Como medir o tempo pelo sol?

Perguntado por: ivilela8 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Antigamente, os povos usavam o sol como mecanismo de orientação. Basicamente, entendiam que quando o sol estava no céu era dia e a ausência dele era noite. Foi assim que passaram a dividir o dia em 24 horas, cada hora em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos.

Para realizar a marcação do tempo e determinar as horas, utilizamos relógios digitais ou de ponteiro. No relógio, é possível acompanhar as horas e os minutos, e, em alguns casos, também há a marcação dos segundos. Outro instrumento bastante parecido com o relógio é o cronômetro, que é utilizado em corridas.

O relógio de sol, a ampulheta e o relógio são alguns instrumentos utilizados para medir-se o tempo.

O funcionamento dos relógios de sol baseia-se no movimento aparente do Sol pela abóbada celeste e na consequente deslocação da sombra produzida por este quando incide sobre uma haste ou sobre uma estrutura saliente chamada gnómon.

Podemos medir o tempo a partir de calendários, que medem estações do ano, diferenciando as chuvosas e quentes das frias e secas, e a partir da observação dos ciclos da natureza, como o processo de amanhecer, entardecer e anoitecer.

O Sol fica a cerca de 150 milhões de quilômetros da Terra, o equivalente a 8 minutos-luz de distância (1 minuto-luz corresponde a 17.987.547 quilômetros). Por conta dessa distância, a luz solar não chega ao nosso planeta de maneira imediata. Ela demora cerca de 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra.

24 horas

A duração do dia definida a partir da subdivisão do tempo terrestre tomando-se como referência o Sol é de 24 horas.

Quando dizemos que um apartamento ou casa pega o sol da manhã, quer dizer que entre o horário em que o astro nasce e o meio dia, pelo menos em uma parte desse tempo, haverá incidência de raios solares do lado do imóvel que fica com a face mais à leste.

A invenção das horas como medida de duração do dia é obra dos antigos egípcios - que transmitiram o sistema aos gregos e romanos. Eles dividiram o dia em 10 horas entre o nascer e o pôr do sol, com duas horas extras para a aurora e o crepúsculo.

O que é o tempo? O tempo é a duração dos fatos, e o período em que as coisas acontecem. O tempo pode ser medido em segundos, em minutos, em horas, em dias, em semanas e em anos.

A MEDIDA DO TEMPO COMO CONHECEMOS É UMA HERANÇA DOS BABILÔNIOS, QUE UTILIZAVAM A BASE 60 POR SER TER MAIS DIVISORES DO QUE A BASE DECIMAL. A BASE 60 TAMBÉM É PROVENIENTE DE MEDIDAS DO NOSSO CORPO.

Talvez eles indiquem que os homens primitivos já contavam usando marcas. Mas não somente desenhando nas paredes de grutas: também faziam riscos em ossos de animais ou pedaços de madeira.

A contagem de cada intervalo podia ser medida pela clepsidra (relógio de água), ampulheta, vela marcada ou por orações ritmadas. Nos mosteiros, monges vigilantes passavam a noite recitando ritmicamente o número exato de salmos que lhes dessem a medida do tempo transcorrido.

Os antigos gregos usavam a clepsidra, um relógio d'água, que consistia de um reservatório de água dotado de um furo. Media-se o tempo que a água levava para passar da vasilha superior para a inferior. Usava-se também a ampulheta, que marcava o tempo pelo escoamento da areia de um compartimento para o outro.

Ampulheta é um aparelho utilizado para medir a fração de um tempo. Uma ampulheta clássica é constituída de dois compartimentos cônicos, feitos de vidro e que se comunicam entre si através de um vértice num plano vertical, e no qual existe uma quantidade de areia fina que escoa de um compartimento para outro.

O Relógio do Sol na Praça dos Girassóis em Palmas, Tocantins é considerado o maior relógio de sol horizontal do Brasil. Ele tem seis metros de altura e sessenta metros de diâmetro.