Porque o guarda-sol se chama guarda-sol?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

A palavra “guarda-sol” vem da raiz latina da palavra “umbra”, que significa sombra ou sombra. A partir do século XVI, o guarda-sol tornou-se popular no mundo ocidental, especialmente nos climas chuvosos do norte da Europa. A princípio, era considerado apenas um acessório adequado para mulheres.

Aí vai a regra: sempre que a primeira palavra do composto derivar de verbo, usa-se hífen; portanto: guarda-sol; na formação do plural, mantém-se o hífen e apenas o substantivo “sol” flexiona: guarda-sóis.

A forma correta é soalheiro e significa «cheio de sol; que...

1 sombrinha, chapéu de chuva, chapéu, para-chuva, para-água, umbela, umbrela.

Observamos que no Nordeste, costuma-se dizer sombrinha para o guarda-chuva quando utilizado para fazer sombra e proteger do sol; já guarda-chuva é mais utilizado para proteção da chuva mesmo. No Sul, observamos que emprega-se a palavra sombrinha para femininos e que costumam ser sombrinhas estampadas.

Tempos modernos. Em 1928, Hans Haupt inventou o guarda-sol de bolso. Em Viena, ela estudava escultura quando desenvolveu um protótipo para um guarda-chuva dobrável compacto aprimorado, para o qual recebeu uma patente em setembro de 1929.

O grande diferencial do ombrelone frente ao guarda-sol é o material: tanto sua haste quanto seu toldo são mais resistentes que o guarda-sol. Além disso, o ombrelone conta com uma abertura na parte superior, que funciona como saída de ar.

É do italiano, ombrello (guarda-chuva).

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Artefacto constituído por uma armação articulada que se pode abrir e fechar, coberta de tecido ou material afim, usado para resguardar do sol ou criar sombra e geralmente maior do que um guarda-chuva. Plural: guarda-sóis. Plural: guarda-sóis.

Quando usar por que? Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

"sol" em espanhol
sol {m.}

ma·mã mã [Portugal, Informal] Forma, geralmente carinhosa, de chamar ou de se referir à mãe.

filhós | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A invenção do guarda-chuva
Dizem que a inventora do equipamento foi Lu Mei, uma jovem chinesa que havia feito uma aposta com o irmão mais velho. Os dois combinaram que tentariam inventar um equipamento para proteger as pessoas da chuva e Lu saiu vencedora.

Conhecido também como chapéu-de-chuva, chapéu-de-sol, chapéu, para-sol, para-chuva, umbela, barraca. O papagaio Zé Carioca é retratado carregando um guarda-chuva e é identificado com o malandro carioca, sempre se safando dos problemas com esperteza.

Chocolate Guarda Chuva Tchuca c/50 - Ki Kakau
O tradicional guarda chuva sabor chocolate com gostinho de infância!

Você provavelmente já viu fotos de uma cidade ultra colorida em Portugal e recheada de guarda-chuvas coloridos, né? Seu nome é Águeda e ela é conhecida mundialmente como “Umbrella Sky” (Céu de Guarda-Chuvas).

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.

1. Pequena sombra. 2. Pequeno guarda-sol de senhora.