Como melhorar assadura rapidamente?

Perguntado por: imuniz8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 11 votos

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

É útil saber que assaduras causadas por fraldas são comuns: mais da metade dos bebês de quatro a quinze meses terão assaduras causadas por fraldas ao menos uma vez em um período de dois meses. Mas não se preocupe, é comum e casos leves são curados entre 3 a 4 dias, com cuidados extras.

Banho de assento com camomila
A camomila é uma erva conhecida por suas propriedades calmantes e anti-inflamatórias, o que ajuda a aliviar a irritação e a coceira causadas pela candidíase vaginal. Além disso, alivia também assaduras.

Amido de milho (ou maisena) faz bem para assaduras? A resposta é sim!

Os sintomas do Intertrigo são bastante parecidos com o da assadura, porém existem diferenças como: O intertrigo a vermelhidão dura por mais de 3 dias mesmo já tendo iniciado os cuidados necessários, já uma assadura com tratamento, após os 3 dias já está bem melhor.

Vaselina líquida
Passe vaselina líquida na assadura para criar uma camada protetora na pele de seu bebê. Ela também é capaz de fazê-la secar. Passar vaselina líquida na assadura cria uma camada protetora na pele do seu bebê e, assim, a assadura pode secar!

Elas são provocadas, principalmente, pelo atrito intenso entre diferentes partes da pele – nesse caso, a virilha ou vagina – e roupas, absorventes ou fraldas. Por conta do calor intenso, o problema costuma ser ainda mais grave durante estações como o verão.

Geralmente caracteriza-se por uma lesão eritematosa (avermelhada), brilhante, com descamação nas regiões em contato com as fraldas (dermatite em W), poupando as dobras. Quando ocorre infecção por fungo (candidíase), o eritema fica mais intenso com algumas pústulas (bolinhas) e descamação podendo atingir as dobras.

Protege de maneira efetiva a pele do pequeno (ou até mesmo de um adulto) por até 9 horas; Trata todos os tipos de assaduras, até mesmo as que são mais graves; Rica fórmula que conta com óxido de zinco e vitaminas A e D; Ajuda a iniciar a cicatrização da pele, já no primeiro dia de uso.

Ação esperada de Nistatina + óxido de zinco
Geralmente as assaduras das crianças regridem após 24 a 48 horas de tratamento.

Higienização. Ao perceber uma assadura, lave bem a região com água morna e sabão neutro. A troca de fralda, quando há uma assadura, precisa seguir sendo bem frequente. Nesse momento, higienize a área assada com água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

O que causa assadura na virilha? Como falamos aqui, a dermatite friccional na virilha acontece devido ao atrito que ocorre entre a pele ou roupas. Esse problema é mais comum entre os atletas – que possuem contato frequente com o suor – em pessoas com sobrepeso e obesidade.

O que fazer: ao surgirem os sintomas é necessário consultar um ginecologista para avaliar a história clínica, fazer exame ginecológico e, em alguns casos, realizar exames de sangue. O médico poderá receitar medicamentos específicos, dependendo do tipo de infecção, porém é importante manter hábitos de higiene adequados.

Você não deve passar talco, açúcar, farinha, tapioca ou fubá no local da assadura, pois esses itens podem causar ainda mais irritação na pele do seu bebê. Caso a assadura venha a persistir por vários dias ou haja formação de bolhas na pele, é necessário levar o bebê com urgência a um médico pediatra.

Se já houver assadura, limpe bem a região e faça compressas de água morna por 15 minutos, três vezes ao dia. Aplique a pomada que promove a barreira entre as fezes e a urina e a pele do bebê. Se a assadura não melhorar em 24 horas, mesmo aplicando a pomada em cada mudança de fralda, é melhor falar com o pediatra.

A dermatologista Ana Elisa lembra ainda que talcos não devem ser utilizados. Eles têm partículas muito pequenas, que podem ser aspiradas pelo bebê, desencadeando doenças pulmonares. Além disso, o amido é indicado para assaduras e não candidíase na região da fralda, que precisa de tratamento médico.

Passe um pouco de vaselina na pele para reduzir o atrito.
Se preferir, você também pode usar manteiga de karité ou óleo de coco, em vez de vaselina, mas é preciso repassá-los a cada duas horas. A vaselina costuma ser a melhor opção, pois tende a manter a pele lubrificada por mais tempo, retendo a umidade.

Não serve e pode até prejudicar. Se tiver um corticoide, por exemplo, no creme vaginal, pode piorar o problema de pele. Logo, é totalmente contraindicado”, alerta.

Evite lavar com água quente, escolha sabonetes mais neutros, como os de glicerina e sempre hidrate muito a pele para reparar a barreira cutânea. Procure cremes com ingredientes calmantes e restauradores, como água termal e ceramidas.

3 – Lavar sempre com água morna e sabão, assim evita o atrito do algodão na assadura e a causar mais irritação; 4 – Um combo indicado por pediatra: caso haja assadura com ferida, cada troca uma pomada diferente. Cansicorte + Oxiderme tratamento + Bepantol.

Você já deve ter se perguntado o que passar em assaduras. Apesar de muito comum, a utilização de talco e amido de milho para retirar a umidade da região afetada pelas assaduras não é recomendada. Isso porque essas substâncias podem agravar a irritação da pele do bebê.