Como lidar com o desânimo nos estudos?

Perguntado por: asouza . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 8 votos

Leia e releia sempre que pensar em desistir ou em sair da “fila”.

  1. Seja otimista. ...
  2. Lembre-se sempre do motivo pelo qual você começou a estudar. ...
  3. Estabeleça metas de curto prazo. ...
  4. Pratique atividades físicas. ...
  5. Crie uma rotina profissional de estudos.

O primeiro passo para ter mais motivação para estudar é compreender qual é o seu propósito. Reflita sobre aonde você quer chegar e quais são as ações necessárias para que isso aconteça. “Depois de definir um propósito, o ideal é traçar metas que o ajudem a manter o foco e a alcançar os resultados esperados.

Conforme diz a Andragogia, um adulto precisa, para aprender, de motivações relacionadas ao desempenho no trabalho, a satisfação, melhora de qualidade de vida, elevação da autoestima. Ou seja, ele precisa ver benefícios claros na sua vida. Mas nem todos enxergam tais benefícios ou tem objetivos claros para aprender.

Silêncio, temperatura estável, iluminação adequada e sem distrações: esse é o ambiente ideal para estudar. Não é só as distrações internas que podem lhe incomodar. As distrações internas também. Estudar com calor/frio e num lugar com barulho é impossível.

A depressão está ligada a basicamente quase todos os recursos que usamos para a prática dos estudos, por isso, é preciso cuidado com a nossa saúde mental e física, ainda que os estudos e as expectativas sempre queiram nos “puxar” para o agora, é preciso cautela e muita reflexão sobre o depois.

Sei que, às vezes, cansamo-nos no caminho, na caminhada; encontramo-nos, muitas vezes, desanimados, mas não é hora nem tempo para o desânimo. Não podemos entregar o nosso coração e nossa alma para o desânimo. O mal está aí, porque o desânimo tira o ânimo, a força da alma e do coração.

Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação: as fases do luto - Psiquiatria Paulista.

Pratique atividades físicas. Por mais que fazer exercício físico seja a última coisa que você queira fazer quando não sente vontade de fazer nada, aqui não falamos apenas de ir à academia todos os dias, mas pensar em outras atividades leves, como caminhar na praça, que te tragam prazer e bem-estar.

“Quem estuda tem em suas mãos o poder de transformar não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.”

Técnica 2 – Dopaminando o desânimo
Uma ótima atividade que pode te ajudar em relação a liberação de dopamina é ouvir músicas animadas. Manter a mesma sequência das músicas ajuda seu cérebro a associá-las com motivação, criando um hábito. A música te ajuda a se animar e consequentemente estar mais disposto a estudar.

A resposta é simples: autoconhecimento. Conhecimento de si próprio, das suas características, qualidades, imperfeições e sentimentos serão perfeitos para você autoanalisar e manter-se vivo, a motivação anda junta com o autoconhecimento quanto mais se conhece maior é a chance de morar a motivação dentro de você.

Para aumentar a motivação é preciso ter uma mentalidade positiva e confiante. Reconheça o seu potencial e compreenda que pode conquistar tudo aquilo que deseja. Não se esqueça de que a forma como encara as coisas é que faz toda a diferença para não desanimar quando tudo ainda parece difícil.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  • Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  • Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  • Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  • Crie um plano de estudos. ...
  • Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

Depressão não é motivo para você ser reprovado no concurso público.

1) Manter um canal aberto de diálogo e comunicação
Isso pode ser feito por meio de dinâmicas de grupo, por exemplo, que também são um ponto positivo para estimular a socialização e trabalhar diretamente na prevenção do isolamento, que é um fator de risco para a depressão.

Ela afirma que estudante deve ter uma rotina equilibrada entre tempo de estudo, atividade física, descanso, diversão e também ter uma alimentação saudável. Um outro ponto que pode ajudar nesse momento é procurar amigos ou familiares para falar sobre seus sentimentos.

Como o Salmo 119 ajuda a vencer o desânimo espiritual.