Como se preparar para louvar na igreja?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

4 Dicas práticas sobre ministrar louvor na igreja.

  1. Evite introduções grandes para as músicas: ...
  2. Usar tonalidades que sejam acessíveis a congregação: ...
  3. Escolher progressões harmônicas que favoreçam a mensagem e melodia da música: ...
  4. Não trazer um modelo de show para igreja:

5 fundamentos do ministério de louvor

  1. #1 Preze por sua vida espiritual.
  2. #2 Não se esqueça do lado técnico.
  3. #3 Tenha zelo pelas questões organizacionais.
  4. #4 Entoe canções compreendendo o que a letra delas significa.
  5. #5 Considere todos os públicos da sua igreja antes de definir o repertório.

Dicas de como perder a timidez na hora de cantar e soltar a voz

  1. Se exponha mais. ...
  2. Cante em festas de famílias, eventos no trabalho ou churrasco com os amigos. ...
  3. Procure ajuda psicológica. ...
  4. Faça exercícios que ajudam a acabar com a timidez na hora de cantar. ...
  5. Pratique o canto. ...
  6. Faça um curso de canto.

Uma boa forma de aquecer a voz é colocando a sua língua no céu da boca e fazendo sons vibrantes como “trrr”, e depois, vibrando os lábios fazendo “brr” até que o ar dos pulmões acabe. Deixe o abdômen contraído durante todo o processo. Para desaquecer, beba água na temperatura ambiente e faça pelo menos 10 bocejos.

Antes de mais nada, é importante saber que dar uma saudação nada mais é do que trazer uma palavra de ânimo à igreja naquela ocasião.
...
E isso pode ser feito de várias maneiras:

  • Leitura de um versículo.
  • Através de um louvor.
  • Por meio de um testemunho.
  • Uma reflexão bíblica.
  • Uma ilustração instrutiva.
  • Etc..

Senhor eu te louvo e te agradeço pela minha vida pela minha saúde pelo dom que tu me deste de viver, Senhor tu és soberano eu só tenho a te louvar pois milagres tu operas é só acreditar em tí Tu só pede que acreditemos na sua infinita bondade, Senhor tu és maravilhoso tu és altíssimo. Amém!

Quando adoramos, nosso coração se volta continuamente em oração para nosso abençoado Deus. Nós O santificamos e O honramos continuamente — em nossas capelas, nossos lares, nossos templos e nosso trabalho. Quando adoramos, abrimos o coração para o poder curador da Expiação de Jesus Cristo.

Leia a bíblia, estude mais, surpreenda ao seu Deus com suas palavras, reconhecendo suas qualidades e feitos. Vejamos alguns exemplos de expressões de louvor e adoração: Louvai ao Senhor! Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder!

O ministro de louvor não pode ser somente um músico na igreja, alguém que seja um funcionário ou qualquer coisa do gênero. Mas sim ser cristão, estar comprometido com o evangelho, saber que o culto que está sendo prestado é para Deus e não para homens.

Podemos louvar a Deus: Com palavras – falando, cantando ou escrevendo sobre tudo que Deus é e todas as coisas incríveis que fez; na igreja o ato de louvor mais normal é através de canções; a oração também é uma forma de louvar a Deus com palavras.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:

  1. Vibre os lábios emitindo o som “Brrrr…”.
  2. Boceje umas 10 vezes para relaxar a musculatura e as articulações.
  3. Beba água em temperatura ambiente, pois o movimento de engolir relaxa a laringe.
  4. Mantenha a voz em repouso por uns 20 minutos, evitando falar.

Exercício para relaxar a garganta
O exercício é o seguinte: usando a sílaba “nhe”, um som que traz nossa voz pra frente, devemos erguer um pouco a cabeça, como se estivéssemos bebendo um copo d'água. Nessa posição, dificilmente contraímos algum músculo dessa região.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…

Hidratação. Cantores precisam manter seus corpos hidratados, de modo que as delicadas cordas vocais possam ter flexibilidade. A dica aqui é beber de dois a três litros de água ao longo do dia. Prefira, nesse caso, água em temperatura ambiente em vez de gelada.

Assim, na dúvida, na hora de fazer uma saudação, é melhor recorrer aos convencionais “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite”, sempre adequados e gramaticalmente corretos. Essas, sim, são saudações, e não meros anúncios de algo que nunca chega. “... eu disse ao pastor que tinha um pobrema...”

Dar uma saudação poderosa na igreja é ser usado por Deus em uma oportunidade durante o culto para trazer palavras de conforto, consolo e edificação, aqueles que te ouvem. É ser usado pelo Espírito Santo para, através das palavras, levantar o caído, restaurar o quebrantado, alegrar o triste, e etc.