Como montar resume?

Perguntado por: adinis . Última atualização: 7 de maio de 2023
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ResumoComo fazer um currículo

  1. Inclua seus dados pessoais no cabeçalho;
  2. Escreva um objetivo profissional;
  3. Descreva suas experiências de trabalho;
  4. Detalhe sua formação acadêmica;
  5. Faça uma lista de até 10 habilidades profissionais;
  6. Adicione informações complementares;
  7. Formate seu CV de forma organizada;

O que é resumo profissional? O resumo profissional é aquela parte do currículo que resume suas competências e experiência profissional. A ideia é facilitar a vida do recrutador, que olhará este texto e rapidamente entenderá quem você é e como você se encaixa no perfil profissional que a empresa procura.

Um Curriculum Vitae (currículo) é um documento detalhado, que lista cronologicamente sua educação e realizações. Um resumé, por outro lado, é um documento conciso que contém apenas os detalhes necessários para o trabalho atual para o qual está preparado, geralmente utilizado nos EUA.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

7 passos para escrever um resumo profissional

  1. #1. Identifique suas habilidades e experiências-chave. ...
  2. #2. Determine o público-alvo. ...
  3. #3. Escreva uma frase inicial impactante. ...
  4. #4. Destaque suas principais habilidades e realizações. ...
  5. #5. Adapte-se ao cargo. ...
  6. #6. Seja sucinto e evite jargões. ...
  7. #7. Revise e edite.

Normalmente, a última parte de um currículo é chamada “informações adicionais” ou “informações complementares”. Para finalizar seu currículo com esse método, crie uma seção com esse nome e liste as informações que são relevantes à vaga desejada, mas não entraram nas outras seções.

Dentre elas, eis as principais:

  • Comunicação;
  • Criatividade;
  • Empatia;
  • Flexibilidade;
  • Liderança;
  • Proatividade;
  • Trabalho em equipe.

O que é o resumo de qualificações? O resumo de qualificações é uma síntese das informações mais relevantes do seu currículo, facilitando a primeira triagem dos currículos pelos recrutadores e aumentando as suas chances de conseguir a tão sonhada vaga de emprego.

Resuma vem do verbo resumir. O mesmo que: epilogue, some, reúna, abrevie, compendie, condense, encurte, recapitule, reduza.

O que é Curriculum Vitae:
Curriculum pode ser também abreviado para CV ou apenas currículo. É um documento de tipo histórico, que relata a trajetória educacional e/ou acadêmica e as experiências profissionais de uma pessoa, como forma de demonstrar suas habilidades e competências.

Para te ajudar a encarar esse desafio, indicamos aqui alguns truques para ter sucesso nesta etapa:

  1. TENHA CONFIANÇA. ...
  2. USE PALAVRAS-CHAVE. ...
  3. EXPLORE SUAS CARACTERÍSTICAS. ...
  4. USE O BOM HUMOR. ...
  5. FALE DAS SUAS PAIXÕES NA ENTREVISTA.

Dicas de qualidades para mencionar e para evitar

  1. Criatividade em propor soluções.
  2. Flexibilidade e adaptação.
  3. Proatividade para iniciar projetos.
  4. Energia e motivação com suas tarefas.
  5. Ótimo espírito de equipe e relacionamento interpessoal com colegas.
  6. Organização, pontualidade e responsabilidade com tarefas.

Como colocar as habilidades no currículo? Para colocar as habilidades no currículo, crie uma seção “habilidades no currículo”. Nela, liste 5 ou 6 das suas principais habilidades que sejam relevantes e que reflitam as suas principais qualidades profissionais.

Sobre mim: o que escrever?

  • Conheça mais sobre a oportunidade e perfil da empresa. ...
  • Inicie compartilhando qual é a sua formação. ...
  • Valorize as suas habilidades socioemocionais. ...
  • Inclua outras características pertinentes com a oportunidade.

O resumo simples deve conter no mínimo 250 palavras e no máximo 500 palavras, deve utilizar fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entre linhas simples. Deve ser precedido de no mínimo 3 e no máximo 5 palavras-chave, separadas por vírgulas, conforme demonstra o presente modelo.

Algumas das habilidades indispensáveis para seu currículo são proatividade, boa comunicação, liderança, capacidade de análise, gerenciamento do tempo, inteligência emocional, criatividade, resolução de problemas, além de outras habilidades e competências.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

O objetivo profissional deve refletir o seu plano de carreira e suas expectativas com o futuro emprego. Não seja genérico, raso ou prolixo. Fuja também de frases muito longas e cheias de detalhes que não levam a lugar algum. Saiba que as empresas valorizam os profissionais que têm foco e sabem aonde querem chegar.