Como limpar a voz para louvar?

Perguntado por: onobrega4 . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

O exercício é o seguinte: usando a sílaba “nhe”, um som que traz nossa voz pra frente, devemos erguer um pouco a cabeça, como se estivéssemos bebendo um copo d'água. Nessa posição, dificilmente contraímos algum músculo dessa região.

Por que deve-se evitar chocolate, refrigerante, café e bebidas alcoólicas antes de cantar? Assim como o leite e os seus derivados, o chocolate também pode prejudicar a vibração das pregas vocais, por deixar o muco do trato vocal mais espesso.

Alimentos bons para a voz

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Gengibre.
  • Chá de Eucalipto.

A hidratação é a chave para cuidar das pregas vocais. O ideal é ingerir uma média de dois litros de água por dia, ou um copo de água a cada duas horas. "Dessa forma, toda a área das pregas vocais fica mais lubrificada", afirma a fonoaudióloga Sonia Salama.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

Para cantar bem, mantenha uma boa postura. Você deverá estar em pé ou sentado com as costas retas, e o corpo não deverá se inclinar para um lado ou para o outro. Não incline a cabeça para trás ou para frente. Aprenda a respirar pelo diafragma.

Significa que você está tencionando muito a região da laringe, faringe, músculos transglóticos e supraglóticos, e também a prega vocal. Mas o que é preciso entender nessa frase é que não existe cantar com a garganta, isso é só uma maneira de falar, é uma figura de linguagem, assim como quase tudo na aula de canto.

Reduzindo seu tempo de fala. Fale somente o essencial. Pergunte-se se o que está prestes a dizer é realmente importante e procure se abster de comentar quando não tiver nada de construtivo para agregar à conversa. Quem escolhe as próprias palavras com critério costuma ter mais atenção das pessoas.

Como falar com clareza e objetividade?

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

O que é Eloquente:
Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória.

O mel contém bactérias que realmente enfraquecem a capacidade dos patógenos de se multiplicar no organismo, e ainda pode fazer com que os antibióticos funcionem melhor. Por isso, é um dos melhores alimentos para a voz, visto que protege a saúde da garganta e das cordas vocais.

Aceite a sua voz.

  1. Não peça desculpas pela sua voz. Não existe voz “certa” ou “errada”.
  2. Cantar, principalmente na igreja, tem mais a ver com a felicidade e o prazer de cantar, e não necessariamente com o som da voz.
  3. Concentre-se no som do grupo como um todo. ...
  4. Mantenha a confiança sem se importar com a voz.

Frutas. De fato, comer a maçã antes de uma apresentação tem o seu fundo de verdade. Por mais que o efeito não seja imediato, o consumo de frutas ricas em água como melancia e melão ajudam a manter a garganta hidratada.

As melhores escolhas são os chás de flores e frutas, camomila e erva-doce. O mel e o limão também são muito indicados quando o assunto é o que comer para ter uma voz boa para cantar. Aqui, vale ressaltar que não necessariamente você precisa comer a mistura.

Portanto, a água gelada não entra em contato com as cordas vocais, não podendo agir diretamente lá. Tem gente que deve estar pensando: “Nossa, mas sempre quando eu bebo gelado, eu fico um pouco rouco”. Então, a explicação não é de que o gelado está fazendo mal para as suas cordas vocais.

6 remédios caseiros para acabar com a rouquidão

  1. Chá de limão com mel. ...
  2. Gargarejo de romã e agrião. ...
  3. Xarope de mel com própolis. ...
  4. Chá de gengibre. ...
  5. Chá de orégano. ...
  6. Chá de alcaçuz.