Como joga o falso 9?

Perguntado por: ialmeida6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O falso 9 não é uma posição, é um conceito definido por um tipo peculiar de movimentações do homem de frente que sai do seu posicionamento inicial, geralmente no meio dos zagueiros adversários e parte pra zonas mais recuadas, entre as costas dos meio-campistas e os defensores.

O camisa 9 é mais do o numeral em si. No mundo do futebol, o “9” é aquele jogador que costuma jogar centralizado no ataque, e para muitos é ele o ponto focal de uma equipe na hora de finalizar as jogadas.

A ideia inicial foi do “Velho Lobo”, mais conhecido como Zagallo. O então técnico da seleção brasileira, na histórica Copa do Mundo de 1970, tinha inúmeros craques no time e não pretendia de forma alguma deixar algum deles no banco, criou um esquema tático novo, sem atacante.

O meia-armador, também chamado de meia de ligação, é o jogador que atua principalmente na zona do meio-de-campo, entre a defesa e o ataque, e cuja função é criar as jogadas ofensivas. Considerado o jogador mais importante do time, geralmente recebem a camisa 10, considerada o símbolo do craque.

A “flutuação” no glossário de Tite representa o movimento de vir do lado do campo para o centro, executado pelo jogador que atua aberto - o que foi feito por Willian na jogada do gol de Neymar (confira no vídeo abaixo). É importante entender como a Seleção lidou com essa flutuação ao longo da trajetória do técnico.

Se trata de Hidegkuti, atacante húngaro que foi posicionado desta maneira no chamado Jogo do Século, às vésperas da Copa do Mundo de 1954.

O 1º volante é aquele jogador que fica mais "plantado" na frente da área, protegendo os centrais. Normalmente os técnicos utilizam o 1º volante para marcar o camisa 10 do adversário. Ele é o principal responsável pela marcação no meio-campo.

Na Copa do Mundo 2022, a camisa 9 ficou com Richarlison, que vive grande fase no Tottenham. O jogador, que sofreu uma lesão pouco antes do começo da preparação para a Copa do Mundo, conseguiu se recuperar a tempo e até atuar pelo clube inglês antes do Mundial..

Dentre os camisas 9 da nobre competição europeia, estão Lewandowski, Kane, Lukaku, Giroud, Gerard Moreno, André Silva, Belotti, Luuk de Jong, Seferovic, Szalai, Kramaric, Braithwaite, Sobolev, Bozenik, Karaman, Marcus Berg, Yaremchuk, Trajkovski, Dykes...

Convocado desde o primeiro jogo do ciclo de 2018 para 2022, Richarlison tem 17 gols em 38 jogos pela seleção brasileira principal e foi importante na conquista da Copa América de 2019. Também foi o destaque da seleção olímpica que faturou a medalha de ouro em Tóquio, em 2021, com cinco gols na campanha.

Para Messi, Ronaldo Fenômeno, de grandes passagens por grandes clubes do futebol europeu, é o melhor camisa 9 da história do futebol. O argentino não escondeu sua grande admiração ao citar o nome do grande centroavante brasileiro. "Ronaldo foi um fenômeno.

Para crescer, devemos fazer muito mais dinheiro entrar do que sair, pois esse montante a mais é o que vai financiar a melhoria do estádio e a contratação de melhores jogadores. Basicamente, o dinheiro que conseguimos é com venda de jogadores e bilheteria; e o dinheiro que perdemos é com salário e compra de jogadores.

Brasfoot é uma série de jogos de gerenciamento de clubes de futebol (manager) para Windows e Android, distribuídos pela SiliconAction. Criado por Emmanuel dos Santos e lançado inicialmente em 2003, foi inspirado no similar jogo português Elifoot, porém com maior jogabilidade.

Dê preferência para pegar jogadores que seriam possíveis de ser contratados no mundo real pelo time que você treina no Brasfoot. Crie uma janela de transferências, e só negocie jogadores dentro dessa janela. Imponha a si mesmo o limite de estrangeiros que cada país utiliza por regra geral.

No futebol moderno, Camisa 8 é o maestro que conduz o time ao ataque. No futebol, o número da camisa que cada jogador utiliza carrega um peso simbólico, uma história, uma mística, capaz de eternizar atletas que utilizaram essa numeração ao longo da careira.

No início da noite desta terça-feira (08), a entidade máxima do futebol brasileiro divulgou os números nas redes sociais. O atacante capixaba Richarlison vai vestir a camisa 9, que foi utilizada por Gabriel Jesus em 2018, Fred, em 2014 e Luis Fabiano em 2010.

Usar as meias com buracos ou cortada tem uma explicação. Trata-se de uma prática de alguns atletas para reduzir a pressão do tecido elástico contra os músculos da panturrilha.

Seu posicionamento pode variar, as vezes mais atrás ou mais a frente no meio campo, talvez seja essa a principal diferença para o nosso camisa 10, que estaria sempre mais próximo ao ataque.