Estou cego de amor e vejo o quanto isso é bom?

Perguntado por: otavares6 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Paradoxo. O paradoxo representa o uso de ideias que têm sentidos opostos, não apenas de termos (tal como no caso da antítese). Exemplos: Estou cego de amor e vejo o quanto isso é bom.

A antítese é o uso de termos que têm sentidos opostos. Exemplos: Toda guerra finaliza por onde devia ter começado: a paz.

As figuras de linguagem são divididas em: figuras de som, figuras de construção, figuras de pensamento e figuras de palavras.

A sinestesia ocorre quando se constrói uma expressão que mistura duas sensações diferentes entre aquelas percebidas pelos órgãos sensoriais. Tinha olhos bem pretos, quentes e doces. Na frase, temos a mistura da visão (“bem pretos”) com o tato (“quentes”) e o paladar (“doces”) para descrever os olhos de alguém.

Quando alteramos o campo semântico e os sentidos das palavras e expressões, criamos as Figuras de Pensamento, uma das quatro classificações das Figuras de Linguagem. As figuras de pensamento são: Ironia, Antítese, Paradoxo, Eufemismo, Hipérbole, Prosopopeia ou Personificação, Apóstrofe e Gradação.

Metáfora é uma figura de linguagem; mais particularmente, uma figura de palavra, pois apresenta uma palavra (ou expressão) com sentido figurado. Assim, podemos definir metáfora como sendo uma espécie de comparação, porém uma comparação implícita, pois não exige conjunção ou locução conjuntiva comparativa.

Recursos da linguagem poética, rima, ritmo, métrica, sonoridade e musicalidade. Métrica, ritmo e rima são alguns dos recursos inerentes à linguagem poética. Os versos drummondianos, adornados de rara beleza, muito nos revelam acerca da arte do fazer poético, ressaltando: [...]

Com relação às diferenças entre poema e poesia, o poema se refere a uma estrutura textual, enquanto a poesia está relacionada ao conteúdo do texto.

13 resposta(s) Hipérbole, que é uma figura de linguagem. Hipérbole, que é uma figura de linguagem caracterizada pelo exagero.

Eufemismo é uma figura que consiste em abrandar uma expressão desagradável. Assim, “muitos adormeceram para sempre” significa morreram.

(A) Ele entregou a alma a Deus é eufemismo.

Ele correu tão rápido quanto uma tartaruga. A tartaruga é um animal que anda devagar. Ao dizer que uma pessoa correu tão rápido quanto uma tartaruga, o que se quer dizer é que ela andou muito devagar ou mesmo que não correu. Essa comparação invertida é uma ironia.

Paradoxo é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia. Trata-se figura de linguagem com conceitos amplos que abarcam diferentes áreas do conhecimento. Paradoxo, também conhecido como oximoro, é uma figura de pensamento responsável por contrastar uma ideia.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?