Como identificar uma antítese?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.

A antítese opõe palavras que já são de natureza opostas, enquanto o paradoxo opõe ideias opostas entre si, como visto no exemplo acima. A escola literária que mais utilizou essas figuras foi o Barroco em virtude da conturbação de sentimentos, ideias e desejos tão comuns à época.

A alternativa que possui uma antítese é: a) ( ) Ele subiu no telhado nessa madrugada.

1 oposição, contradição, contraste, antinomia, avesso, contrário, oposto.

A antítese é uma figura de linguagem que consiste na justaposição de duas ideias que expressam sentidos opostos entre si. a) Em "À cidade da Bahia", Gregório de Matos lança mão das seguintes antíteses: "Pobre te vejo a ti (...), Rica te vi eu já" (presente e passado, respectivamente);

Resposta: As palavras noite e aurora - "adivinho-te que sobes, vapor róseo, expulsando a rosa noturna.

Enquanto que a antítese ocorre quando há uma aproximação de palavras ou expressões de sentidos opostos, a comparação aproxima dois termos entre os quais existe alguma relação de semelhança por meio de um conectivo (que, como).

O oximoro pode ser considerado uma espécie de antítese. A antítese é a contraposição de ideias que reforça a dualidade na expressão, como o amor/ódio, o nascer/morrer. Enquanto que o oximoro é a figura de linguagem que usa palavras isoladas de sentidos opostos para formar uma nova interpretação.

O berço e a tumba são referidos em vez dos corpos que contêm. Em sentido figurado, pretende dizer que as qualidades e as imperfeições que cada um adquire durante a gestação e o desenvolvimento permanecem até ao fim da vida.

A sinédoque é uma figura de linguagem caracterizada pela substituição de um termo por outro, ocorrendo uma redução ou ampliação do sentido desse termo. Isso acontece porque a relação que o termo substituído e o termo substituto estabelecem é desigual. Maioritariamente, é estabelecida uma relação entre a parte e o todo.

Resposta verificada por especialistas
Sim, a frase "rindo pra não chorar" se configura como a figura de linguagem conhecida como antítese. Antítese é a figura de linguagem que demonstra ideias opostas, ou seja, pensamentos/sentidos contrários. Numa mesma frase, duas palavras aproximadas possuem sentidos opostos.

É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".

O pleonasmo, quando não usado intencionalmente como figura de estilo, passa a ser um vício de linguagem. Para contrapor os dois, normalmente a figura de linguagem é designada pleonasmo literário, enquanto a redundância desnecessária é denominada pleonasmo vicioso.

Sim, antítese. Antítese, pois "chorar" e "rir" são palavras com significados opostos, numa mesma frase.

c) ironia, que consiste em se dizer o contrário do que se pensa, com intenção crítica.

Na expressão “... a natureza parece estar chorando..”, do ponto de vista estilístico, temos: Antítese.

Paradoxo e antítese: qual a diferença? Embora sejam figuras de pensamento baseadas na oposição, o paradoxo e a antítese se distinguem . O paradoxo emprega ideias opostas, da mesma maneira que a antítese, entretanto, essa contradição ocorre entre o mesmo referente do discurso.