Como instalar o dpkg?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Primeiro, faça o download do pacote . deb usando comando apt-get. A opção -d é para executar apenas o download sem instalar o pacote. Lembrando que o arquivo foi baixado para /var/cache/apt/archives/, onde se encontra o nosso cache local dos arquivos .

Para corrigir esse erro, basta remover o arquivo problemático, por exemplo /var/lib/dpkg/updates/0014. Substitua o nome do arquivo no comando abaixo pelo seu. E também, antes de excluir o arquivo, verifique se você tem backup do arquivo. Pronto!

Para instalar através dos repositórios, utiliza-se algum gerenciador de pacotes. O comando para as distribuições Ubuntu e Debian é o apt. Caso você deseje instalar diretamente o aplicativo direto na linha de comando, basta utilizar o comando: sudo apt-get install nomedoprograma.

Para destravar é preciso executar um simples comando.
Perceba que estamos usando o sudo, caso você esteja usando Debian, o sudo não vem habilitado por padrão, então terá que executar os comandos como ROOT. Se estiver usando o Ubuntu, Linux Mint e derivados, pode executar os comandos normalmente usando o sudo.

Como instalar programas no Linux pelo terminal
Abra o terminal do Linux; Utilize o comando sudo apt install nome-do-programa no terminal. Se o aplicativo que você quer instalar não está disponível no repositório Debian, use o comando sudo dpkg -i nomedoprograma.

O DPkg instala os pacotes . deb no teu sistema. O APT é um gerenciador de pacotes que faz o download dos programas e pacotes necessários qua do vc quiser instalar algo (ao invés de vc mesmo ir baixar os pacotes e todas as suas dependências).

Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' p. Ok.

Ele mantém as informações dos pacotes instalados basicamente nos arquivos /var/lib/dpkg/available e /var/lib/dpkg/status. Estes arquivos contém a lista de pacotes disponíveis e status, respectivamente. Instala um pacote novo ou atualiza um pacote já instalado.

Como recuperar seu Ubuntu com inicialização corrompida

  1. Faça um pendrive bootavel com alguma versão do Ubuntu (ou distro da sua preferência)
  2. Escolha a opção para testar o ubuntu.
  3. Uma vez dentro, abra o terminal e instale o 'boot-repair' usando os seguintes comandos:

Como resolver o problema
Nesse caso, o caminho para a partição com problemas é “/dev/sda1”. Caso não apareça essa informação, digite o comando “exit” e pressione a tecla ENTER. O sistema informará o nome do caminho do dispositivo com erro. O cheque de disco deve iniciar imediatamente.

Verificando o disco rígido

  1. Abra Discos no panorama de Atividades.
  2. Selecione o disco que queira verificar a partir da lista de dispositivos à esquerda. ...
  3. Clique ícone de menu e selecione Dados do SMART e testes…. ...
  4. Veja mais informações sob Atributos SMART ou clique no botão Iniciar auto-teste para executar um auto-teste.

Basta ir para a pasta onde você baixou o arquivo . deb, clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção “Abrir com Instalação de programa”, ou simplesmente dar um clique duplo no arquivo baixado (mais rápido). Isso abrirá o Gerenciador de Software Ubuntu. Tudo que você precisa fazer é clicar no botão “Instalar”.

Para remover o pacote e seus arquivos de configuração, você pode usar a opção dpkg -P (purgar) em vez de -r . Este comando removerá o pacote "demo" e seus arquivos de configuração associados de seu sistema.

No caso do erroCould not get lock /var/lib/dpkg/lock” também é uma solução possível. Ao começar do zero, você pode começar com o arquivo bloqueado pela ferramenta de atualização, mas ele irá desbloqueá-lo logo, quando você verificar que não há nada novo para instalar ou existe, mas você já nos informou sobre isso.