Como não ter preguiça de ler um livro?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Como ler mais: 11 dicas infalíveis para vencer a preguiça e aproveitar melhor o seu tempo

  1. Leia 10 minutos todas as manhãs.
  2. Pratique atividades físicas regulares.
  3. Leia em seu deslocamento para o trabalho ou escola.
  4. Compre um leitor de livros digital.
  5. Leia vários livros ao mesmo tempo.

Neste caso seria importante uma avaliação psicológica, para que possa ser investigado se trata-se de algum tipo de transtorno. As vezes situações com estresse e fadiga, também causam esses sintomas. Pode ser algo que possa ser melhorado com a mudança de comportamento ou que deve ser tratado com medicamento.

Ler pela manhã
Como o sono da noite anterior recarrega as baterias do nosso corpo, as manhãs costumam ser o melhor momento para ler e entender melhor o conteúdo lido. Como o seu cérebro fica mais energizado logo após acordar, também é bastante provável que você consiga reter mais informações ao ler durante a manhã.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

A leitura é benéfica para o seu cérebro, já que ela desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação. Todos esses benefícios ajudam a manter o cérebro saudável e jovem, além de melhorar a memória e prevenir o Alzheimer.

Sabemos que se manter focado não é uma tarefa fácil, por isso nós separamos 5 dicas que vão fazer você sair vencedor dessa luta contra a preguiça.

  1. tenha objetivoS. É importante que você saiba e que escreva o que precisa estudar. ...
  2. Tenha uma rotina e seja organizado. ...
  3. Nada de se sobrecarregar. ...
  4. durma bem. ...
  5. Use técnicas de estudo.

Quanto a ler deitado, não causa nenhum dano definitivo aos olhos, contanto que tenha boa iluminação e boa visão”, alerta. De acordo com o especialista, longos períodos de concentração também podem provocar cansaço temporário dos olhos.

Leitura superficial: ler rapidamente sem entender nada
Um hábito que hoje é considerado normal, mas que é preocupante considerando o tempo e o entendimento que os mais jovens dedicam à leitura.

Ou talvez, não sente vontade de ler ou estudar? Portanto se você é assim, fique calmo, você não está só! Porque infelizmente, a leitura não é um hábito em nosso país. O correto seria que o hábito da leitura fosse inserido em nossa vida desde a infância, nos fazendo ser bons leitores na fase adulta.

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Estudos mostram que ler antes de dormir ajuda a reduzir o ritmo dos batimentos cardíacos e aliviar as tensões musculares, além de “desligar” nossos pensamentos do mundo real e dos problemas.

ESTÍMULO MENTAL
O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.

A Índia

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h). O Brasil aparece em 27º, com uma média semanal de 5,2 horas de leitura por habitante.

Quem consegue cultivar o hábito de ler todos os dias, pode facilmente observar que ocorrem melhoras na concentração, aumento da criatividade, ampliação do vocabulário, melhor desenvolvimento da escrita, memória ativa, e muito mais.

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.