Como o biocombustível é produzido?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os dois principais biocombustíveis líquidos usados no Brasil são o etanol obtido a partir de cana-de-açúcar e, em escala crescente, o biodiesel, que é produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais e adicionado ao diesel de petróleo em proporções variáveis.

Os biocombustíveis são derivados de biomassa renovável e podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural em motores a combustão ou em outro tipo de geração de energia. São fontes de energia alternativa que apresentam baixo índice de emissão de poluentes.

As principais matérias-primas para a produção nacional do biodiesel são: soja, milho, girassol, amendoim, algodão, canola, mamona, babaçu, palma (dendê) e macaúba, entre outras oleaginosas existentes no país. O combustível também pode ser obtido a partir de óleos residuais e de gorduras animais.

Biocombustíveis são combustíveis produzidos a partir de material vegetal que não sofreu processo de fossilização, e que podem ser usados em motores a combustão interna ou para a geração de energia, de forma que possam substituir completamente ou parcialmente o uso dos combustíveis fósseis.

As fontes mais conhecidas no mundo são cana-de-açúcar, milho, soja, semente de girassol, madeira e celulose. A partir destas fontes é possível produzir biocombustíveis, como álcool, etanol e biodiesel. Os biocombustíveis são biodegradáveis – por isso provocam menor impacto à natureza.

A principal vantagem dos biocombustíveis é o fato de ser uma fonte de energia do tipo renovável. Os biocombustíveis possuem desvantagens atreladas à produção da matéria-prima, especialmente ao impacto ambiental gerado pelas plantações.

Os Biocombustíveis são fontes de energia do tipo renovável que se originam a partir de vegetais, como plantas, sementes e frutos, por isso também são chamados de agrocombustíveis. No Brasil, o principal biocombustível utilizado é o etanol, mas existem outros como o biogás e o biodiesel.

Um dos principais problemas ambientais decorrentes da utilização destes combustíveis é a poluição atmosférica causada pela emissão de gases como os óxidos de enxofre e nitrogênio e dos gases estufa, como o dióxido de carbono e o metano.

Ele é produzido através da ação de bactérias anaeróbicas responsáveis pela fermentação das matérias orgânicas, como esterco (humano e de animais), palhas, bagaço de vegetais e lixo. Esta fonte energética renovável pode ser usada como combustível para fogões, motores e na geração de energia elétrica.

Biomassa é toda matéria orgânica, de origem vegetal ou animal, utilizada na produção de energia, tais como plantas, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos agrícolas, restos de alimentos, excrementos e até do lixo.

É a energia que vem da matéria orgânica por meio de sua queima direta ou a partir da queima dos gases capturados em sua decomposição. A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia é muito menos nocivo ao meio ambiente, podendo em alguns casos resultar em captura de carbono.

  • AMÉRICAS. Argentina – 5% de etanol e 10% de biodiesel. Brasil – 25% de etanol e 5% de biodiesel. ...
  • UNIÃO EUROPEIA. Em média 5% de combustíveis renováveis.
  • ÁSIA E OCEANIA. China – 10% de biocombustíveis em nove províncias. Fiji – 10% de etanol e 5% de biodiesel. ...
  • ÁFRICA. Angola – 10% de etanol. Etiópia – 5% de etanol.

etanol

Já o etanol tornou-se uma realidade no Brasil, a partir de 1970, quando teve início o programa chamado de Proálcool. Em meio à crise do petróleo mundial, o etanol foi a alternativa econômica encontrada como combustível.

Desvantagens do uso de biocombustíveis
Embora a queima do biocombustível diminua a emissão de CO2, a sua produção produz outros gases que podem intensificar o efeito estufa (dióxido de enxofre SO2, Nitrogênio N2 e Fósforo P4). Desmatamento de áreas florestais para novas áreas de cultivo. Consome altos níveis de água.

1895

A história do biodiesel data de 1895, quando dois grandes visionários, Rudolf Diesel e Henry Ford, descobriram nos óleos vegetais um combustível e um caminho para o de- senvolvimento industrial.

Maior demanda por energia de biomassa pode aumentar a demanda de água e exige administração adequada da alocação de recursos hídricos. Este aspecto pode derivar de três fatos principais: 1.

Biocombustível é todo material utilizado para geração de energia a partir de biomassa orgânica para uso em motores a combustão interna. Uma das suas principais vantagens é a sustentabilidade ambiental e potencial para substituir de maneira total ou parcial os combustíveis fósseis.

Os gases metano (CH4) e carbônico (CO2) são os principais gases que compõem o Biogás. No entanto, junto a eles podem ser encontrados em menores concentrações o Sulfeto de Hidrogênio (H2S), vapor de água (H2O), Hidrogênio (H2), amoníaco, entre outros.

Biocombustíveis

  • Biometano.
  • Biodiesel.
  • Etanol.
  • Biocombustíveis de aviação.

Os biocombustíveis avançados pertencem à nova geração e são caracterizados pela baixa emissão de gases de efeito estufa no processo de fabricação. Em geral, são produzidos a partir de culturas vegetais ricas em celulose, como a palha de cana-de-açúcar e de sorgo, e resíduos florestais.

O etanol é uma substância química com fórmula molecular C2H6O, produzida especialmente via fermentação de açúcares. É um biocombustível utilizado em motores de combustão interna com ignição por centelha (Ciclo Otto) em substituição especialmente à gasolina e em contraponto a outros combustíveis fósseis.

Continuar lendo Como o som é produzido?