Pode ligar iluminação e tomadas no mesmo circuito?

Perguntado por: alima . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Dessa forma, é importante dizer que a regra geral para a divisão de circuitos é sempre a separação das cargas de iluminação e tomadas, ficando a exceção com alguns casos na área residencial. E mesmo nessa área, a junção de iluminação e tomadas no mesmo circuito é opcional.

Seguindo as determinações da NBR 5410, os circuitos devem ser divididos em tantos quanto forem necessários, para a distribuição de iluminação, tomadas de uso geral e tomadas de uso específico. Devem ser gerados circuitos independentes, destinados apenas à iluminação e às tomadas de uso geral.

Já para as tomadas de uso especial, não é recomendado o uso de 2 ou mais tomadas no mesmo circuito, ou seja, para equipamentos de alta potência como por exemplo, ar condicionado, máquina de lavar ou secador de cabelo, você não deve puxar uma tomada de outra, porque o risco de sobrecarga e aquecimento é muito alto, ...

Disjuntor de curva B – Utilizado para cargas com baixa corrente como aquecedores, fornos elétricos e lâmpadas incandescentes.

Quantas lâmpadas posso ligar em um circuito simples nesse condutor? 15 A / 0,45 A = 33 lâmpadas. Portanto se ligarmos mais do que 33 lâmpadas estaremos sobrecarregando o condutor.

Vale lembrar aqui que em relação à bitola desses materiais, o ideal é que para circuitos de iluminação, a seção mínima seja de 1,5mm². Para tomadas de uso geral, mínima de 2,5mm².

R: Pode sim, se for uma ligação provisoria, e curta, com fio 2,5 mm já é o suficiente e não vai esquentar os cabos...

Sempre se pode acrescentar uma tomada elétrica usando a lâmpada como fonte de eletricidade. Existem dois métodos de se ligar as lâmpadas a um interruptor associado, e um desses métodos permite conectar facilmente uma tomada adicional.

Este procedimento pode ser realizado através das propriedades do ponto ou pelo comando definir circuito.

Circuito em paralelo – Quando as cargas estão em paralelo, haverá mais de um caminho para a corrente elétrica percorrer, ou seja, haverá um ponto onde a corrente elétrica será dividida. Circuito misto – Quando tem mais que duas cargas, existe a possibilidade de o circuito ser ligado de forma mista.

De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².

Como fazer um circuito elétrico

  1. Determine o objetivo e o público do seu esquema elétrico. ...
  2. Selecione a biblioteca de formas e arraste e solte os componentes. ...
  3. Desenhe e formate as conexões. ...
  4. Adicione fontes de energia. ...
  5. Revise e compartilhe.

Essa é a principal dúvida entre muitas pessoas, mas a resposta é positiva: sim, é segura! A eletrofita é composta por materiais de qualidade, para resistir a altas temperaturas dando proteção contra choques.

Ao contrário do que muitos afirmam, quebrar o terceiro pino não danifica o aparelho. Como comentamos anteriormente, se a rede elétrica não é aterrada, o pino terra se torna irrelevante. Então, o terceiro pino só cumprirá o seu papel se a rede elétrica tiver um aterramento adequado.