Como o ácido fólico ajuda a engravidar?

Perguntado por: sassuncao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Ao contrário do que é dito sobre o assunto, não há comprovações de que o ácido fólico ajude a engravidar, o que significa que a ingestão do nutriente não torna a mulher mais fértil. A necessidade da vitamina se deve, principalmente, a sua importância para a formação do feto.

Ela aumenta as defesas do organismo e diminui os riscos de aborto, pois favorece as condições do endométrio, a membrana que reveste o útero e que receberá o embrião. Ela também ajuda a induzir a ovulação e melhora a qualidade do sêmen.

Na verdade, a suplementação de ácido fólico (metilfolato ou vitamina B9) é recomendada às tentantes e engravidantes, porque a vitamina ajuda na prevenção de defeitos do tubo neural (DTNs) do bebê.

A ingestão de ácido fólico ajuda a engravidar? Ao contrário do que é dito sobre o assunto, não há comprovações de que o ácido fólico ajude a engravidar, o que significa que a ingestão do nutriente não torna a mulher mais fértil.

Como engravidar mais rápido: 6 dicas comprovadas

  1. Ter relações no período fértil. Ter relações no período mais fértil, que são os 3 dias antes e os 3 dias depois da ovulação, facilita a gravidez. ...
  2. Manter uma alimentação saudável. ...
  3. Fazer exercícios físicos regularmente. ...
  4. Não fumar. ...
  5. Ter o peso adequado. ...
  6. Evitar bebidas alcoólicas.

Os alimentos que aumentam a fertilidade são aqueles que ajudam a produzir os hormônios sexuais e a estimular a formação dos óvulos e dos espermatozoides, como por exemplo os alimentos ricos em zinco, vitamina B6, ácidos graxos, ômega 3 e 6 e vitamina E.

O medicamento mais conhecido para induzir a ovulação é o citrato de clomifeno, que estimula a produção do FSH. Esse indutor é encontrado na forma de comprimidos e tem baixo custo, mas só deve ser tomado com prescrição médica, pois pode oferecer riscos à saúde da mulher.

3 chás para limpar o útero

  1. Chá de gengibre. O gengibre é um excelente desintoxicante de todo o organismo e, por isso, também consegue atuar sobre o útero, reduzindo possíveis inflamações que possam existir e melhorando a circulação sanguínea no local. ...
  2. Chá de folhas de damiana. ...
  3. Chá de folhas de framboesa.

Os principais remédios para engravidar de farmácia indicados pelos médicos são:

  1. Clomifeno. ...
  2. Alfacorifolitropina. ...
  3. Urofolitropina. ...
  4. Alfafolitropina. ...
  5. Gonadotropina coriônica humana. ...
  6. Menotropina.

Outras opções, além dos ácidos limão e laranja, são o morango e o mamão. Uma só unidade de mamão tem o equivalente a 115 mcg de ácido fólico, o que representa quase metade da ingestão diária recomendada pelos médicos e profissionais de saúde.

É recomendado que a mulher inicie a suplementação de ácido fólico pelo menos 1 mês antes de engravidar para prevenir alterações relacionadas com a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê, que começa nas primeiras 3 semanas de gravidez, que é normalmente o período que a mulher descobre que está grávida.

Muitas mulheres não sabem qual é o melhor horário para tomar o suplemento de ácido fólico. De fato, não existe necessariamente um melhor horário para tomar ácido fólico, mas o indicado é tomar diariamente a dose recomendada por um médico cerca de 30 minutos antes da refeição principal (almoço).

Erva-doce com um pouco de gengibre: tônico da energia Yang e do meridiano do baço, contribui para o endométrio e mantém o útero aquecido para receber o embrião. Quantidade: 2 xícaras ao dia, fracionadas (uma pela manhã e a outra à tarde). Quando consumir: entre o período pós-ovulatório e o início da menstruação.

Hábitos inadequados
Café em excesso, refrigerantes, sal e sedentarismo também são prejudiciais nesse sentido. Portanto, procure manter uma alimentação balanceada, beba bastante água e pratique atividades físicas regularmente. Para que uma gravidez aconteça, é necessário que o seu corpo esteja em equilíbrio.

As posições na hora da relação sexual não atrapalham nem ajudam a engravidar. O mais importante para ter sucesso é que o casal goze de boa saúde e faça todos os exames pré-concepcionais necessários. Ambos também podem fazer uma suplementação adequada para favorecer a qualidade do espermatozoide e da ovulação.

Além do inhame, a soja e a erva cardo-mariano são capazes de estimular a ovulação por promoverem o aumento da produção de estrogênio. Além disso, adotar práticas saudáveis, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, podem facilitar a ocorrência da ovulação.