Como identificar uma vértice?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Vértices são os pontos de encontro das arestas. Ou seja, arestas de um poliedro se encontram em um ponto e esse ponto é o vértice do poliedro.

Em um polígono o número de vértices é igual ao número de lados. Assim, um quadrado possui quatro lados e quatro vértices.

Polígonos - como triângulos, quadrados e retângulos - não são os únicos corpos geométricos com arestas e vértices. Os poliedros - pirâmides, cubos e paralelepípedos, entre outros - também têm esses elementos.

Na perspectiva da geometria, o vértice é o nome que recebe o ponto de intersecção entre os segmentos que originam um ângulo ou onde se fusiona um mínimo de três planos. Por exemplo, um quadrado possui quatro cantos e cada um deles é chamado de vértice.

Como os quadrados são figuras fechadas, na geometria são chamados de polígonos e classificados como quadriláteros, figuras com quatro lados. Todo quadrado possui quatro arestas (lados), quatro vértices (pontos de encontro dos lados) e quatro ângulos internos de 90º.

O paralelepípedo é um sólido geométrico que possui três dimensões: altura, largura e comprimento. Esse prisma possui todas as suas faces no formato de um paralelogramo, sendo formado por 6 faces, 8 vértices e 12 arestas.

O retângulo possui quatro lados, quatro vértices, quatro ângulos internos, e é possível traçar duas diagonais.

Nesse sentido, para um polígono de n lados, teremos, saindo de cada vértice, n – 3 diagonais. Como temos n vértices, a quantidade de diagonais será n (n - 3).

Cilindro: é um corpo redondo que possui duas bases formadas por círculos. Por ser um corpo redondo, não possui vértices nem arestas.

O tetraedro regular é um sólido platônico representante do elemento fogo, figura geométrica espacial formada por quatro triângulos equiláteros (triângulos que possuem lados com medidas iguais); possui 4 vértices , 4 faces e 6 arestas.

Tetraedro: sólido geométrico formado por 4 vértices, 4 faces triangulares e 6 arestas. Hexaedro: sólido geométrico formado por 8 vértices, 6 faces quadrangulares e 12 arestas. Octaedro: sólido geométrico formado por 6 vértices, 8 faces triangulares e 12 arestas.

Como o vértice representa o ponto máximo ou mínimo da função do 2º grau, ele é usado para definir o conjunto imagem desta função, ou seja, os valores de y que pertencem a função.

Vértices: Pontos de encontro entre dois lados; Ângulos internos: os ângulos retos; Diagonais: Segmentos de reta cujas extremidades são dois vértices de um polígono, mas que não são lados.

Vértices: são os pontos de encontro de dois lados; Diagonais: são os segmentos de reta cujas extremidades são dois vértices não consecutivos do retângulo; Ângulos internos: São os ângulos de 90°, formados no encontro de dois lados.

Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais. Os lados são as linhas poligonais que se encontram dois a dois em cada vértice. Os ângulos internos e externos são formados pelo encontro de dois lados consecutivos.

O Pentágono possui, desta forma, 5 lados iguais, 5 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 5 ângulos internos iguais a 108º.

possuem a mesma quantidade de faces. a pirâmide de base hexagonal possui seis faces, sete vértices e doze arestas. a pirâmide de base triangular possui oito arestas, quatro faces e quatro vértices.

Para ser losango, a figura deve ter quatro vértices; Ângulos internos: são os ângulos entre dois lados na região interna do polígono. Com quatro ângulos internos, losangos sempre terão soma destes elementos igual a 360º; Diagonais: são os segmentos de reta que ligam dois vértices, embora não sejam lados da figura.

O cubo possui 6 faces quadradas, 12 arestas e 8 vértices.

O círculo não contem lados nem vértices, pois ele é redondo.