Como não reprovar no exame de vista do Detran?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 13 votos

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

As categorias A e B da CNH no Detran exigem uma visão central igual ou superior a 20/40 (50%) ou 20/30 (66%) no melhor olho. Isto contando com ou sem lentes corretoras, onde a mínima deve ser igual ou maior que 20/25 (80%).

Não é legal reprovar no exame de vista do Detran e isso você já sabe. É importante não negligenciar sua saúde ocular, pois, como dito anteriormente, um probleminha acaba se tornando um problema e um descuido pode te levar a reprovar em exames que, querendo ou não, são importantes na vida.

Deixe a luz totalmente apagada para exercitar a visão noturna e também estimular a abertura da pupila. E se você tem uma diferença de mais 1,5 grau a 2 graus entre os dois olhos, use um tampão no olho mais forte (sempre no olho mais forte) para estimular o olho mais fraco.

Suspender o uso de lentes de contato por 01 dia antes da realização do exame. No dia do exame o paciente deverá vir com ACOMPANHANTE ADULTO CAPAZ, pois devido à dilatação ocular o paciente NÃO PODERÁ DIRIGIR após o exame. Tempo de exame: Aproximadamente 40 MIN.

Teste simples para a visão de perto
Posicione o papel com aproximadamente 30 centímetros de distância dos olhos e tente ler normalmente, sem forçar a visão. Se você não teve dificuldade nenhuma, sua visão está perfeita.

Essa anotação é a mais comum, sendo avaliada durante o exame oftalmológico para a emissão ou renovação da carteira de motorista. Já a letra Z se refere ao motorista com visão monocular, ou seja, com um olho apenas.

Quanto tempo demora o exame médico e psicotécnico do DETRAN? O exame demora, em média, 1 (uma) hora.

Uma pessoa com visão 20/40 tem 85% de acuidade visual e precisa de seis metros de distância para enxergar o que uma pessoa de visão normal enxergaria a 12 metros.

Antes de qualquer coisa, precisamos quebrar um mito sobre a prova do DETRAN: ela não é tão fácil como muitos dizem por aí. As estatísticas mostram que quase 40% dos candidatos são reprovados nesta etapa. A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).

Os motoristas que por algum motivo passaram a ter visão monocular ou deficiência auditiva podem dirigir, no entanto precisam fazer a alteração em sua CNH.

Pois, podem ocorrer erros durante o seu exame oftalmológico, onde o optometrista interpreta suas respostas sobre o que você pode e não pode ver. Além de que, se você agendou seu exame de vista depois do trabalho, quando seus olhos estão cansados e tensos, isso pode distorcer os resultados do exame.

Com o oftalmoscópio, o médico examina o reflexo da retina, que deve ser homogêneo, simétrico e regular. Dessa maneira, o teste serve para detectar vários problemas de visão em recém-nascidos, como catarata, glaucoma congênita, tumores, inflamações e erros de refração – miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Quando os olhos estão dilatados durante um exame ocular, geralmente leva de 4 a 6 horas para que as pupilas voltem ao normal. Alguns indivíduos podem apresentar dilatação ocular que dura mais tempo.

Para realizar o exame ocular infantil completo, é necessário pingar colírios para dilatar os olhos. A dilatação dos olhos em crianças é importante para realizar a refração (exame de grau) e o fundo de olho.

Ela tem o prazo de 6 meses a 1 ano a partir da data da consulta com seu oftalmologista. Esse é o prazo de validade do seu exame com seu oftalmologista.

O novo padrão da CNH também traz a informação sobre permissão para dirigir (letra “P”), se o motorista já possui habilitação definitiva (letra “D”) ou mesmo se possui autorização para conduzir ciclomotor (sigla “ACC”).