Quais fatores contribuem para um resultado falso positivo ou falso negativo?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

O resultado é considerado falso negativo quando o teste se mostra negativo, porém o paciente tem a doença. Alguns fatores que podem gerar falsos negativos são coleta incorreta, degradação da amostra e realização do teste em momento inadequado.

Infelizmente, em alguns casos, esse exame pode trazer resultado negativo. Algumas repetem o exame e confirmam esse negativo, demonstrando que pode ter sido diagnosticada uma gravidez química no teste de farmácia; menstruação logo em seguida — há mulheres que menstruam assim que chegam em casa com o resultado positivo.

Algumas vezes os testes podem sim apresentar resultados errôneos, como falsos positivos – quando o paciente não tem a doença mas o teste acusa que tem – e falsos negativos – quando o paciente tem a doença mas o resultado acusa que não tem.

O que são os Falsos Positivos? Os Falsos Positivos são muito importantes em qualquer tipo de análise, porém se os levarmos à Segurança da Informação, estamos tratando de arquivos benignos que são detectados como malware por uma solução de segurança, provavelmente devido a uma má configuração do motor antivírus.

Falsos negativos: principais causas
As principais causas de um exame falso negativo (quando há gravidez e o testa acusa que não) são: Realização do exame em um período precoce; Ciclos irregulares; Gravidez ectópica.

Um teste apresentará um falso positivo somente se você tiver hCG em seu sistema por outro motivo, por exemplo, se esteve grávida recentemente, estiver tomando medicamentos para fertilidade contendo hCG ou se tiver uma condição médica, como alguns raros cistos ovarianos.

Só vá ao hospital se precisar de ajuda imediata. Cuide-se. Descanse, repouse, alimente-se bem e mantenha-se hidratado. Monitore sua febre, sua saturação de oxigênio no sangue (com oxímetro) e outros sintomas.

Valor preditivo positivo: é a probabilidade da presença da doença quando o teste é positivo e é calculado como: a/a+b. Valor preditivo negativo: é a probabilidade da ausência de doença quando o teste é negativo: d/c+d.

Falso-positivos – falsos-positivos.
O termo falso pode ter valor de advérbio (falsamente positivo) ou de adjetivo (falsos positivos). Se usado com hífen, falso- positivo(a), em ambos os casos, como ensina a gramática, apenas o segundo elemento varia: exames falso-negativos, amostras falso-positivas.

A gravidez química acontece quando o embrião tenta se implantar no endométrio. A gravidez química ocorre quando o óvulo fecundado pelo espermatozoide (embrião), alcança a cavidade uterina e tenta se implantar no endométrio, que é a camada interna do interior do útero.

Nos testes de gravidez, a primeira linha que aparece indica que ele está funcionando. Já a segunda indica o resultado. Ou seja: se aparecer 1 linha, o teste funcionou e você não está grávida. Se houveram 2 linhas, significa que você está grávida.

O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

Ainda que exista a possibilidade que um teste de gravidez de farmácia apresente um falso negativo, ele muito raramente apresentará um falso positivo. Em geral, o índice de confiabilidade desse tipo de exame é de 99%.

Faça o teste pelo menos uma hora antes de mostrá-lo a alguém, para que a urina evapore. Os resultados dos testes só são confiáveis por alguns minutos. Depois, a urina começa a evaporar, fazendo com que as linhas sumam e criando um falso positivo.

O exame beta hcg pode dar falso positivo? Os casos de resultados falsos-positivos são muito raros. Normalmente acontece esse diagnóstico quando há morte fetal ou em mulheres que estão fazendo tratamento à base de Beta HCG.

Casos de falso-positivo costumam ocorrer em pacientes com mais de 70 anos, usuários de drogas injetáveis e em várias outras doenças que não sífilis, como lúpus, doenças do fígado, mononucleose, hanseníase, catapora, artrite reumatoide, etc.

Porque é uma empresa com produtos voltados para as classes C e D e como todo empresário de mentalidade tupiniquim, pobre não se importa com qualidade e sim com preço baixo. Não deixa de ser uma constatação verdadeira, eu mesmo comprei um notebook Positivo, meu Deus, era muito ruim.

Alguns remédios que contêm o hormônio ßHCG podem interferir no resultado do teste. Hepatite, cistos, tumores no ovário, infecções urinárias, sangue ou proteínas na urina, ovarianos também podem causar alterações no resultado dos testes.

Existem alguns fatores que podem influenciar no erro de um teste de gravidez. Alguns deles são a realização muito cedo e antes do atraso menstrual, baixa concentração de HCG e até mesmo má qualidade do teste utilizado. Não podemos descartar também o manuseio incorreto do teste, que pode também invalidá-lo.

Existe um motivo que responde ao porquê o exame de gravidez deu negativo: os níveis de hCG (hormônio produzido pelo organismo na presença de gravidez) estão abaixo do considerável para indicar uma gestação. O hCG somente começa a elevar-se no organismo depois de oito dias após a implantação do óvulo fecundado no útero.

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).