Como não reprovar na CNH?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

6 Dicas Para a Prova Prática do Detran

  1. Pratique Mais. Conforme informamos anteriormente, o futuro motorista precisa cumprir pelo menos 25 horas aula de prática de direção em veículo de aprendizagem. ...
  2. Faça Simulados. ...
  3. Decore os Passos da Baliza. ...
  4. Cuidado Com o Tempo. ...
  5. Fique Calmo. ...
  6. Tenha Atenção Plena.

Não colocar o veículo na área balizada, em no máximo três tentativas, no tempo estabelecido (2 minutos). Avançar sobre o balizamento demarcado ao estacionar veículo em vaga. Transitar em contramão de direção. Não completar a realização de todas as etapas do exame.

Não há número limite de repetições, desde que dentro do prazo de validade, de 12 meses, para obtenção de habilitação.

A baliza é o terror da maioria dos condutores. Não conseguir estacionar adequadamente é falta eliminatória e gera reprovação. Basicamente, a prática levará à perfeição, portanto treine bastante. Dessa forma, será muito mais fácil saber exatamente o que fazer no momento da avaliação.

Faltas Leves (1 ponto negativo)
Não ajustar devidamente os espelhos retrovisores; Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento; Ajustar incorretamente o banco do veículo destinado ao condutor; Dar partida ao veículo com a engrenagem de tração em ponto neutro.

Quais são os 4 pontos da baliza?

  • Sinalização com seta e braço;
  • Alinhamento do carro e truque do retrovisor;
  • Entrada e estacionamento na vaga;
  • Finalização com alinhamento do carro.

Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas e deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.

Faltas na prova do Detran que podem reprovar
Não colocar o cinto de segurança (falta grave); Não sinalizar manobra com antecedência (falta grave); Não dar preferência ao pedestre (falta grave); Acionar a embreagem antes de pisar no freio (falta média);

A cada comando do examinador, procure primeiro pensar no que vai fazer para depois agir. Lembre-se, você treinou e se preparou durante as suas aulas. Agora é hora de dar o seu melhor e lembrar que esta não é a única nem a última oportunidade. Portanto, confie no seu potencial, mas não se autopressione.

6 Dicas Para a Prova Prática do Detran

  1. Pratique Mais. Conforme informamos anteriormente, o futuro motorista precisa cumprir pelo menos 25 horas aula de prática de direção em veículo de aprendizagem. ...
  2. Faça Simulados. ...
  3. Decore os Passos da Baliza. ...
  4. Cuidado Com o Tempo. ...
  5. Fique Calmo. ...
  6. Tenha Atenção Plena.

Para todos os tipos de veículos motorizados, uso obrigatório: Farol baixo em vias com iluminação pública. Farol alto em vias sem iluminação pública.

Depois de tentar 32 vezes, Christian Whiteley Mason decidiu dar uma pausa e ficou quase 15 anos sem fazer novos exames. "Estava ficando entediado". Ele refez as contas e viu que gastava muito com táxi para ir trabalhar, então decidiu trocar o instrutor e voltar às aulas em 2020.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar um mito sobre a prova do DETRAN: ela não é tão fácil como muitos dizem por aí. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).

Os índices de reprovação no exame de direção do Detran são altíssimos. Embora, o percentual varie de estado para estado, ele gira em torno 70%. Muitos candidatos fazem a prova por diversas vezes, mas sem sucesso. Isso não é incomum, acredite.

Candidatos a serviços de habilitação podem consultar o resultado do exame teórico realizado. Basta informar o número do RENACH, data de nascimento e data da prova. D epois marque a opção "Não sou um robô" e realize a consulta.