Como o corpo vira cinzas?

Perguntado por: hramires6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O corpo é submetido a uma temperatura de, aproximadamente, 1000º C em um local apropriado, que é desenvolvido de forma específica para essa finalidade. Ao final da ação, restam apenas os fragmentos ósseos, que são, então, triturados para que fiquem perfeitamente uniformes como cinzas.

Além das cinzas, os dentes não são queimados durante a cremação! Isso porque os dentes podem resistir até mil graus de temperatura. Dependendo do dente e sua localização, o fogo não queima suas células centrais e o DNA pode ser recuperado e o portador identificado.

O tempo mínimo de espera é de 24 horas a partir da data do óbito para que o corpo possa ser cremado. O falecido pode permanecer congelado a 4ºC dentro da câmara por, no máximo, até 30 dias. Esse período compreende a contestação judicial ou verificação de erros médicos, se houver.

Quando um ente querido é cremado os familiares podem optar por enterrar as cinzas, mantê-las em uma urna ou espalhá-las em algum local.

Para os religiosos, as cinzas não devem ficar em casa e não é recomendado que sejam lançadas na natureza ou transformadas em objetos. A doutrina luterana recomenda o enterro em espaço apropriado, como os cemitérios, para evitar a veneração de mortos ou a criação de “amarras psicológicas”.

Para que os lábios permaneçam cerrados durante o velório, eles são suturados às gengivas.

De acordo com eles, esse é o tempo necessário para que a alma se desvincule do corpo. Para os judeus, o corpo não pode ser destruído, pois a alma se separaria dele lentamente durante a decomposição. Já para católicos, evangélicos e protestantes, não há restrições rígidas.

À temperatura ambiente começa geralmente de 12 a 24h após a morte. É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte odor desagradável.

Neste estágio, por conta das bactérias que vivem no intestino do morto, o cadáver passa a inchar, ficar esverdeado e a apresentar um forte odor. Acontece que esses microrganismos começam a digerir as proteínas ali presentes e passam eliminar gases, gerando esse resultado.

Dentre muitos mitos existentes acerca da cremação, um deles é de que o processo não é bom para o meio ambiente. Ou seja, que cremar faz mal ecologicamente. Esse é um pensamento errado. Na verdade, a incineração do corpo do falecido é uma opção de despedida considerada 100% ecológica e sustentável.

Quantos corpos são cremados de uma única vez? É feita a cremação de um só corpo. Não há qualquer possibilidade de ser diferente, pois o próprio equipamento comporta apenas um corpo a cada vez que é acionado.

A verdade é que não existe certo ou errado entre cremar ou enterrar uma pessoa. As duas opções são maneiras dignas de dar adeus a alguém que amamos. Dessa forma, é importante que esta decisão não seja tomada de forma precipitada.

Nessas 24 horas, o corpo costuma ser preservado em refrigeradores, dentro do necrotério. Dessa forma, é possível se despedir dos entes queridos com o caixão aberto, durante o enterro.

Quanto pesam as cinzas de cremação? O fato de que as cinzas de cremação são compostas principalmente de ossos significa que a altura, ao invés do peso, determina o quanto de cinzas um corpo humano cremado irá produzir. Um homem adulto médio resulta em aproximadamente seis libras (2,72 kg) de restos de cremação.

No Brasil Colonial, o vestuário da pessoa falecida possuía grande importância, tanto é que no testamento de pessoas de famílias rica era colocada a roupa que deveriam ser enterradas. À época, a crença era de que se o morto não se vestisse adequadamente sofreria consequências.

No Brasil não há legislação que proíba esse tipo de atividade. No entanto, é preciso ter consciência. Apesar de ser composta por substâncias que não fazem mal ao planeta, é interessante ponderar sobre como realizar o lançamento das cinzas. Para jogar as cinzas no mar recomenda-se a escolha da urna hidrossolúvel.

Na Igreja Católica, por exemplo, a cremação é totalmente aceita, desde que as cinzas sejam respeitadas e os motivos pela escolha sejam cristãos. Até 1963 a cremação era proibida pelo catolicismo. Mas a partir de então, o Papa Paulo VI reconheceu a cremação como uma forma digna de despedida.

Manter em um lugar sagrado
A Igreja Católica já não proíbe mais os seus fiéis de optarem pela cremação, no entanto, é proibido que as cinzas sejam lançadas em rios ou ao mar. A recomendação é que as cinzas devem ser mantidas em locais sagrados como nos templos ou em cemitérios.

Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.

Onde é permitido jogar cinzas de cremação? As cinzas podem ser jogadas em locais com matas, lagos, rios ou até no mar. Vale reforçar que no processo da cremação não existem componentes químicos danosos ao meio ambiente. Vai mais do desejo da pessoa que se foi deixar isso bem claro aos seus familiares.