segurança da rede, não é incomum que os fios não suportem o curto e acabem derretendo.

Além de causar incêndios, danos materiais e riscos à vida, alguns curto-circuitos podem ser silenciosos, mas igualmente prejudiciais, fazendo com que equipamentos funcionem de maneira incorreta, desgastando o circuito a longo prazo e gerando altos custos na conta de luz. energia, aumento da conta de luz.

A maneira mais eficaz de apagar o fogo é cortando a fonte de energia e desligar o disjuntor é o método mais seguro e eficaz a ser adotado nestes casos. Há situações, quando o sistema elétrico funciona normalmente, que o próprio disjuntor desarma assim que a instabilidade na instalação elétrica é detectada.

Abaixo listamos cinco maneiras de evitar um curto-circuito:

  1. 1.Verifique as tomadas antes de usar. ...
  2. Verifique os aparelhos eletrônicos antes de usá-los. ...
  3. Reduza o uso de equipamentos eletrônicos durante tempestades. ...
  4. Solicite uma manutenção no disjuntor. ...
  5. Faça a revisão de suas instalações elétricas a cada cinco anos.

“Um curto-circuito ocorre quando a resistência elétrica em um circuito é muito pequena e a corrente elétrica que o atravessa atinge uma intensidade muito elevada.” Esse aumento na corrente elétrica causa uma grande liberação de energia e, consequentemente, um superaquecimento dos condutores.

Eles ocorrem quando um caminho de baixa resistência não adequado para transportar eletricidade recebe uma corrente elétrica de grande intensidade. Em termos mais simples, os curtos-circuitos acontecem quando um fio aquecido, devido à passagem de corrente elétrica, toca um objeto ou outro fio condutor que não deveria.

Como evitar curto-circuito em casa?

  1. Verifique os aparelhos. Antes de usar um aparelho, verifique se ele está em boas condições de uso. ...
  2. Reduza o uso durante tempestades. ...
  3. Faça manutenção no disjuntor. ...
  4. Revise as instalações elétricas. ...
  5. Proteja as tomadas. ...
  6. Desligue a energia.

O curto circuito elétrico pode gerar fumaça e em casos mais graves até incêndio. A intoxicação por fumaça é muito comum nestes caso e é algo extremamente grave, podendo trazer diversas complicações de saúde para o acidentado.

QUAIS OS PERIGOS DE UM CURTO-CIRCUITO? Curto-circuito pode parecer um problema simples, mas ele pode ser bastante sério, sendo capaz não só de causar instabilidade e queimar aparelhos eletrônicos, mas também de causar incidentes mais perigosos, como incêndios, por exemplo.

O curto-circuito acontece quando a corrente elétrica possui um valor muito elevado e a resistência é muito baixa. Com isso, a corrente percorrerá o menor caminho possível dentro do circuito.

Um curto-circuito elétrico se dá através de uma elevada passagem de corrente elétrica, muito ou pouco acima do normal, dependendo da intensidade de energia. Será justamente esse aumento repentino da tensão no circuito elétrico que vai ocasionar essa falha.

Se o curto ocorreu após ligar um eletrodoméstico em específico, pode ter ocorrido uma sobrecarga no circuito, desligue o aparelho e tente religa-lo a outro circuito com menos sobrecarga. Depois é só religar o disjuntor que foi desarmado.

R$ 187,00.

Fechar ou abrir – Você fecha um circuito ao fechar o caminho da corrente, do mesmo jeito quando você acende um interruptor. Abrir um circuito é a ação contrária, ou seja, apagar um interruptor abre o circuito.

O que é Fusível? Fusível é um dispositivo utilizado para proteger um circuito elétrico de um curto-circuito (sobrecorrente) e sobrecarga de longa duração.